08 DE janeiro DE 2026 ||| 5ª feira ||| Dia da fotografia e do fotógrafo ||| existem dois dias no ano em que não podemos fazer nada: o ontem e o amanhã.” (Ghandi) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia é comemorado anualmente em 8 de janeiro. A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo e eternizá-lo. O fotógrafo pode atuar na publicidade, jornalismo, cinema e ainda no campo artístico. Para isso, o profissional mistura os conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte. Fotografia A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX. No Brasil, a profissão de fotógrafo não é regulamentada, porém há tentativas de oficializar a atividade, criando cursos de ensino superior em fotografia, classificando os profissionais como bacharéis ou licenciados em fotografia. A origem do Dia Nacional da Fotografia O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data em que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.


Públio Virgílio Maro (em latim: Publius Vergilius Maro; Andes, 15 de outubro de 70 a.C. — Brundísio, 21 de setembro de 19 a.C.) foi um poeta romano, por vezes reconhecido como o maior poeta da Roma Antiga. Sua magnum opus, a epopeia Eneida, que narra o ato de fundação de Roma pelo herói Eneias, é considerada o épico nacional de Roma. Também sua obra lírica, principalmente as obras Éclogas (ou Bucólicas) e Geórgicas, é frequentemente incluída entre os principais textos da literatura latina. Há ainda uma série de poemas menores, contidos na Appendix vergiliana, atribuídos a ele. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Virg%C3%ADlio)


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Clima Organizacional

"Clima organizacional" nas empresas é um dos conceitos mais subjetivos que a corporação dos consultores de gestão e comportamento gosta de estudar e pesquisar nos círculos acadêmicos. E é fascinante mesmo.


Aqui entre nós, na prática da gestão, no dia-a-dia da batalha nos escritórios, pode-se dizer que "clima organizacional é a sensação - boa ou ruim - percebida quando examinamos o nosso ambiente de trabalho a partir das relações profissionais, das relações pessoais e da motivação média do grupo".


Devo estar dizendo uma heresia - sob a ótica dos especialistas - mas nos meus anos de trabalho como executivo aprendi que a habilidade de um gerente para perceber - preventivamente - as "condições meteorológicas" do seu time e da ambiência onde atua, terá nas mãos um grande diferencial de carreira entre o sucesso e o fracasso.


Esta apresentação de slides que lhes trago, importada do SlideShare aborda este assunto. É claro que o tema é muito mais amplo e elaborado do que a tosca definição que "cometi" acima, mas é extremamente instrutiva. O meu objetivo é levar para os "clientes"da Oficina de Gerência"este importante conceito - Clima Organizacional - que, insisto, é um conhecimento que fará enorme diferença na carreira de quem, como gerente, conseguir compreendê-lo.

.























Todos os créditos da apresentação estão no próprio site da SlideShare. É só clicar nos links abaixo.

___________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.