21 de abr de 2008

Conheça a História - A Guerra da Coréia

"A Coréia era de domínio japonês até 1945, quando o Japão foi derrotado na Segunda Guerra Mundial e assinou sua rendição, os EUA (Estados Unidos) e a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) no momento as principais nações mundiais, deram autonomia e soberania aos coreanos. Mesmo com a nova configuração três anos depois o território foi dividido em duas partes, ambos com sistemas políticos distintos, o norte, socialista por influência da URSS, e o sul, capitalista por influência dos EUA.
Em 1950, o norte coreano atacou o sul, fato que gerou um grande conflito, então prontamente os EUA enviaram suas tropas e pediram que seus aliados fizessem o mesmo, diante desse fato a URSS tomou partido da Coréia do Norte apoiando, contra-atacando e levando de volta as tropas sul-coreanas até o limite que as separava. O conflito tomou grandes proporções e por muito pouco não eclodiu uma guerra mundial, então, em 1953, sobre intermédio da ONU, foi declarado o fim da guerra. Em suma, as Coréias permaneceram separadas por fronteiras, politicamente e ideologicamente."
(texto retirado do site http://guerras.brasilescola.com)
.
O vídeo abaixo é parte da série "O Minuto do Século" que foi produzida pela Revista Caras e distribuída há alguns anos. Consegui retira-los do CD-Rom que acompanhava a revista e os estou publicando no blog sob o título "Conheça a História ". Clique no link para ver os posts anteriores.

.

.
..
.
....
.
Para pesquisar um pouco mais sobre a Guerra da Coréia é só clicar nos links selecionados abaixo:
.
wikipedia.org/wiki/GuerradaCoreia

www.suapesquisa.com/guerrafria

www.dw-world.de/dw/
..
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

Um comentário:

  1. Olá amigo gostei muito do video da guerra das coreias poderia madar ele pra mim.
    Agradeço
    Ubenai@gmail.com

    ResponderExcluir