19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 4 de maio de 2008

A era Vargas (1)

Clique aqui para ser redirecionado a um post mais completo e atualizado sobre a Era Vargas.



"Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.". É a frase final da Carta-Testamento de Gétúlio Vargas, certamente o maior líder político que a nossa história produziu.
A História do Brasil reserva e de forma pródiga, milhares de páginas e imagens ou vídeos ao período de governo denominado "A Era Vargas", do Presidente Getúlio Vargas.
Lamentavelmente essa fração importante da nossa história é pouco conhecida das gerações mais jovens. É uma quadra das mais ricas de fatos históricos da nação; e Getúlio Vargas, indubitavelmente, pontifica como seu maior protagonista.
"Descobri" quatro vídeos no YouTube com o título de "A Era Vargas" e os estarei postando aqui nesta semana. Este vídeos tem a apresentação do historiador Boris Fausto e a mesma qualidade do vídeos A História do Brasil Imperial, recentemente apresentados (veja o post Histórias do Brasil Imperial III )
Este homem, Getúlio Vargas, realmente fez história com "H" maiúsculo. Um caudilho, um ditador de fato (e de direito, pela via do Estado Novo), mas amado, sinceramente, pela maioria do povo brasileiro, principalmente os mais pobres, que chorou sua morte muito mais do que todos os homens públicos e artistas que desapareceram depois dele. Sem exceção.
Quem gosta de história sempre se fascinará pela figura deste estadista brasileiro que soube como ninguém, antes ou depois dele, perceber as necessidades do seu povo e promover ações efetivas de cidadania que - muitas delas - perduram até hoje. Ao lado de Juscelino Kubistchek, Getúlio Vargas é grande estadista e transformador do Brasil. Veja o texto inicial sobre ele, publicado no site Cultura Brasil.
.
.
"Getúlio Dornelles Vargas (1883 – 1954)
Getúlio Dornelles Vargas nasceu em São Borja (RS) a 19 de abril de 1883. Foi chefe do governo provisório depois da Revolução de 30, presidente eleito pela constituinte em 17 de julho de 1934, até a implantação da ditadura do Estado Novo em 10 de novembro de 1937. Foi deposto em 29 de outubro de 1945, voltou à presidência em 31 de janeiro de 1951, através do voto popular. Em 1954, pressionado por interesses econômicos estrangeiros com aliados no Brasil como Lacerda e Adhemar de Barros, é levado ao suicídio a 24 de agosto de 1954. Com uma bala no peito ele atrasa o golpe militar em 10 anos e “sai da vida para entrar na história”... Contrariamente ao que todos os governantes fizeram antes dele e vêm fazendo depois dele, o governo Vargas conquistou a vinda de técnicos estrangeiros para incrementar a nossa economia. Todos os outros governantes brasileiros antes e depois de Vargas colocaram, em maior ou menor grau, a economia brasileira a serviço de interesses estrangeiros. Por isso, apesar de todos os seus defeitos, é considerado O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE EM TODA A HISTÓRIA."
.
.................... (Imagem oficial do Presidente Vargas) ....................................................... (Trecho manuscrito da Carta Testamento)
........
.
(Fotos de Getúlio Vargas durante a Revolução de Trinta)
.. .
http://pt.wikipedia.org/wiki/Get%C3%BAlio_Vargas
http://www.eravargas.kit.net/infra-estrutura.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_Novo_(Brasil)
.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.