08 DE janeiro DE 2026 ||| 5ª feira ||| Dia da fotografia e do fotógrafo ||| existem dois dias no ano em que não podemos fazer nada: o ontem e o amanhã.” (Ghandi) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia é comemorado anualmente em 8 de janeiro. A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo e eternizá-lo. O fotógrafo pode atuar na publicidade, jornalismo, cinema e ainda no campo artístico. Para isso, o profissional mistura os conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte. Fotografia A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX. No Brasil, a profissão de fotógrafo não é regulamentada, porém há tentativas de oficializar a atividade, criando cursos de ensino superior em fotografia, classificando os profissionais como bacharéis ou licenciados em fotografia. A origem do Dia Nacional da Fotografia O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data em que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.


Públio Virgílio Maro (em latim: Publius Vergilius Maro; Andes, 15 de outubro de 70 a.C. — Brundísio, 21 de setembro de 19 a.C.) foi um poeta romano, por vezes reconhecido como o maior poeta da Roma Antiga. Sua magnum opus, a epopeia Eneida, que narra o ato de fundação de Roma pelo herói Eneias, é considerada o épico nacional de Roma. Também sua obra lírica, principalmente as obras Éclogas (ou Bucólicas) e Geórgicas, é frequentemente incluída entre os principais textos da literatura latina. Há ainda uma série de poemas menores, contidos na Appendix vergiliana, atribuídos a ele. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Virg%C3%ADlio)


domingo, 10 de fevereiro de 2008

O Site do Dia - Cidadão do Mundo

________________________________________

Nas imutáveis "naveganças" na Internet me deparei com um blog que trago agora para a seção "Destaque de Sites e Blogs" que mantenho na Oficina de Gerência. Trata-se do blog "Cidadão do Mundo".

Não dou destaque a sites ou blogs como contrapartida do tipo "toma-lá-dá-cá", que é muito comum na blogosfera. Eu acho um mau costume. É uma transação do tipo "eu só indico seu blog no meu e se você indicar o meu no seu". Não opero nessa freqüencia. Faço o máximo de publicidade que posso, da Oficina, nos sites especializados e entre os amigos e conhecidos. Afinal de contas quem mantem um blog quer ser visto, lido, discutido. Esse é o prazer maior. A troca de recomendações entre blogs deve ser sempre orientado pela gentileza, pela empatia entre os autores e pela qualidade de conteúdo avalizada mutuamente. É o que penso;

Os sites e blogs que destaco aqui (e até agora foram muito poucos) são aqueles que eu realmente gosto e estou lá, sempre navegando. Alguns eu topo de repente e percebo, à primeira vista, que tem o que vale a pena ver. Outros eu testo. Entro nele um dia, abro em outro dia. Vejo a regularidade da postagem do autor - pra saber se ele leva a coisa à sério ou se é só "fogo de palha"...Enfim, vou tateando até ter certeza que pode ser destacado para os visitantes e leitores da Oficina de Gerência.

Este blog em destaque está na primeira categoria. Na sua apresentação está escrito: "Leia aqui os comentários sobre temas do dia a dia. Jornalismo, direitos humanos, opinião. E também literatura. Um espaço para vocalizar anseios de populações vulneráveis: índios, afrodescendentes, mulheres, meninos de rua. Finalmente um blog que trata da diversidade humana e da cidadania mundial..." É mantido por um jornalista profissional - Washington Araújo - e tem o que se ver e ler. Entrem lá e confiram. Eu gostei muito.

.____________________________________________________________________

Se quiser conhecer os outros sites que destaquei aqui vá na barra lateral do blog e procure a coluna de Marcadores e clique em Destaque de Sites e Blogs.
.

______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.