8 de fev de 2008

Princípios de Abraham Lincoln [1]

.
________________________________________
.
Desencoraje discussões que gerem ressentimentos. Sempre que puder, procure persuadir seus subordinados para chegar a um acordo.
• Use a força apenas como último recurso.
• Lembre-se de que seus seguidores geralmente querem acreditar que agem conforme suas próprias ideias e, o mais importante, que isso realmente faz a diferença.
• Se quiser conquistar um subordinado para a sua causa, primeiro convença-o de que você é seu amigo sincero.
• Busque a anuência de seus seguidores para depois liderá-los.
• Se você praticar uma liderança ditatorial, prepare-se para ser sua vítima.
• Delegue responsabilidade e autoridade, dando poder às pes­soas que têm iniciativa.
• Em assuntos que afetam toda a organização, realize consultas amplas e frequentes aos chefes de seus vários departamentos.
• Um bom líder evita dar ordens, preferindo pedir, indicar ou fazer sugestões."
________________________________________
.
Comentário:Dias atrás recomendei na seção do blog Destaque de Livros a publicação "Liderança segundo Abraham Lincoln", de Donald T Phillips (Editora Landscape). A propósito, visite o post Destaque de Livro: "Liderança Segundo Abraham Lincoln" .
Neste livro, ao final de alguns capítulos, o autor publica uma lista do que ele chama de "Princípios de Lincoln", que foram as regras de conduta que o histórico presidente norte-americano deixou para a posteridade através dos seus discursos, dos seus escritos etc.
Os "princípios" são de uma simplicidade, uma expressividade e principalmente de uma verdade tal, que resolvi publicá-los em doses homeopáticas para os atuais e futuros líderes leitores do blog e frequentadores da Oficina de Gerência. Esta é a primeira delas.
Leia a lista atentamente e reflita sobre cada item. Observe como são simples e aparentemente fáceis de aplicar. Eu disse fáceis? Se você está pensando assim recomendo que reveja sua capacidade de avaliação dos graus de dificuldades que enfrenta, no que diz respeito ao seu auto-conhecimento.
Nada, absolutamente nada do que está nessa lista é fácil para que está exercendo o poder do comando (ou do simples "mando", como queira).
É exatamente a capacidade de tornar estes traços de personalidade como princípios de comportamento onde reside o diferencial entre os grandes líderes e... os outros.
________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin