||| 03 de março DE 2026 ||| 3ª feira ||| dia internacional da vida silvestre ||| "Acredite em milagres, mas não dependa deles". (Immanuel Kant) |||

Bem vindo

Bem vindo

📆No Dia Mundial da Vida Selvagem, celebramos a incrível biodiversidade do nosso planeta e a importância de proteger as espécies que habitam nossos ecossistemas. 🐸🐍🐝🐞Cada animal, grande ou pequeno, desempenha um papel essencial na manutenção do equilíbrio da natureza. 🐳🦁🐔🐢Essa responsabilidade é de todos nós! Podemos contribuir com ações simples, como apoiar ONGs de conservação, adotar hábitos de consumo sustentável, reduzir o uso de plásticos e respeitar as áreas protegidas. 🦎🐇🐀Cada atitude conta para preservar habitats naturais e garantir um futuro seguro para todas as espécies, inclusive a nossa! Vamos fazer nossa parte e proteger a vida selvagem, porque juntos somos mais fortes! (https://www.instagram.com/sitioreinoanimal/)


Charles John Huffam Dickens (Portsmouth, 7 de fevereiro de 1812 – Higham, 9 de junho de 1870) foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. No início de sua atividade literária também adotou o apelido Boz. As suas obras gozaram de uma popularidade sem precedentes ainda durante a sua vida e, durante o século XX, críticos e académicos reconheceram-no como um génio literário. Os seus romances e contos são extensamente lidos ainda nos dias de hoje. Apesar de os seus romances não serem considerados, pelos parâmetros atuais, muito realistas, Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Dickens}


quarta-feira, 14 de maio de 2008

14 de maio, dia repleto de História: de 2a. Guerra a Mensalão.

Portal Terra: Fatos históricos do dia 14 de maio
Destaque do Dia: Pacto de Varsóvia
No dia 14 de maio de 1955, foi criado o Pacto de Varsóvia por oito países do Leste Europeu: Albânia, Bulgária, Checoslováquia, Hungria, Polônia, Romênia, URSS e República Democrática Alemã. O Tratado de Amizade, Cooperação e Ajuda Mútua é semelhante ao do Oeste Europeu, que criou a OTAN.
1610 - O rei Henrique IV da França é assassinado em Paris.
1643 - Morre Luis XIII, rei da França. Luis XIV é o suscessor.
1796 - É feito o primeiro teste de uma vacina contra a varíola.
1897 - O físico e inventor italiano Guglielmo Marconi faz a primeira transmissão de rádio da história.
1940 - Segunda Guerra Mundial: aviões alemães bombardeiam Rotterdam. Morrem mais de 900 pessoas.
1948 - David Ben Gurión proclama a independência do Estado de Israel em Tel Aviv, ao concluir o mandato britânico na Palestina. Durante a noite, tropas árabes atacam o novo Estado.
1952 - O Esquadrão de Demonstração Aérea Brasileiro, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realiza sua primeira exibição oficial.
1955 - O Pacto de Varsóvia é criado por oito países do Leste Europeu (Albânia, Bulgária, Checoslováquia, Hungria, Polônia, Romênia, URSS e República Democrática Alemã), assim como o Oeste Europeu criou a OTAN.
1973 - A estação espacial norte-americana Skylab é lançada.
1986 - Morre David Hearst, magnata dos Estados Unidos.
1987 - Morre Rita Hayworth, atriz norte-americano.
1989 - Eleições presidenciais na Argentina: Carlos Saúl Menem obtém maioria absoluta dos votos.
1991 - Jiang Qing (77 anos), viúva de Mao Tse-Tung, se enforca em sua residência em Pequim, onde cumpria prisão perpétua como instigadora da Revolução Cultural.
.
Wikipédia
14 de Maio é o 134º dia do ano no calendário gregoriano (135º em anos bissextos). Faltam 231 para acabar o ano.
.
Eventos históricos
1610 - O rei Henrique IV da França é assassinado em Paris;
1796 - Edward Jenner faz o primeiro teste da vacina contra a varíola;
1811 - Independência do Paraguai;
1897 - O físico e inventor italiano Guglielmo Marconi faz a primeira transmissão de rádio da história;
1900 - Abertura dos II Jogos Olímpicos da Era Moderna em Paris, na França;
1939 - Lina Medina se torna a mais jovem mãe da história da medicina;
1940 - Segunda Guerra Mundial - Bombardeamento de Rotterdam por 57 bombardeiros Heinkel 111, da Luftwaffe, causando 814 mortos; Holanda rende-se a Alemanha nazista;
1948 - Independência e criação do Estado de Israel;
1952 - O Esquadrão de Demonstração Aérea Brasileiro, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realiza sua primeira exibição oficial;
1955 - Assinatura do Pacto de Varsóvia;
1973 - Lançamento do laboratório espacial Skylab;
1989 - Carlos Menem obtém maioria absoluta dos votos nas eleições presidenciais da Argentina;
2005 - Estoura a crise política brasileira conhecida como escândalo do mensalão.

Nascimentos
1880 - B. C. Forbes, jornalista financeiro (m. 1954).
1884 - Claudius Dornier, projetista alemão, fabricante de aviões e responsável pela construção dos primeiros jatos (m. 1969)
1944 - George Lucas, cineasta norte-americano;
1961 - Tim Roth, ator inglês;
1969 - Cate Blanchett, atriz australiana; Mariana Godoy, jornalista brasileira;
1971 - Sofia Coppola, cineasta estadunidense;
Falecimentos
964 - Papa João XII (n. 955)
1610 - Henrique IV de França (assassinado) (n. 1553);
1643 - Luís XIII de França (n. 1601);
1918 - Joaquim Pimenta de Castro, oficial militar e político português (n. 1846);
1940 - Emma Goldman, anarquista e feminista lituana (n. 1869);
1943 - Henri la Fontaine, político belga, prêmio Nobel da Paz (1913) (n. 1854);
1954 - Heinz Guderian, general alemão e principal teórico da utilização de forças blindadas em batalha, na Segunda Guerra Mundial (n. 1888);
1958 - Husband Kimmel, almirante na Marinha dos Estados Unidos da América e comandante da frota do Pacífico na época do ataque Japonês a Pearl Harbor (n. 1882);
1987 - Rita Hayworth, atriz estadounidense (n. 1918);
1995 - William Alfred Fowler, vencedor do Nobel de Física em 1983 (n. 1911);
1998 - Frank Sinatra, cantor norte-americano (n. 1915);
2000 - Keizo Obuchi, primeiro-ministro do Japão (n. 1937);
2002 - José Lutzemberger, ecologista e agrônomo brasileiro (n. 1926);
2003 - Robert Stack, ator norte-americano (n. 1919).
2007 - Marinês, cantora de forró brasileira. (n. 1935).
Feriados e eventos cíclicos
* Dia continental do seguro;
* Paraguai:
Dia da Bandeira e data de sua independência;
* Mitologia egípcia: Dia de Ísis, ocasião em que era comemorado o encontro dessa deusa com os restos mortais de seu amado Osíris.
*Dia de
São Matias, apóstolo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.