19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Aproveite e conheça um grande artista brasileiro - em Brasília

Conheço o antiquário Celso Albano. É um consagrado profissional do mundo do antiquariato no Brasil inteiro, com base na sua casa tradicional no Garvey Hotel. Tudo que Celso promove é revestido de seriedade e dedicação. É o maior produtor de leilões de artes em Brasília e um dos mais respeitados especialistas em arte brasileira, pratarias e outras peças antigas dos mais variados períodos~da história. Um estudioso, um profissional. Já o convidei para escrever, aqui no blog, sobre histórias e historietas que envolvam o mundo das artes. Ele sabe tudo, entretanto o tempo ainda é o meu grande adversário. Mas não desisto...
Mantendo-me fiel à política do blog em fomentar - sem qualquer ônus para os promovidos - o que for de qualidade e do interesse para os visitantes da Oficina de Gerência é que trago esta informação sobre a mostra que o Celso Albano estará apresentando no início de maio.
Fiz questão de postar as imagens do convite recebido e com certeza estarei presente para prestigiar o amigo, o seu trabalho e da sua filha Railda e mais ainda, para desfrutar das obras de Poteiro.
.
<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>
.
Este é o texto que está no convite apresentando a mostra:
"POTEIRO JOVEM-EVOCAÇÕES
Acompanhando e admirando o trabalho de Antônio Poteiro por muitos anos, ocorreu-me prestar-lhe esta homenagem, por meio de uma exposição diferente das inúmeras que já foram feitas. Para isto, buscando as evocações, trago o passado ao momento vivido, apresentando o resultado de uma procura de cerca de cinco anos, em vários estados do país, adquirindo obras antigas realizadas no período de 1970 a 1986. Apresentadas a Poteiro, algumas por fotografias e outras ao vivo, elas provocaram nele a lembrança de seus adquirentes, que se tornaram seus amigos, incentivadores e colecionadores.
Quero prestar homenagem simultânea a esses incentivadores dos primeiros momentos, destacando o mecenas Arlindo Leoni, já falecido. Transcrevo parte do texto de sua autoria feito para a exposição "Pinturas e Cerâmicas" (1988), na Galeria Bonino, Rio de Janeiro:
"Sua cultura exuberante aflora na incomum criatividade com que reescreve pictoricamente as tradições e crendices de sua gente, de sua terra. Esse talento imagético identifica-o como um erudito popular. Um sábio do povo. Não conheço melhor artista".
Reforça a lembrança do jovem Poteiro a obra Louvação, pintada em Caruaru, Pernambuco, em 1970, quando com 45 anos de idade. Às 25 pinturas aqui expostas, juntam-se 19 esculturas de cerâmica, trabalho que é a raiz de todo o seu desenvolvimento artístico, adquiridas também ao longo de muitos anos.
Aos amigos, os nossos agradecimentos, e ao Poteiro, a confirmação do nosso reconhecimento."
Brasília, maio de 2008
Celso Albano Costa
.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
.
...
.
......
.
~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~..~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~

Um comentário:

  1. Se você gosta de antiquários, caso venha a São Paulo não deixe de conhecer Embu das Artes. Teria prazer em ciceroneá-lo aqui.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.