||| 06 de junho DE 2026 ||| sábado ||| dia nacional do teste do pezinho ||| “Felicidade é nada mais que boa saúde e memória ruim”― Albert Schweitzer |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Teste do Pezinho é celebrado anualmente em 6 de junho no Brasil. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância deste exame simples, rápido e fundamental para a saúde dos recém-nascidos. Instituída pela Lei nº 11.605, de 5 de dezembro de 2007, a data reforça a relevância da triagem neonatal para a identificação precoce de doenças que podem comprometer o desenvolvimento infantil. Graças ao Teste do Pezinho, milhares de crianças podem receber diagnóstico e tratamento antes mesmo do aparecimento dos primeiros sintomas, aumentando significativamente as suas possibilidades de crescimento saudável e qualidade de vida. O que é o Teste do Pezinho? O Teste do Pezinho é um exame de triagem neonatal realizado através da coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê. O sangue é colocado em um papel-filtro e encaminhado para análise laboratorial. O exame permite identificar precocemente diversas doenças que podem afetar o crescimento, o desenvolvimento neurológico e até colocar a vida da criança em risco. O nome "Teste do Pezinho" surgiu justamente porque a coleta é feita por meio de uma pequena picada no calcanhar do recém-nascido. Apesar de simples e rápida, essa pequena amostra de sangue pode fazer uma enorme diferença na prevenção de complicações graves e na garantia de um futuro mais saudável para a criança. Quando o exame deve ser realizado? O Ministério da Saúde recomenda que o Teste do Pezinho seja feito preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. A realização dentro desse período é fundamental para que eventuais alterações sejam identificadas rapidamente e o tratamento seja iniciado o mais cedo possível. Doenças que podem ser identificadas Ao longo dos anos, o Programa Nacional de Triagem Neonatal ampliou o número de doenças rastreadas pelo exame. Entre as condições que podem ser detectadas estão: • Fenilcetonúria; • Hipotireoidismo congênito; • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias; • Fibrose cística; • Hiperplasia adrenal congênita; • Deficiência de biotinidase. O diagnóstico precoce permite iniciar tratamentos específicos antes que ocorram sequelas ou complicações irreversíveis.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Lev Nikoláievitch Tolstói, também conhecido em português como Liev, Leão, Leo ou Leon Tolstói; Governorado de Tula, 9 de setembro de 1828 – Astapovo, 20 de novembro de 1910) foi um escritor russo, amplamente reconhecido como um dos maiores e mais influentes autores de todos os tempos. Nascido em 1828, em uma família aristocrática, Tolstói é conhecido pelos romances Guerra e Paz (1869) e Anna Karenina (1877), muitas vezes citados como verdadeiros pináculos da ficção realista. Ele alcançou aclamação literária ainda jovem, primeiramente com sua trilogia semiautobiográfica, Infância, Adolescência e Juventude (1852-1856) e por suas Crônicas de Sebastopol (1855), obra que teve como base suas experiências na Guerra da Crimeia. A ficção de Tolstói inclui dezenas de histórias curtas e várias novelas como A Morte de Ivan Ilitch (1886), Felicidade Conjugal (1859), "Guerra e Paz" (1869) e Hadji Murad (1912). Ele também escreveu algumas peças e diversos ensaios filosóficos. Durante a década de 1870, Tolstói experimentou uma profunda crise moral, seguida do que ele considerou um despertar espiritual igualmente profundo, conforme descrito em seu trabalho não-ficcional A Confissão (1882). Sua interpretação literal dos ensinamentos éticos de Jesus, centrada no Sermão da Montanha, fez com que ele se tornasse um fervoroso anarquista cristão e pacifista. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Liev_Tolst%C3%B3i}

 

domingo, 4 de maio de 2008

9.000 visitas estão registradas na portaria da Oficina de Gerência.


1.000 ... 2.000 ... 3.000 ... 4.000 ... 5.000 ... 6.000 ... 7.000 ... 8.000 ... 9.000

O blog atingiu a inacreditável marca (para mim) dos 9.000 acessos!
Nem vou esticar muito o papo. Fica parecendo que estou querendo "afagos" dos amigos. Mas não é. Na verdade eu estava prevendo chegar aos 9.000 lá pelo mês de julho e 10.000 em setembro. Vou ter que antecipar os planos. Confesso que estou meio...tonto de alegria.
Gente, muito, muito obrigado de coração. Minha gratidão a todos os amigos e visitantes que acessam o blog, no Brasil e em tantos outros países. Visitantes de vários continentes que, pelo milagre da blogosfera, já se tornaram "clientes", porquanto estão acessando o blog regularmente e sempre por aqui, "bebericando um cafezinho", se divertindo e se fazendo presentes no galpão da Oficina de Gerência. Agradeço a todos.
Como posso retribuir? Me comprometendo a continuar o trabalho (e creiam, é bastante trabalho) para aprimorar o nível do conteúdo e principalmente a usufruir deste prazer imenso que é produzir o blog para vocês.
.

.

3 comentários:

  1. Caro amigo Herbert Drummond (deram-lhe um nome que se faz necessário escrevê-lo por completo. Ele tem imponência)
    O sucesso do Oficina é fácil de se prever pela qualidade dos artigos e pela constante atualização, sendo esses dois itens o que mais atrai os seus leitores, pois voltar aqui todos os dias é garantia de novidades e sempre inteligentes. E você faz esse sucesso todo porque os seus leitores são pessoas cultas, pois o seu blogue é feito para leitores cultos (incluo-me, modéstia à parte - rs)
    Parabéns Herbert Drummond e em pouco tempo você postará sobre 50 mil visitas e estarei por aqui para conferir e comentar: "lembra que eu disse?".
    Um abraço e como diz o inteligente Vitinho: "continua o seu bom trabalho".

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Gato Guga,
    Sempre gentil e incentivador. Grato meu caro.
    Você e os amigos mais próximos como Lady Jaqueline, Sir Ronaldo e a Ethel Scliar são os meus modelos na blogosfera. Estou feliz e quero dividir este sentimento com você e os padrinhos e amigos do blog. Vamos em frente, mas 50.000 Gato? Nem ouso imaginar. Por enquanto vou de mil em mil. Brigadão amigo!

    ResponderExcluir
  3. Olha só, sua modéstia não faz sentido. Em 3 míseros meses o número será alcançado.
    Eu nunca fiz isso na vida, mas como percebi que você é um cara show de bola e usa decência na vida, quero sugerir a você que conheça um blogue de um cara que tá no outro lado do planeta, pois ele é uma das pessoas mais amigas e corretas que pude conhecer, mesmo que virtualmente. Ele é o tipo de gente que lamentamos não conhecer pessoalmente e fala a mesma língua que nós: BLOG DA LUZ FOSCA, do amigo VITINHO.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.