19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 11 de maio de 2008

Dicas para Falar em Público (5)


Com esse post reiniciamos a série "Falar em Público - Segredos e e Estratégias", apresentado pelo Professor Rodrigo Cardoso agora com o primeiro vídeo do segundo volume. Veja os anteriores clicando no link Falar em Público .
Para quem está acompanhando a série, aqui no galpão da Oficina, esta segunda parte do curso vai abordar os tópicos:
.......... "Os quatro passos fundamentais para uma apresentação nota 10",
.........."Dicas valiosas de como utilizar a linguagem corporal a seu favor,
.........."Soluções para contornar o branco durante apresentações e
.........."Táticas imbatíveis de rapport e mapas mentais".
Tenho insistido, aqui no blog, que a habilidade de falar (bem) em público é ferramenta fundamental executivos que almejam construir carreiras de chefia e liderança. Quem souber fazer uma melhor apresentação vai sempre levar vantagem sobre quem não sabe. São muitas as histórias de carreiras alavancadas após um apresentação bem sucedida.
Cursos como este e muito, muito material existente na Internet/Google pode ser acessado, gratuitamente, para complementar as pesquisas de quem estiver interessado.
Como tenho feito nos últimos posts dessa série, transcrevo abaixo um pequeno artigo que copiei da página "Falar em Público" de autoria da consultora do site, Rosangela Curvo Leite.
Comunicar-se bem, por quê?
.......... "COMUNICAR não é simplesmente falar. COMUNICAR é gerar ação através da linguagem, o que pressupõe a compreensão da mensagem. Portanto, a comunicação pode ser considerada como uma necessidade social. A preocupação com o domínio da expressão verbal nasceu entre os gregos, no século V a.C., primeiramente porque os cidadãos precisavam defender-se nas cortes e depois para exercer a prática da democracia, que exigia que os homens debatessem suas idéias em praças públicas- chamadas ágoras, exercitando, assim, suas habilidades de argumentação.
.......... Há um ditado grego que diz: "Quando Demóstenes fala, as pessoas dizem: "Como ele fala bem!", mas quando Péricles fala, as pessoas exclamam: "Marchemos!"
Esta passagem tão antiga ilustra bem porque a comunicação adequada é uma parte essencial na vida pessoal e profissional do indivíduo: porque o seu objetivo é modificar algo dentro das pessoas, levá-las à reflexão e à ação.
.......... Atualmente falar bem tornou-se uma necessidade para profissionais das mais diversas áreas, pois estamos constantemente expostos a diferentes situações de fala em público: participando de reuniões, de negociações, ministrando cursos, vendendo produtos e serviços, dando palestras, entrevistas, desenvolvendo contatos sociais.
.......... Passamos aproximadamente 90% de nosso tempo envolvidos em atividades comunicativas (lendo, escrevendo, falando, ouvindo, vendo). Nossa comunicação tem valor tanto pelo conteúdo quanto pela forma, pois é resultado do que dizemos e de como dizemos; cada palavra e cada gesto é ação comunicativa e juntos constróem e projetam a nossa imagem.
.......... Nós somos a imagem que conseguimos transmitir." (Rosângela Curvo Leite)


(1º vídeo do 2º volume)

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°ººººººº°°

Ao lado está a imagem da identidade visual do site do Professor Rodrigo Cardoso. No site (clique sobre a imagem) a informação sobre o consultor diz o seguinte:
• Engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)
• Pós graduado em Psicologia - FACIS IBHE - SP
•Leader Coach pela Institute for International Research & Crescimentum
• Master Practitioner em programação neuroligüística pela SBPNL
• Treinado pela Robbins Research International - EUA e Austrália
• Está entre os 12 primeiros profissionais a completar a trilogia de treinamentos: "Blue, Red and Purple" na Matrix University
• Autor de diversos artigos na área de motivação, sucesso, desenvolvimento pessoal e profissional
• Professor de Planejamento Estratégico, Negociação, Vendas, Atendimento ao Cliente, Liderança, Oratória e Motivação
• Livros publicados: “A Resposta do Sucesso Está Em Suas Mãos”, pela editora Resultado
• “Faça Diferente, Faça a Diferença”, pela editora Record
• “Ganhando Mais”, pela Editora Fundamento em co-autoria com o neozelandês Ian Brooks
• “Gigantes da Liderança” e “Gigantes da Motivação”, juntamente com outros autores e idealizado por Raul Candeloro, Rodrigo Cardoso foi lembrado entre os 25 nomes mais requisitados no Brasil quando o assunto é Motivação e Liderança
Abaixo, uma imagem retirada do site do professor com as capas dos livros e DVDs escritos e produzidos por ele.

.°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

Um comentário:

  1. oi Herbert! Passei para desejar a você um excelente domingo! Tem selinho no meu blog para você! Beijos!

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.