15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Um novo amigo em Portugal: Gabriel de Souza




Nas minhas "naveganças" pela blogosfera, visitei o blog portugues "Topa Tudo" (imagem da tela, está ai ao lado) de Gabriel de Souza, que deixou um simpático comentário aqui na Oficina onde disse: "Herbert , Também gostei muito do seu blog. Abraço, Gabriel"
.






Adorei o site dele. Leve, organizado e muito informativo. Destaco as "efemérides", na verdade as datas de aniversários de personalidades históricas ou atuais, de acordo com os dias em que ele publica o seu "post". Por exemplo Clark Gable nasceu no no dia 1 de fevereiro e lá no blog, nesta data, ele publicou uma imagem do grande ator americano e um texto com um resumo da vida dele. O início do texto diz assim:






"EFEMÉRIDE – Clark Gable, actor de cinema norte-americano e a maior vedeta dos começos do cinema falado, nasceu em Cadiz, no Ohio, em 1 de Fevereiro de 1901. Morreu em Hollywood no dia 16 de Novembro de 1960, após ataque cardíaco." (continua). Para continuar lendo clique aqui.
Em outra parte do site você será remetido para uma seção do blog que é o "Baú de Recordações", onde o Gabriel remete seu visitante aos eventos históricos, sempre ilustrados pela capa de uma grande revista ou jornal da época que noticiou o fato. Particularmente recomendo clicar aqui e veremos a capa da "Paris Match" de 1988 que relembrava o mágico e misterioso ano de 1968. O texto inicial do post diz o seguinte:



"BAÚ DE RECORDAÇÕES – Número especial de “Paris Match” (1988) para relembrar o ano de 1968 e, sobretudo, o “Maio de 68”, vinte anos volvidos. 1968, o ano de todos os perigos - Bob Kennedy foi assassinado como o tinha sido seu irmão, tanques do Pacto de Varsóvia acabaram com um “certo sonho” que germinava na Checoslováquia, no México os Jogos Olímpicos transformaram-se numa tribuna política do “Poder Negro” e na Nigéria imagens de crianças do Biafra faziam lembrar o holocausto. Entretanto a Europa está próspera, mas a juventude aborrece-se da vida que leva e quer mostrar a sua cólera. «Faz o amor e não a guerra» e «É proibido proibir» são slogans da época."
.
Vale a visita ao blog. Vamos lá em Portugal prestigiar o Gabriel de Souza que ele, e o Topa Tudo merecem.
_________________________________________________________________

Um comentário:

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.