19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 10 de setembro de 2011

10 de Setembro - Sissi, Imperatriz da Áustria é assassinada (1898); Fittipaldi conquista seu 1º título da Fórmula 1, em Monza (1972); Guernica de Picasso é devolvido à Espanha pelo MoMA (1981).


10 de setembro é o 253º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 112 para acabar o ano.

Eventos históricos

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2f/Sim%C3%B3n_Bol%C3%ADvar_2.jpg
Oleo de Ricardo Acevedo Bernal
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2CFPdp9pwbJz1sOjdS7X7PSyHSWI3iBWEvAmQ-Tl9aE9FE0ziU93yqtKSwhY4pIxQWefpAcIWOtgUcU0scHIr2jrZ5rX0_N1Z8rOQz0rZN1RS4WEBOYymV-xegomLbVIL5fJ_p5B5a8mI/s1600/GENERAL+BENTO.jpg
Clique sobre a imagem e saiba mais sobre o tema
  • 1877: Os restos mortais de Cristóvão Colombo são colocados na Catedral de Santo Domingo.
  • 1898 - Assassinato da imperatriz Sissi - Elizabeth da Áustria
    • No dia 10 de setembro de 1898, o anarquista Luigi Luccheni assassina a imperatriz da Áustria, Elizabeth de Wittelsbach, "Sissi". Ela era filha do Duque Maximilian e da Duquesa Ludovika. Aos 16 anos, casou-se com Franz Joseph I, em festa que foi considerada o maior acontecimento social do século.  (veja texto especial ao final do post)

  • 1929 - Criação da Liga Espanhola de Futebol, conhecida como La Liga.  
  • 1960 - O etíope Abebe Bikila vence, descalço, a maratona da Olimpíada de Roma. Descoberto nas montanhas, seu invejável preparo físico era resultado da elevada altitude e do ar rarefeito do lugar onde vivia.  
  • 1972 - O brasileiro Emerson Fittipaldi vence o seu primeiro campeonato na Fórmula 1. A corrida decisiva foi disputada no autódromo de Monza, na Itália.
http://eternamenteregina.zip.net/images/regcorrida1.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/Mural_del_Gernika.jpg
 "10 de Setembro de 1981, o monumental mural contra a guerra do artista espanhol Pablo Picasso "Guernica" é recebido na povoação de Guernica, cujos residentes, que sofreram a Guerra Civil espanhola, serviram de inspiração à pintura. Em 1937, com a aprovação de Francisco Franco, a Alemanha Nazi testou a sua nova e mortal força aérea em Guernica, uma povoação na região basca, disposta a ser independente. Em três horas de bombardeamento, morreu um terço dos seus 5 000 habitantes. Como acção de protesto, Picasso pintou "Guernica" no seu desterro em Paris. Em 1939, a pintura foi para Nova Iorque onde permaneceu, de acordo com os desejos de Picasso, até a democracia regressar a Espanha. Agora, está no Museu Rainha Sofia em Madrid. Desde 1997 que os nacionalistas bascos pedem a sua transferência para o Museu do Guggenheim em Bilbao."
  • 2004: A identidade de Mona Lisa é descoberta. Seu nome era Lisa de Giocondo e foi a esposa de um comerciante de Florença chamado Francesco del Giocondo.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ec/Mona_Lisa%2C_by_Leonardo_da_Vinci%2C_from_C2RMF_retouched.jpg/402px-Mona_Lisa%2C_by_Leonardo_da_Vinci%2C_from_C2RMF_retouched.jpg

Nascimentos                                                           

Falecimentos                                                           

Feriados e eventos cíclicos                                       

  • Segundo a ONU - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Abaixo estão alguns dos logotipos das principais fontes que utilizei para a produção do post. Clique sobre eles e leia os textos completos nos sites de origem.

... ..
.
http://www.canaldehistoria.pt/img/logo_canal_historia.gif.https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifo475Dpi5wor2Jj_gc8gCsQsYOaLCFsyOaLyXoCbPO3edGrG3J3Y3faUCi-xTP9ySgGtL8-4_99gTunUFQst6vBW3Dqd9scxAG4bF2LeafaBveVINAO48QS7YbYGEQq-n3qQKxF3c27c/s320/-TITULO.jpg

.

    1898 -Assassinato de Sissi


    http://www.numismatas.com/phpBB3/styles/getaway_green/imageset/topom.jpg
    Clique no logotipo
    ImagemElisabeth Amalie Eugenie von Österreich-Ungarn, ou simplesmente Sissi, como carinhosamente foi chamada, foi imperatriz da Austria, através do seu casamento com o imperador Francisco José I, aos 16 anos de idade.
    Foi um casamento de amor, pois ambos se apaixonaram na primeira vez que se viram.
    Apesar disso, Sissi nunca se acostumou à rigidez da corte Austriaca nem ao mau relacionamento que tinha com a sogra. Esta escolheu o nome da primeira filha de Sissi, sem sequer a consultar , foi ela que tratou da educação dos netos, impedindo Sissi de conviver com os filhos referindo-se a ela como “a vossa tola mãe".

    Após o nascimento do quarto e ultimo filho do casal, o casamento começou a deteriorar-se. O imperador estava sempre ocupado com a politica do império, o que aumentava a solidão de Sissi que sofria de depressão.
    Passou a ser conhecida não só pela beleza, mas também pelo seu gosto pela moda, dietas e exercícios físicos, cavalgadas e vários amantes. Era obcecada pela sua forma fisica, seguindo dietas rigorosas para perder peso, tratamentos faciais, e dedicava três horas por dia a pentear os seus cabelos que lhe chegavam aos pés.

    Em 1889 Sissi recebe a notícia da morte do seu único filho varão, o príncipe herdeiro Rudolfo, encontrado morto ao lado da sua jovem amante e em circunstâncias que ainda hoje estão por esclarecer.
    Nunca superou a perda , iniciando uma vida de viagens que a fariam estar longe da corte que tanto detestava.
    A 10 de Setembro de 1898, em Genebra na Suíça, Sissi foi assassinada por um anarquista italiano, Luigi Lucheni, que pretendia matar qualquer personalidade que se encontrasse na cidade.
    Quis o destino que fosse Sissi.

    Imagem Imagem


    Na manhã do dia 10, após sair do Hotel Beau-Rivage em que estava hospedada, a caminho de uma embarcação para atravessar o lago de Genebra, Sissi foi abordada por Luigi que a golpeou com um fino estilete em forma de agulha no coração. A imperatriz caiu, mas ainda assim conseguiu levantar-se sem perceber a gravidade do golpe que sofrera, e embarcou. Isabel da Áustria desmaiou a bordo, o barco regressou ao cais e ela foi levada para o hotel onde morreu naquela tarde.
    O seu corpo está sepultado na Cripta Real dos Habsburgo na Igreja dos Capuchinhos, em Viena, ao lado do filho e do marido.


    O assassino de Sissi, e uma gravura da época reconstituindo o assassinato



    1972 - Fittipaldi conquista o seu primeiro título na F-1

    Jornal do Brasil: 11 de setembro de 1972
    [Enviado por: Lucyanne Mano] "Após impressionante desempenho de técnica e segurança, Emerson Fittipaldi conquistou por antecipação o título do Campeonato Mundial de Fórmula-1 da forma como mais desejava: vencendo o Grande Prêmio da Itália, no Autódromo de Monza. Emerson cumpriu as 55 voltas em 1h29m58s4d, com uma média de 211,812km/h.

    Como sempre, franco em suas declarações, Emerson afirmou que "dificilmente conseguiria alcançar Jack Ickx, caso sua Ferrari não quebrasse, porque faltavam apenas nove voltas para o final e eu não forçaria demais o carro, que poderia quebrar. Aí, então, não obteria o segundo lugar nem outra boa colocação".
    Correndo pela Lotus com o famoso carro negro da John Player Special, tornou-se, aos 25 anos de idade o mais jovem piloto a conquistar um título.

    Ele foi bicampeão na F-1 em 1974. E deixou a modalidade em 1980, passando a disputar a Fórmula Indy, onde também foi campeão em 1989. Foi também vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, por duas vezes, em 1989 e 1993. Após um grave acidente, encerrou a carreira em 1996. Hoje, além d
    e diretor da equipe brasileira na categoria A1GP, participa da GP Master."

    HECHOS HISTÓRICOS
    (CLIQUE AQUI PARA CONHECER O SITE)





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.