||| 03 de junho DE 2026 ||| 4ª feira ||| dia mundial da bicicleta ||| “Triste não é mudar de ideia. Triste é não ter ideias para mudar.” (Francis Bacon) |||

Bem vindo

Bem vindo

É a 3 de junho que se comemora o Dia Mundial da Bicicleta. Os objetivos da data passam por promover o uso da bicicleta como meio de transporte, por destacar os seus benefícios e por chamar a atenção para os direitos dos ciclistas. Neste dia a bicicleta está no centro das atenções. Por todo o mundo se realizam iniciativas que incentivam o uso da bicicleta e a mobilidade sustentável. Vantagens da bicicleta O primeiro meio de transporte de muita gente faz bem à saúde, é económico e é amigo do ambiente, para além de transmitir um sentimento de liberdade. Seja por conveniência ou como passatempo, andar de bicicleta é uma prática que tem aumentado a nível mundial. Em cidades como Amesterdão, Copenhaga, Estocolmo e Barcelona, a circulação de ciclistas prolifera, e mesmo Portugal se veem cada vez mais bicicletas na estrada, sobretudo ao fim de semana.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Epiteto ou Epicteto (Hierápolis, 50 d.C. — Nicópolis, 138) foi um filósofo grego estoico que viveu a maior parte de sua vida em Roma, como escravo. Apesar de sua condição, conseguiu assistir às preleções do famoso estoico Caio Musônio Rufo. Sua vida é relativamente pouco conhecida e ele não deixou nenhum trabalho escrito de sua autoria. Seu discípulo Lúcio Flávio Arriano de Nicomédia, assegurou a transmissão de sua obra publicando as notas tomadas durante as aulas de seu mestre, em oito livros, metade dos quais já perdidos. De sua obra se conservam o Encheiridion de Epicteto (também conhecido como Manual de Epicteto) e as Diatribes (ou Discursos). A história da recepção do ensino de Epicteto é complexa. Os textos registrados por Arriano tiveram certa influência sobre o imperador Marco Aurélio. Após um primeiro breve apogeu no século II, Epicteto foi esquecido no ocidente durante a Idade Média. De forma indireta - por meio de escritos posteriores e transformações cristianizadas da tradição mais antiga - os conceitos de Epicteto influenciaram autores cristãos desde a antiguidade tardia até os tempos modernos, mesmo que esses escritos estivessem apenas vagamente ligados ao nome Epicteto. As notas de seu ensino tornaram -se conhecidas e influentes novamente durante o Renascimento.[https://pt.wikipedia.org/wiki/Epiteto]

 

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Declaro meu amor por Brasília que hoje completa 48 anos.

Estou em Brasília - por opção - desde 1985. Amo a cidade que escolhi para criar meus filhos e fincar minhas raízes.
Brasília é uma cidade amável com aqueles que a adotam. Não faltam declarações de amor a ela por todos que aqui residem por sua própria vontade. E todos a defendemos com muita garra quando a agridem. Não admitimos que confundam a cidade com as mazelas políticas que lhe foram impostas por ser a capital do Brasil.
Ela pode ser a capital de todos os brasileiros, mas é a nossa cidade!
É comum pessoas que vem residir aqui, por imposição profissional, e depois que podem voltar às suas origens, preferem ficar.
A forma que achei de "cantar parabéns" para Brasília foi publicar algumas de suas fotos mais famosas e mostrar aos amigos e visitantes da Oficina de Gerência a beleza plástica de sua arquitetura e urbanismo, afinal de contas ela é uma cidade "Patrimônio da Humanidade", declarada pela UNESCO; mostrar a doçura do seu céu com horizontes largos e sempre visíveis e da sua qualidade de vida com o verde dos seus amplos espaços ainda intocados.
Hoje, o GDF (Governo do Distrito Federal) preparou grande festa para o povo. Para o povo mesmo. Uma festa digna de Brasília. Há tempos que os governantes do Distrito federal não tinham coragem de bancar um festão para o povo. O atual governador (e por isso vou dizer o nome dele) José Roberto Arruda acertou em cheio e recebe as felicitações de todos os brazilienses que estão, nesse momento, em multidão, na Esplanada dos Ministérios festejando o aniversário da sua cidade. Depois de terem assistido as apresentações da banda mexicana RDB e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, estão agora vendo os shows do cantor popular Leonardo e fecharão a noite com a banda baiana Chicletes com Banana. Um festão para ninguém colocar defeito. VIVA BRASÍLIA!
.
Banner Oficial dos 48 anos de Brasília
.
Interior da Catedral de Brasília
.

Ponte JK no Lago Sul
.

Palácio do Planalto ao entardecer
.

Vista do Plano Piloto com o Lago Sul em 1º plano
.

Vista aérea da Catedral com a Esplanada dos Ministérios ao fundo.
.

Congresso Nacional no entardecer de Brasília
.
Veja muitas outras fotos de Brasília clicando aqui e aqui também.
.

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

2 comentários:

  1. A Capital Federal é mesmo linda. Fui várias vezes à Brasília à trabalho e o que mais achei diferente, coisas que não se vê n'outras cidades são as avenidas demasiadamente largas, o povo bem vestido sempre e o sistema de prédios oficiais, todos muito distantes uns dos outros, além do projeto da cidade em forma de avião.
    O que achei complicadíssimo foi o sistema de endereços. Para quem vai na primeira vez, gasta muito tempo para localizar os destino, pois ninguém merece ter de procurar por exemplo SQRTCYRZ, Q4, Lote18, Asa Norte. Fora isso Brasília é muito bacana para se passear também.

    ResponderExcluir
  2. Gato Guga,
    Concordo com você. Não é fácil para quem chega a Brasília afim de ficar um tempo. Todavia, poucos sabem que a cidade é um desenho simétrico, cortado por dois eixos, que dividem os quatro pontos cardeais. Assim, onde você ler N,S,L e W significa norte, sul, leste e oeste. Os dois eixos são: o "Eixão" (Eixo Rodoviário) norte e sul e o outro é o Eixo Monumental (aquele dos ministérios) que corta o Plano Piloto de leste a oeste. Fácil, não é? (kkkkk...)Brincadeira! Não é fácil não. Mas a história dos eixos é verdadeira. Quando vier por aqui avise, que terei o maior prazer em ciceronea-lo pela "geometria" da nossa bela capital. Forte abraço.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.