19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Dá para encontrar seu lugar ao sol.

Dá para encontrar seu lugar ao sol.

"Em Abril de 1999 eu fui chamado para trabalhar na empresa em que estou. Um ano antes, exatamente, eu havia conhecido o gerente da Qualidade dessa empresa e na época deixei com ele um curriculum. A vaga que existia então foi preenchida por outra pessoa. "Paciência..." – pensei – "fica para uma próxima vez..."
Bem, passado um ano, como disse, recebi um telegrama para participar de uma entrevista com ele, uma nova vaga havia surgido e ele considerou que meu perfil era adequado para o cargo. Quando nos encontramos eu não entendi. O cargo era de Metrologista, função que eu nunca havia exercido, mas ele me afirmou que eu tinha o perfil adequado para o que ele imaginava. Decidi aceitar o desafio.
Logo que iniciei, fui recebido pelo inspetor que cuidava da área, acumulando as funções de Metrologista e Inspetor de Ensaios. Ele me ensinou toda a rotina, me acompanhou durante as primeiras semanas e depois que eu havia absorvido o trabalho do setor comecei a questionar comigo mesmo alguns pontos.
Possuíamos na época um computador no laboratório, para controle dos instrumentos de medição e para executar um tipo de ensaio de força em uma linha de produtos da empresa. Essa parte chega a ser engraçada: este ensaio era executado em uma prensa localizada no galpão da fábrica, na área de END (Ensaios Não Destrutivos). Cada vez que fazíamos o tal ensaio levávamos o computador com mesa e tudo para lá e depois trazíamos de volta!... O controle dos instrumentos era feito à mão, depois atualizado no computador, num sistema comprado pela empresa para essa função mas que não cobria todas as necessidades da área.
Quando comentei com o inspetor que isto precisava ser melhorado a resposta que tive foi: "O pessoal daqui não gosta de mudanças, Ronaldo. Se fosse você, desistia dessas idéias e apenas fazia o serviço como deve ser feito..." (Tá, não foram exatamente essas palavras, mas a mensagem era essa). Eu não me conformava com esses absurdos: um computador que quase nunca era utilizado na Metrologia e um ensaio feito de uma forma que eu tinha certeza de que poderia ser mais prático.
Independente da opinião expressada pelo inspetor, eu procurava descobrir uma outra maneira de executar o ensaio e comecei a desenvolver um sistema de planilhas condizente com as necessidades do setor. Fazia isso no pouco tempo vago, no horário de almoço e às vezes até em casa. Minha insistência nessa idéia acabou por ganhar a antipatia do tal inspetor, a ponto dele discutir comigo, criticar quando me via mexendo no sisteminha e por fim parar de falar comigo. Nos momentos disponíveis ele ficava na sala lendo um jornal ou revista e eu no computador, ambos ignorando um ao outro... Mas finalmente, depois de um bom tempo de trabalho esporádico, o sistema ficou pronto e funcionava.
Como o inspetor não concordava com aquilo, eu fui direto até o gerente da área e mostrei a idéia. Então ele me disse que era exatamente isso que ele esperava quando me contratou: alguém que promovesse mudanças na área. Depois foi a vez de cuidar do vai e vem do computador. Pesquisei e acabei sugerindo a aquisição de uma célula de carga para uso na prensa, que foi aprovada. A partir daí o computador não precisava mais ser levado ao galpão para o tal ensaio... O sistema que desenvolvi permitiu que eu tivesse um maior controle dos períodos de calibração dos instrumentos e mais tempo livre, que utilizei desenvolvendo outras coisas para a parte de administração da qualidade, tendo uma atuação significativa na transição da certificação ISO para a versão 2000.
O resultado foi que acabei sendo promovido a Assistente de Coordenação e recebi um bom aumento. O inspetor continuou sendo o que era, um excelente inspetor de END, até se desligar da empresa.
Hoje alcancei a posição de Coordenador da Garantia da Qualidade (ainda não oficialmente, mas a promoção já está definida pela gerência e deve ser efetivada entre esse mês e o próximo), além de estar cotado para sucessor do gerente da Qualidade. As lições que aprendi nesse processo foram que, quando nos deparamos com um desafio profissional, devemos enfrentá-lo.
Quem nos escolheu para isso está certamente depositando uma grande confiança em nossas mãos e pela sua experiência a escolha não foi leviana, ele certamente nos considera capaz de superar os obstáculos. Empenho e dedicação podem nos trazer boas idéias e resultados excelentes. Não tenha medo de errar, mas seja franco quando acontecer.
Na maioria dos casos esse erro é decorrente do aprendizado e servirá como exemplo futuro até mesmo para você. Caso não tenha uma segunda chance, você já ganhou a experiência, já é um lucro. E principalmente, quando ver que pode melhorar algo em seu trabalho, tome uma atitude pró-ativa. Vai ter alguém que verá isso, pode estar certo. Mesmo que os resultados demorem, tenha paciência e mantenha o empenho que uma hora te será dado o devido valor."
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Sabem quem escreveu este artigo? Foi o Ronaldo Costa, do Qualiblog. A meu convite, pedi-lhe para ~produzir um texto dentro do "padrão" Oficina de Gerência e me presenteou, a mim e aos leitores, com a descrição de um "case" verdadeiro, que aconteceu com ele mesmo. Muitas lições pode ser retiradas da experiência que ele nos descreve.

Creio que, quem estiver interessado, possa pensar sobre a situação vivenciada pelo autor e meditar sobre a questão das mudanças. Fazer uma reflexão sobre as transformações que sejam necessárias no seu ambiente de trabalho, na sua metodologia operacional e, porque não, na sua vida pessoal. O case que o Ronaldo nos traz fala exatamente disso.

PS - Para quem não sabe o Qualiblog já está chegando perto dos 55.000 acessos. È um blog especializado em Qualidade, mas o Ronaldo (clique aqui para conhecer seu perfil) flexibiliza sua proposta - como todo blogueiro que tem "amor à arte de blogar" - e publica textos e ótimas reportagens que atendem à demanda mais diversa.

ronaldo.ronaldo.ronaldo.ronaldo.ronaldo.ronaldo.ronaldo.ronaldo.ronaldo.ronaldo.ronaldo.ronaldo.ronaldo.ronaldo.ronaldo.ronaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.