||| 03 de março DE 2026 ||| 3ª feira ||| dia internacional da vida silvestre ||| "Acredite em milagres, mas não dependa deles". (Immanuel Kant) |||

Bem vindo

Bem vindo

📆No Dia Mundial da Vida Selvagem, celebramos a incrível biodiversidade do nosso planeta e a importância de proteger as espécies que habitam nossos ecossistemas. 🐸🐍🐝🐞Cada animal, grande ou pequeno, desempenha um papel essencial na manutenção do equilíbrio da natureza. 🐳🦁🐔🐢Essa responsabilidade é de todos nós! Podemos contribuir com ações simples, como apoiar ONGs de conservação, adotar hábitos de consumo sustentável, reduzir o uso de plásticos e respeitar as áreas protegidas. 🦎🐇🐀Cada atitude conta para preservar habitats naturais e garantir um futuro seguro para todas as espécies, inclusive a nossa! Vamos fazer nossa parte e proteger a vida selvagem, porque juntos somos mais fortes! (https://www.instagram.com/sitioreinoanimal/)


Charles John Huffam Dickens (Portsmouth, 7 de fevereiro de 1812 – Higham, 9 de junho de 1870) foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. No início de sua atividade literária também adotou o apelido Boz. As suas obras gozaram de uma popularidade sem precedentes ainda durante a sua vida e, durante o século XX, críticos e académicos reconheceram-no como um génio literário. Os seus romances e contos são extensamente lidos ainda nos dias de hoje. Apesar de os seus romances não serem considerados, pelos parâmetros atuais, muito realistas, Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Dickens}


sexta-feira, 2 de maio de 2008

Aproveite e conheça um grande artista brasileiro - em Brasília

Conheço o antiquário Celso Albano. É um consagrado profissional do mundo do antiquariato no Brasil inteiro, com base na sua casa tradicional no Garvey Hotel. Tudo que Celso promove é revestido de seriedade e dedicação. É o maior produtor de leilões de artes em Brasília e um dos mais respeitados especialistas em arte brasileira, pratarias e outras peças antigas dos mais variados períodos~da história. Um estudioso, um profissional. Já o convidei para escrever, aqui no blog, sobre histórias e historietas que envolvam o mundo das artes. Ele sabe tudo, entretanto o tempo ainda é o meu grande adversário. Mas não desisto...
Mantendo-me fiel à política do blog em fomentar - sem qualquer ônus para os promovidos - o que for de qualidade e do interesse para os visitantes da Oficina de Gerência é que trago esta informação sobre a mostra que o Celso Albano estará apresentando no início de maio.
Fiz questão de postar as imagens do convite recebido e com certeza estarei presente para prestigiar o amigo, o seu trabalho e da sua filha Railda e mais ainda, para desfrutar das obras de Poteiro.
.
<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>
.
Este é o texto que está no convite apresentando a mostra:
"POTEIRO JOVEM-EVOCAÇÕES
Acompanhando e admirando o trabalho de Antônio Poteiro por muitos anos, ocorreu-me prestar-lhe esta homenagem, por meio de uma exposição diferente das inúmeras que já foram feitas. Para isto, buscando as evocações, trago o passado ao momento vivido, apresentando o resultado de uma procura de cerca de cinco anos, em vários estados do país, adquirindo obras antigas realizadas no período de 1970 a 1986. Apresentadas a Poteiro, algumas por fotografias e outras ao vivo, elas provocaram nele a lembrança de seus adquirentes, que se tornaram seus amigos, incentivadores e colecionadores.
Quero prestar homenagem simultânea a esses incentivadores dos primeiros momentos, destacando o mecenas Arlindo Leoni, já falecido. Transcrevo parte do texto de sua autoria feito para a exposição "Pinturas e Cerâmicas" (1988), na Galeria Bonino, Rio de Janeiro:
"Sua cultura exuberante aflora na incomum criatividade com que reescreve pictoricamente as tradições e crendices de sua gente, de sua terra. Esse talento imagético identifica-o como um erudito popular. Um sábio do povo. Não conheço melhor artista".
Reforça a lembrança do jovem Poteiro a obra Louvação, pintada em Caruaru, Pernambuco, em 1970, quando com 45 anos de idade. Às 25 pinturas aqui expostas, juntam-se 19 esculturas de cerâmica, trabalho que é a raiz de todo o seu desenvolvimento artístico, adquiridas também ao longo de muitos anos.
Aos amigos, os nossos agradecimentos, e ao Poteiro, a confirmação do nosso reconhecimento."
Brasília, maio de 2008
Celso Albano Costa
.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
.
...
.
......
.
~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~..~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~

Um comentário:

  1. Se você gosta de antiquários, caso venha a São Paulo não deixe de conhecer Embu das Artes. Teria prazer em ciceroneá-lo aqui.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.