19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

5 de Setembro - Madre Teresa de Calcutá morreu na Índia em 1997; Terrorismo do Setembro Negro nas Olímpiadas de Munique (1972); Hoje é o Dia da Amazônia.

5 de setembro

5 de setembro é o 248º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 117 para acabar o ano.


Eventos históricos

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1a/Cardinal_Richelieu_%28Champaigne%29.jpg/414px-Cardinal_Richelieu_%28Champaigne%29.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/5f/Louis_XIV_of_France.jpg/422px-Louis_XIV_of_France.jpg
Retrato de Luis XIV por Hyacinthe Rigaud (1659–1743)
  • 1774 - Início da Convenção da Filadélfia (v. Revolução Americana de 1776). 
  • 1793O "Reino do Terror" começou durante a Revolução Francesa com a Convenção Nacional que instituiu medidas duras para reprimir as atividades contra-revolucionárias.  
  • 1836 - Sam Houston foi eleito presidente da República do Texas. Hpuston é um herói  do Texas e dos EUA. A cidade de Houston, no Texas, tem o nome em homenagem a ele.
  • 1850 - Elevação do Amazonas à categoria de Província - Estado Brasil
  • 1877 - Cavalo Louco foi morto quando era prisioneiro, atravessado por uma baioneta de um dos guardas do Camp Robinson, depois de uma suposta tentativa de fuga.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_4k350e8bH6b1AC85EHVWs7fMZuJG8oqvHLZ9vYVGTV35YD-c_F2ugHqVdhyphenhyphen8m2PVGVi9n5gNCXlJtXbYUBdgyjFI9ZTRgYpH-k4hzmUm_OXJMS1rBQ4IRtrwjzl3dwVnODYhwXTK73CL/s200/8.14_Crazy_Horse.jpg
  • 1882 - realização do primeiro desfile do Dia do Trabalho.  
  • 1914 - Primeira Guerra Mundial - Aconteceu a Primeira Batalha do Marne. "Tratou-se de uma ofensiva conjunta das forças da Tripla Entente, compostas pelo exército francês e pelas forças expedicionárias britânicas, contra os avanços sucessivos das tropas alemãs, que já tinham invadido a Bélgica e o nordeste da França e se encontravam a apenas 48 km de Paris. A batalha foi ganha pelo general francês Joseph Joffre, que conseguiu travar o avanço em massa do exército alemão." (ver materia especial mais adiante no post)
  • 1936 - A norte-americana Beryl Markham realiza sozinha vôo sobre o Atlântico em direção leste-oeste, sendo a primeira mulher a conseguir este feito.
  • 1940 - Hitler emite ordens para atacar prioritariamente Londres e outras cidades, em detrimento de bases aéreas britânicas (v. Blitz). 
  • 1960 - O boxeador Cassius Clay, que mais tarde mudaria seu nome para Muhammad Ali, ganha a medalha de ouro na Olimpíada de Roma.
http://c3.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/N7c022e22/5105294_gQvE7.jpeg
  • 1981 - Recordes de João do Pulo - Em 5 de setembro de 1981, João Carlos de Oliveira, o "João do Pulo", ganha a medalha de ouro em salto triplo na 3ª Copa Mundial de Atletismo, em Roma. Ele atingiu o auge da carreira nos anos 70, com o recorde de 17,89 metros, no Pan-Americano do México, em 1975. A marca foi imbatível por dez anos. (ver matéria especial mais abaixo)
  • 1982 - O Legião Urbana realiza seu primeiro show. A banda foi uma das nove atrações do festival Rock promovido pela Festa Nacional do Milho, no Parque de Exposições de Pato de Minas, Minas Gerais. 
  • 1997 - Prêmio Nobel da Paz Madre Teresa morreu em Calcutá, na Índia, aos 87 anos.
http://almadelicada.files.wordpress.com/2010/10/madre_teresa_abbraccio.jpg

Nascimentos                                                               

http://eueraassim.files.wordpress.com/2010/06/raquel-welch21.jpg?w=359&h=450

Neste vídeo Freddie Mercury canta, em antológico dueto com a extraordinária soprano espanhola Montserrat Caballé a música "How Can I Go On".
 
1951 - Michael Keaton, ator estadunidense.

Falecimentos                                                                   


5 de setembro: Dia da Amazônia

http://www.wwf.org.br/_skins/pandaorg3/img/logo.png
No dia 5 de setembro é comemorado o dia da Amazônia. Este importante bioma abriga um número enorme de plantas e animais existentes no planeta e a maior parte dessas espécies sequer foi estudada pelos cientistas. O bioma é tão extenso que se fosse um país, seria o sétimo maior do mundo.
A Amazônia é necessária para o mundo inteiro, mas está ameaçada. As atividades humanas interferem cada vez mais na região. As forças de mercado, a pressão populacional e o avanço da infra-estrutura causam impactos em grandes áreas da floresta.
Hoje devemos comemorar a existência da floresta amazônica e reconhecer a importância dela para a vida.



Começa a Batalha do Marne

foto de sinopsis http://www.canaldehistoria.pt/img/logo_canal_historia.gif

"Neste dia da Primeira Guerra Mundial, os franceses atacam as forças avançadas alemãs a nordeste de Paris, e a Batalha do Marne começa. Após o início das hostilidades, na Europa em Agosto de 1914, a Alemanha levou a ofensiva para Ocidente, esperando derrotar a França antes dos russos avançarem demasiado no Leste. Os alemães entraram rapidamente na Bélgica, derrotando os Aliados e, em Setembro, o "Schlieffen Plan" - o ataque planeado sobre as forças francesas - parecia destinado a um desfecho triunfante. As forças alemãs cruzaram o Rio Marne, a nordeste de Paris, e o governo francês foi evacuado. Contudo, a 5 de Setembro de 1914, o exército francês começou a atacar o flanco direito exposto dos alemães e, no dia seguinte, o contra-ataque era total. A 9 de Setembro, os alemães exaustos começaram a sua retirada e Paris foi salva. Calcula-se que na Batalha de Marne tenham morrido ou ficado feridos cerca de 500.000 homens." 

  •  

Assinatura do Tratado de Benelux

foto de sinopsis 
No dia de hoje, em 1944, foi assinado, em Londres, o tratado de constituição do Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo). A entrada em vigor do mesmo só se materializou a 1 de Janeiro de 1948. O tratado pressupunha a reconstrução de cada um destes países, depois da Segunda Guerra Mundial, e tinha como intenção a livre circulação de pessoas, bens e serviços.
Com a assinatura do tratado, os três estados do Benelux desenvolveram-se em grande parte graças ao comércio interno. Uniram forças para seguir a mesma linha nas políticas externas e ingressaram juntos em organismos internacionais, como a União Europeia Ocidental (juntamente com a França e o Reino Unido) e a OCDE em 1948, a NATO em 1949, a CECA em 1951 e, seis anos mais tarde, aderiram à CEE (antiga denominação da União Europeia).







João do Pulo é tricampeão mundial 

[enviado por: Thiago Jansen]

"O brasileiro recordista mundial de saltotriplo João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, conquistou em Roma o seu terceiro título mundial consecutivo, ao ganhar a segunda etapa da 3ª Copa do Mundo de Atletismo. João saltou a distância de 17,37m, dois centímetros a mais do que o resultado obtido pelo campeão olímpico de Moscou Kaak Uudmae, batendo o recorde da competição, que já era seu.
Apesar da opinião do público e da imprensa que acreditavam que o brasileiro fosse conseguir apenas o quarto lugar na classificação geral, atrás de Kaak Uudmae, Zau Zhen Xhian e Willie Banks, dono do melhor resultado da temporada (17,56m), João do Pulo não se intimidou e conquistou o seu melhor resultado no quarto salto dos seis a que tinha direito na prova. A vitória teve gosto de revanche, já que o soviético Kaak Uudmae havia superado João em 1981, deixando-o apenas com o bronze nas olimpíadas de 1980.
Um dos maiores heróis do atletismo brasileiro, João do Pulo nasceu em 28 de maio de 1954, em Pindamonhangaba, São Paulo. Sua primeira grande vitória veio em 1973, quando ficou famoso ao quebrar o recorde mundial júnior de salto triplo, no sul-americano, com a marca de 14,75m. Seguiram-se então as medalhas de ouro em salto a distância e no salto triplo, onde quebrou o recorde mundial da modalidade, no Pan-americano de 1975. Em 1979, no Pan-americano de Porto Rico, João do Pulo venceu as duas modalidades e alcançou o bicampeonato. Apesar das vitórias, João nunca conseguiu uma medalha de ouro em olimpíadas, ganhando o bronze em Montreal (1976) e Moscou (1980).

Para sempre João do Pulo
No mesmo ano do tricampeonato mundial, João do Pulo teve sua carreira brutalmente interrompida por um acidente de carro, que resultou na amputação de sua perna direita. Após o acidente, formou-se em educação física, entrou para a vida política e foi eleito, em 1986,Deputado Estadual por São Paulo e reeleito em 1990, quando defendeu os interesses políticos dos atletas e deficientes físicos. João do Pulo faleceu em 1999, mas graças a seus recordes, suas medalhas e à canção "João do Pulo", de Aldir Blanc e João Bosco, sua lembrança permanecerá para sempre no imaginário do esporte brasileiro."


Arrows gif fileAbaixo estão alguns dos logotipos das principais fontes que utilizei para a produção do post. Clique sobre eles e leia os textos completos nos sites de origem.


... ..
.
....http://www.canaldehistoria.pt/img/logo_canal_historia.gif..https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifo475Dpi5wor2Jj_gc8gCsQsYOaLCFsyOaLyXoCbPO3edGrG3J3Y3faUCi-xTP9ySgGtL8-4_99gTunUFQst6vBW3Dqd9scxAG4bF2LeafaBveVINAO48QS7YbYGEQq-n3qQKxF3c27c/s320/-TITULO.jpg
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.