19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Lider 2010 - Jogue este Business Game e teste sua vocação para liderança.


Este post traz uma novidade mesmo!O Canal RH (clique no logotipo abaixo) disponibilizou em seu site e encaminhou no seu newsletter (da qual sou assinante) o business game Lider 2010. Eu joguei e gostei muito.  
Para efeito de autotreinamento estes "jogos de negocios" ou "jogos corporativos" são ferramentas que poderiam ser mais utilizadas nas empresas. 
Nunca me detive para especular sobre as razões que levam os setores de recursos humanos das empresas a ignorar e até mesmo desprezar a utilização dos Business Games para desenvolvimento de seus recursos humanos principalmente aqueles que dizem respeito a liderança, gerencia e foco nos projetos.
Nos meus treinamentos participei de muitos jogos e gostei de todos. Mesmo aqueles que me pareciam mais fraquinhos deixavam algum resultado. Mas este um topico para ser explorado em outra opotunidade no blog.
O game que está aqui no post (na verdade o leitor terá de acioná-lo na URL especifica) é excelente para treinar lideres e gerentes. Todas as explicações estão no post e só resta ao "jogador" clicar nas respostas corretas para ter sucesso na sua missão.
Para um bom aproveitamento é importante que o jogador responda de acordo com aquilo que realmente defende. Não queira "ganhar" o jogo. Se for sincero vai aprender se não for, poderá até ganhar o jogo, mas vai perder a chance de verificar seus defeitos e progredir.
Fico por aqui. Doravante é com você. Espero que tenha apreciado o post. Boa sorte

http://www.canalrh.com.br/bancorecursos/Newsletters/Template2009/header.gif
[clique no logotipo e visite o site do Canal RH]

Chegou o game LIDER 2010 para você treinar na web.
(por Lucas Toyama)
.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifxmTKNB-V5slOArnlyuGqo7_LOlCHnR8ll7VH-Y-WyZhQgvrR59u5kIJCmZQ3wmY81iWKMx45hug7WoCZjO3SNbF69r3ZvKNObJt4N89mnuUgh9WoEoDfj7g5nA2TuGQn-u9x14YDs46P/s320/lider2010.jpg
Você acaba de assumir a liderança de um projeto, já em andamento, na Solutech, empresa de tecnologia. A sua nova equipe conta com quatro integrantes e seu prazo de entrega é de três meses. Ao longo desse período, situações delicadas, crises e pressões serão constantes e você precisará superar todos os desafios para quebrar a resistência do time e obter os resultados esperados. É esse o cenário que o seu “eu virtual” enfrentará no Líder2010, jogo corporativo disponível gratuitamente no site do Canal Rh. O projeto é uma parceria entre o Canal Rh e as empresas FábricaRH, especializada em programas de treinamento e desenvolvimento, e Aennova, que concebe soluções completas de aprendizagem e tomada de decisão.
O tema liderança, escolhido pela equipe do Canal Rh, foi abraçado pela FábricaRH, que tem expertise no assunto. A consultoria, então, aprofundou a reflexão e sugeriu que o jogo estivesse alicerçado nos conceitos da chamada liderança situacional. “Essa base foi apresentada no artigo Leadership that Gets Results, de Daniel Goleman, publicado pela Harvard Business Review de março/abril de 2000, e faz muito sentido no mundo corporativo atual”, afirma Flávio Yoshimura, sócio consultor da FábricaRH. Em linhas gerais, defende-se que o líder não deve adotar apenas uma postura e ficar nela engessado, mas ter a capacidade de se reinventar, analisar as peculiaridades de cada situação e interagir com ela da maneira mais adequada.
Sob pressão
É justamente essa flexibilidade que será exigida no game. Afinal, a situação do jogador não é das mais confortáveis. A equipe, heterogênea, conta com uma ex-estagiária recém-efetivada, uma profissional experiente, porém pouco motivada, outro, cujas entregas deixam a desejar, e uma estrela com grande potencial e sede de crescimento. Vários perfis, anseios e angústias. Um projeto que deve ser entregue num prazo curto. Diante desse quadro, o jogador será colocado em situações nas quais terá de tomar decisões. Durante todo o tempo, ele estará sendo analisado segundo dois critérios: resultados e clima da equipe.
Todo o trabalho necessário para traduzir a ideia num jogo (roteiro, cenários, contextos, escolha de personagens) foi fruto do esforço conjunto entre FábricaRH e Aennova. “Nossa equipe conta com um designer instrucional, que cuida da parte pedagógica do projeto, um game designer, responsável pelos aspectos lúdico e interativo, e um consultor de tomada de decisão, que aplica os conceitos e conhecimentos no jogo”, explica Sunami Chun, sócio diretor da Aennova e responsável pela programação do game.
O jogo, que tem uma duração de aproximadamente 25 minutos, é voltado para qualquer profissional que tenha passado, esteja vivenciando ou simplesmente deseje simular a situação de ser líder. “Trata-se de um assunto muito debatido e estudado no mundo corporativo, mas cuja compreensão é mais efetiva quando os conceitos são colocados em prática”, diz Yoshimura. “Esse projeto busca justamente reduzir essa distância entre teoria e prática”, complementa Chun. Mais informações: Aennova e FábricaRH

Neste game, o relógio conta a seu favor. Ao clicar o botão de iniciar o jogo, você terá cerca de meia hora para mostrar as habilidades de liderança. Treine agora, para acertar mais tarde na prática. E se tornar a cada dia um gestor mais importante para a sua equipe. A partir de agora você tem carta branca e uma missão. Além disso, vai coordenar quatro profissionais. O que decidir irá influenciar o ânimo da equipe, o resultado do projeto e a sua avaliação. Afinal, aqui você tem de mandar bem.
Recomendo que antes de clicar para começar a jogar você dê uma olhada nas telas que coloquei mais abaixo. São quatro imagens que você verá quando começar o jogo. A primeira é a abertura com os links informativos (inclusive aquele que efetivamente iniciará o jogo) e as demais serão as que estão indicadas na primeira:  "como jogar", "conceitos do jogo" e os créditos para os criadores do software. Mãos à obra.
    [Clique na imagem e vá para o site do game e... comece a jogar] 
     
    •  
    •  


    Um comentário:

    Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.