16 de fev de 2008

Site do Dia - Médicos Sem Fronteiras

Médicos Sem Fronteiras foi criada em 1971 por um grupo de jovens médicos e jornalistas que, em sua maioria, tinham trabalhado como voluntários em Biafra, região da Nigéria, que, no final dos anos 60, estava sendo destruída por uma guerra civil brutal.
Enquanto trabalhavam para socorrer as vítimas do conflito, eles perceberam que as limitações da ajuda humanitária internacional da época eram fatais. Para tratar dos doentes e feridos era preciso esperar por um entendimento entre as partes em conflito ou pela autorização oficial das autoridades locais. Além do emperramento burocrático, os grupos de ajuda humanitária não se manifestavam diante dos fatos testemunhados.
Em 1971, o sentimento de frustração desse grupo e a vontade de assistir às populações mais necessitadas de modo rápido e eficiente deram origem a Médicos Sem Fronteiras. A organização surgiu com o objetivo de levar cuidados de saúde para quem mais precisa, independentemente de interesses políticos, raça, credo ou nacionalidade. No ano seguinte, MSF fez sua primeira intervenção, na Nicarágua, após um terremoto que devastou o país. Hoje, mais de 22 mil profissionais trabalham com Médicos Sem Fronteiras em mais de 70 países
. "Nos últimos 30 anos, a organização Médicos Sem Fronteiras tornou-se conhecida mundialmente por seu trabalho em situações de emergência. Entretanto, muitas vezes, MSF permanece junto às populações atingidas mesmo depois de controlados os problemas que motivaram sua presença em determinada região. O trabalho continua na reconstrução de estruturas de saúde, nas atividades de prevenção, nas campanhas de vacinação ou na assistência a refugiados. Com o passar do tempo, Médicos Sem Fronteiras sentiu a necessidade de intervir com projetos de longo prazo, não apenas para atender as situações pós-emergenciais, como também para levar cuidados de saúde a pessoas afetadas pela exclusão social.

(Texto retirado do próprio site no link "sobre o msf/história)




________________________________________





.

Não creio que possa haver uma organização mais respeitada no mundo do que a Médicos Sem Fronteira. A Oficina de Gerência tem dado destaque aos sites humanitários na sua seção "Destaques de Sites e Blogs" (veja os classificados/marcadores). Se ainda não entrou no site do dia clique neste ponto e renove a esperança no ser humano.

.

________________________________________

Um comentário:

  1. ESTOU ENVIANDO PARA OS INTERNAUTAS MEDICOS SEM FRONTEIRA,MEUS SITES DE SAÚDE,POEMAS,PIADAS,MEDICINA NATURAL,MEDICINA PREVENTIVA DIETAS,CULINÁRIA,SUGETO~ES DE FARMACIA DE MANIPULAÇÃOALOPÁTICA,FITOTERAPICA,ERVAS MEDICINAIS CIENTIFICAS,FRUTO DE TRABALHO HUMANITÁRIOS EN FAVOR DO POVO CARENTE DO MEU PAÍS, www.drguto.com.br www.gutenbergbioquimico.hpg.com.br wwwdoutorgutenberg.blogspot.com

    ResponderExcluir