19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

George Carlin. Aposto que você não conheceu esta mente privilegiada.

Algum de vocês já tinha ouvido falar de George Carlin?  Pois se sabiam quem era (ele morreu em 2008) podem considerar-se muito bem informados; eu não o conhecia até pouco tempo atrás, digo melhor, não conhecia seu trabalho. 
George Carlin (1937-2008) deixou um volume  considerável de discos, livros, filmes e outras produções no universo da cultura norteamericana, mas foi, principalmente, um comico de Stand-up Comedy (aqueles comediantes que ficam sozinhos nos palcos e por meio de monologos contam  histórias e fazem piadas rapidas criticando costumes, personagens publicos, politicos e tudo o que esteja nos noticiarios). 
http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/0817545.jpg"Contestador, sarcástico, subversivo, hilariante, genial , estas são algumas das formas de definir o lendário ícone da contra-cultura norteamericana George Carlin.
Ator, escritor, comediante , crítico acerbo da decadência de valores que presenciamos e das ilusões acalentadas pela humanidade através do tempo, como religiões, santidade da vida etc. 
 Ficou mundialmente conhecido após o seu célebre número "Sete Palavrões que Você Nunca Deve Dizer na TV". Isto lhe valeu uma prisão no dia 21 de Julho de 1972, por obscenidade.
Publicou vários livros, produziu comédias, realizou diversos especiais para a tv, além de participar de inúmeros filmes , toda a sua produção marcada pelo brilhantismo e coragem de contestar valores e idéias comumente aceitas. 
Numa das suas apresentações ele diz que "as pessoas costumam dizer que o político é lixo", mas, ele complementa, "os políticos foram retirados do seio da sociedade americana".  Ele frequentou as ruas, as escolas, as igrejas, as universidades americanas e defendia que o" verdadeiro lixo é o povo americano, do qual os políticos são meros exemplares."
Corajoso, honesto, genial e preciso. Um grande comediante, capaz de extrair o seu humor da sua visão crua da humanidade, expondo o nosso ridículo e mesquinhez. O absurdo da nossa vida."  (texto retirado do blog Mundo Vigarista com pequenas edições).
http://ateusdobrasil.com.br/wp-content/uploads/2008/06/carlin.jpgDuas de suas frases dizem bem do seu estilo:
  • “Não tenho nenhuma opinião ou vícios. Não acredito neste país, não acredito em religião, ou em Deus, e não acredito em todas essas idéias institucionais criadas pelos homens”
  • "O nome é Sonho Americano porque você precisa estar dormindo pra acreditar nele."
Há muito material na internet sobre George Carlin. Pena que o "Sistema Brasileiro de Importação da Cultura Americana"  tenha-nos impedido - as razões agora podem ser entendidas - de conhecermos este cara genial.  Eu mesmo já estou recolhendo vídeos e artigos sobre ele e seu trabalho. Vale a pena conhecer uma mente que teve a coragem de enfrentar com a cara limpa a cultura norteamericana e ainda por cima fazer sucesso. Basta dizer que em 2008 ele foi vencedor do Premio Mark Twain, considerado o Oscar da comedia nos EUA.
Coloquei nos post vários vídeos de performances de George Carlin.  O primeiro é uma entrevista maravilhosa. Recomendo que assistam todos* pois mostram a inteligencia e a vivacidade deste ateu declarado que soube como poucos de seus contemporaneos traduzir com bom humor e piadas a visão de descrédito que tinha do mundo ao seu redor.
* O vídeo "Dez Mandamentos" é uma declaração de conteudo ateu onde Carlin questiona itens da religião catolica (ele era ateu juramentado). A reprodução vídeo legendado sofre um patrulhamento intenso do YouTube por demanda da Sony. Por isto o Mauro (que fez a produção legendada) teve que colocar uma musica ao fundo. Quem for religioso convicto deve evitar de assistir o vídeo cujo show, diga-se de passagem é muito

Entrevista

Common Experiences

Save the Planet

Os Dez mandamentos
Homelessness and Golf
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.