28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 17 de abril de 2008

BC sobe juros básicos após três anos e taxa vai a 11,75%


Não! Podem ficar tranquilos que não vou fazer comentário sobre economia. Gosto de pensar que sou um generalista, mas de economia eu não me atrevo a especular. É tipo querer entender de magia negra.

Quero apenas registrar que o Banco Central aumentou a taxa de juros. Pouquinho, mas aumentou. A Inflação está assombrando novamente e o exorcismo natural é o aumento dos juros.

Como cidadão, acho que o Presidente Lula agiu corretamente ao apoiar o Ministro Henrique Meireles, Presidente do Banco Central e do COPOM em aplicar - agora - uma ducha fria, daquelas tipo escocesa, no consumo exagerado que estava evocando o espectro da inflação.

Só que viveu aqueles anos terríveis de inflação - se bem me lembro chegou a 80% ao mês - sabe o que representa essa maldade que a economia mal administrada faz com o dia a dia do povo. E quanto menor o poder aquisitivo, mais sofrimento.

Assim sendo, acho que a população deve apoiar o governo nessa medida. Antipática, é verdade, mas necessária. Aliás, se tem alguém que pode se chamado de Gerente (com G) no Governo Federal é o Dr. Henrique Meireles do Banco Central. Esse, para quem gosta de administração e liderança, dá gosto de ver trabalhar. É um craque.

Leia abaixo um trecho da matéria que o site da Folha OnLine publicou a respeito do assunto e ao final o link do site, para quem quiser ler a matéria completa.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

16/04/2008 - 19h43
BC sobe juros básicos após três anos e taxa vai a 11,75%

EDUARDO CUCOLO da Folha Online, em Brasília

"O BC (Banco Central) anunciou nesta quarta-feira (16) o primeiro aumento da taxa básica de juros desde maio de 2005. O Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu elevar, por unanimidade, a Selic em meio ponto percentual, de 11,25% para 11,75% ao ano. É a maior taxa desde junho de 2007, quando a Selic era de 12%.
A decisão foi duramente criticada por representantes do
comércio, da indústria e pelas centrais sindicais. Após a decisão, o mercado já espera outras altas nas próximas reuniões.
"Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectiva para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 11,75% ao ano, sem viés. O comitê entende que a decisão de realizar, de imediato, parte relevante do movimento da taxa básica de juros irá contribuir para a diminuição tempestiva do risco que se configura para o cenário inflacionário e, como conseqüência, para reduzir a magnitude do ajuste total a ser implementado", afirma comunicado divulgado pelo Copom.
Embora a alta dos juros já fosse esperada, a maioria dos economistas apostava em um aumento menor, de 0,25 ponto percentual. Uma parte do mercado avaliava, no entanto, que o BC deveria promover um aumento mais forte dos juros agora para evitar que a inflação ficasse fora de controle.
O aumento dos juros era esperado desde a divulgação da ata da última reunião do Copom, quando o BC mostrou estar preocupado com o crescimento da inflação nos últimos meses e informou que uma
elevação da taxa fora discutida pelo grupo.
A decisão de hoje deve promover grande movimentação amanhã no mercado financeiro, já que a decisão foi divulgada depois do fechamento dos negócios na
Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo)..." (continua)
.
Leia mais

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

4 comentários:

  1. Oi Herbert! desculpa por estar respondendo o seu comentário só agora... queria ler seu blog inteiro antes de responder.. mas tem mto conteúdo e acabei me enrolando hahah o q foi ótimo!! vi vários posts bacanas.!! tenho entrado todo dia e vou continuar acompanhando com ctz!! parabéns!!

    e muito obrigado pelo comentário lá no meu blog... acho q foi o mais bacana q já recebi! :D

    nossa fiquei impressionado com a coincidência da poesia "Se"... vi ela na biografia de Peter Lynch.. e com ctz moldou mto da minha forma de pensar..

    vi outras coincidências tb.. agora assim me lembro do livro do Baltasar Garcian.. curti mto tb!!

    O Bubbleshare é bom né pra guardar as fotos... por enqto é o melhor pra mim... outros serviços gratuitos q acho essenciais pro meu blog é o FeedBurner e o GetClicky... acho q deve conhecê-los.. mas se ñ talvez valha a pena conferir!

    fiz um post recomendando o seu blog.. mas ñ foi pra retribuir ñ... seus posts são ótimos! ñ sei como consegue postar tanta coisa.. com tanta qualidade... ñ consigo acompanhar!!! hahaha

    grande abraço! tenha um ótimo restinho de semana! :)

    ResponderExcluir
  2. Caro Nicholas,
    Que bom que você veio!
    Sinceramente, adorei o seu blog. Seja pela proposta, seja pela forma ou pelo conteúdo.
    Fico-lhe grato pela força ao trabalho da Oficina de Gerência. Eu também gosto muito de produzir o blog. Talvez por isso ele esteja conquistando admiradores de qualidade, como você.
    Volte sempre e obrigado pelas dicas.
    Meu abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi, só lembrando que amanha 18 de Abril tem a Blogagem Coletiva "O que voce faz para acabar com o analfabetismo no Brasil?"

    Abracos

    ResponderExcluir
  4. Cara Georgia,
    Gostei! Marcação cerrada. Já tinha esquuecido. Vou agorinha preparar minha contribuição. Conte comigo.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.