15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Declaro meu amor por Brasília que hoje completa 48 anos.

Estou em Brasília - por opção - desde 1985. Amo a cidade que escolhi para criar meus filhos e fincar minhas raízes.
Brasília é uma cidade amável com aqueles que a adotam. Não faltam declarações de amor a ela por todos que aqui residem por sua própria vontade. E todos a defendemos com muita garra quando a agridem. Não admitimos que confundam a cidade com as mazelas políticas que lhe foram impostas por ser a capital do Brasil.
Ela pode ser a capital de todos os brasileiros, mas é a nossa cidade!
É comum pessoas que vem residir aqui, por imposição profissional, e depois que podem voltar às suas origens, preferem ficar.
A forma que achei de "cantar parabéns" para Brasília foi publicar algumas de suas fotos mais famosas e mostrar aos amigos e visitantes da Oficina de Gerência a beleza plástica de sua arquitetura e urbanismo, afinal de contas ela é uma cidade "Patrimônio da Humanidade", declarada pela UNESCO; mostrar a doçura do seu céu com horizontes largos e sempre visíveis e da sua qualidade de vida com o verde dos seus amplos espaços ainda intocados.
Hoje, o GDF (Governo do Distrito Federal) preparou grande festa para o povo. Para o povo mesmo. Uma festa digna de Brasília. Há tempos que os governantes do Distrito federal não tinham coragem de bancar um festão para o povo. O atual governador (e por isso vou dizer o nome dele) José Roberto Arruda acertou em cheio e recebe as felicitações de todos os brazilienses que estão, nesse momento, em multidão, na Esplanada dos Ministérios festejando o aniversário da sua cidade. Depois de terem assistido as apresentações da banda mexicana RDB e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, estão agora vendo os shows do cantor popular Leonardo e fecharão a noite com a banda baiana Chicletes com Banana. Um festão para ninguém colocar defeito. VIVA BRASÍLIA!
.
Banner Oficial dos 48 anos de Brasília
.
Interior da Catedral de Brasília
.

Ponte JK no Lago Sul
.

Palácio do Planalto ao entardecer
.

Vista do Plano Piloto com o Lago Sul em 1º plano
.

Vista aérea da Catedral com a Esplanada dos Ministérios ao fundo.
.

Congresso Nacional no entardecer de Brasília
.
Veja muitas outras fotos de Brasília clicando aqui e aqui também.
.

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

2 comentários:

  1. A Capital Federal é mesmo linda. Fui várias vezes à Brasília à trabalho e o que mais achei diferente, coisas que não se vê n'outras cidades são as avenidas demasiadamente largas, o povo bem vestido sempre e o sistema de prédios oficiais, todos muito distantes uns dos outros, além do projeto da cidade em forma de avião.
    O que achei complicadíssimo foi o sistema de endereços. Para quem vai na primeira vez, gasta muito tempo para localizar os destino, pois ninguém merece ter de procurar por exemplo SQRTCYRZ, Q4, Lote18, Asa Norte. Fora isso Brasília é muito bacana para se passear também.

    ResponderExcluir
  2. Gato Guga,
    Concordo com você. Não é fácil para quem chega a Brasília afim de ficar um tempo. Todavia, poucos sabem que a cidade é um desenho simétrico, cortado por dois eixos, que dividem os quatro pontos cardeais. Assim, onde você ler N,S,L e W significa norte, sul, leste e oeste. Os dois eixos são: o "Eixão" (Eixo Rodoviário) norte e sul e o outro é o Eixo Monumental (aquele dos ministérios) que corta o Plano Piloto de leste a oeste. Fácil, não é? (kkkkk...)Brincadeira! Não é fácil não. Mas a história dos eixos é verdadeira. Quando vier por aqui avise, que terei o maior prazer em ciceronea-lo pela "geometria" da nossa bela capital. Forte abraço.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.