19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 4 de setembro de 2011

4 de Setembro - Titanic - aparecem as primeiras imagens do naufrágio (1985); Anos de Chumbo - Sequestro do embaixador americano é duro golpe no governo militar (1969); Paulo Gracindo, o Bem Amado, morreu em 1995.



4 de setembro é o 247º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 118 para acabar o ano.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdV_9c09L9PdmOYqDQ9plgJoxbth-LsZDFLUDfPBij56Uy9GNQq2Kh1QT8rnVqT1xPaa1y2JGSswuMYa_3NhzufCnKCVO8L6Gd59hqcmm9sDzoUinQQuoUyCCvse5bzJ7_4S_ok-ZIBPJO/s1600/PICT0063.JPG
Quadro de Thomas Couture (1815-1879) - "Les Romains de la Decadence" - Musée d'Orsay, Paris (Clique na imagem e saiba mais sobre o tema

Eventos históricos

http://www.canaldehistoria.pt/img/logo_canal_historia.gif
Clique no logotipo
foto de sinopsis"Romulus Augusto, o último imperador do Império Romano Ocidental, é deposto por Odoacer, um bárbaro alemão que se proclama Rei de Itália. Odoacer era um líder mercenário no exército imperial romano, quando lançou um motim contra o jovem Imperador. 
Em Piacenza, derrotou o General Romano Orestes, o poderoso pai do imperador, e tomou Ravenna, a capital do Império Ocidental desde 402. Embora o governo romano continuasse no Oriente, a coroação de Odoacer marcou o final do Império romano original com o seu centro em Itália. "

Casamento Arranjado
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e1/Pedro_II_of_Brazil_and_Teresa_Cristina_1843.jpg/800px-Pedro_II_of_Brazil_and_Teresa_Cristina_1843.jpg
Dom Pedro e Dona Teresa Cristina recém casados. Autor desconhecido
"D. Pedro II se casou por procuração em Nápoles a 30 de maio de 1843 e em pessoa no Rio de Janeiro a 4 de setembro de 1843 com Teresa Cristina Maria de Bourbon-Duas Sicílias, nascida em Nápoles em 14 de março de 1822 e morta em 28 de dezembro de 1889 no Porto, estando sepultada em Petrópolis, no Brasil, desde 1925. Era filha caçula de Francisco, Duque da Calábria, futuro Francisco I das Duas Sicílias (1777-1830) e de sua segunda esposa Maria Isabel de Bourbon, quinta filha de Carlos IV rei da Espanha e portanto, irmã de Carlota Joaquina de Bourbon. D. Teresa Cristina trouxe um dote de dois milhões de francos. Tiveram quatro filhos.
O imperador casou-se com a princesa Teresa Cristina Maria, após outras negociações mal sucedidas junto às cortes da Áustria, Espanha e Rússia. Somente em 23 de julho a notícia chegou ao Rio de Janeiro. A primeira questão foi a da sucessão, pois as leis da sucessão davam o trono a uma mulher apenas na ausência de filho varão. Na década de 1840, poucas princesas européias estavam dispostas a se arriscar numa enorme viagem rumo ao Hemisfério sul. Enviaram-se emissários para a Europa com resultados pouco satisfatórios. Conseguiu-se afinal uma prima distante, do ramo napolitano da Casa real espanhola, onde reinavam como reis das Duas Sicílias. O bisavô de Pedro II, Carlos IV da Espanha, era irmão de Fernando I das Duas Sicílias, avô da princesa que se dispôs a se tornar imperatriz. Um ano depois eram pais de Afonso, nascido em 1845 (achado morto no berço em 1847, sem razão aparente) e em 1848 nasceria outro menino.
Depois de perder o segundo filho, o casal viu que não mais poderia ter outros. O imperador resignou-se e fez da filha primogênita, a Princesa Imperial, herdeira oficial. Reinava, porém sobre uma corte de poucas festas, trabalhadora, séria. Aboliu gradualmente muitas cerimônias que antes mostravam pompa, abriu a Família Imperial ao contato mais próximo com seus súditos.
O beija-mão, porém, perdurou por muito tempo, apesar de já abolido em outros países. Era tido, sobretudo no exterior, como governante liberal." (clique aqui para ver o texto completo no site original)
  • 1850 - Em decorrência da Lei Aberdeen, promulgada pela Inglaterra, a lei nº 581 impõe um novo limite à continuidade do tráfico de escravos para o Brasil.
  • 1871 - É proclamada a República Francesa.
  • 1882 - Thomas Edison acende pela primeira vez, na central de eletricidade a iluminação elétrica comercial.
  • 1888 - George Eastman registra a marca Kodak e recebe a patente por sua câmera que usa rolo de filme.
  • 1930 - A Cidade da Paraíba passa a chamar-se João Pessoa (Brasil). 
  • 1933 Cuba: Golpe de estado dá início a governo ditatorial comandado por Fulgêncio Batista.
  • 1941 - Segunda Guerra Mundial: começa o bombardeio a Leningrado, que resistiu durante 900 dias.
  • 1941 - Segunda Guerra Mundial: começa o bombardeio a Leningrado, que resistiu durante 900 dias.
"O Exército nazista, que invadiu a União Soviética no dia 22 de junho de 1941, fechou o cerco em torno de Leningrado no dia 8 de setembro do mesmo ano e o manteve durante 900 dias e noites, até que o Exército Vermelho conseguiu rompê-lo em 27 de janeiro de 1944.
O propósito de Hitler era apagar Leningrado da face da terra, mas a cidade resistiu e sobreviveu, embora ao custo de um milhão de vidas de seus habitantes e defensores, vítimas dos bombardeios, da fome e do frio. Pegos de surpresa pela invasão nazista, os dirigentes comunistas da cidade não prepararam devidamente sua defesa e não fizeram reservas de alimentos, por isso a fome se apossou de Leningrado um mês depois de iniciado o cerco.
Com o inimigo às portas da cidade, dezenas de milhares de civis foram mobilizados para levantar fortificações e formar milícias populares, para as quais nem sequer havia armas e que eram enviadas à frente com uma média de um fuzil para trinta homens, sob o lema patriótico "A arma será conseguida em combate".
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/66/Blokada_Leningrad_diorama.jpg
Pintura de Sergey Nemanov
Umas 20 mil pessoas morreram na defesa da cidade e outras 10 mil morreram sob as bombas, mas foram a fome e o inverno, com temperaturas de -40ºC, que mais estragos fizeram entre os habitantes. Um relatório da inteligência nazista citado pela imprensa assinalava em fevereiro de 1942 que a média de civis mortos era de "entre dois e três mil por dia", e outro soviético confirmava em março que "morrem por dia entre 3,2 mil e 3,4 mil pessoas".
Na cidade, onde a ração de pão diária foi nos piores momentos de só 125 gramas, o impacto da fome era tão forte que muitos habitantes se viram forçados a praticar o canibalismo, segundo documentos da época ocultados pela propaganda soviética mas abertos posteriormente a historiadores. A falta de alimentos foi tão dramática que os pais não deixavam seus filhos sair sozinhos à rua por medo de serem seqüestrados por quadrilhas que depois vendiam a carne humana.
"Já comem carne humana, que conseguem no mercado", dizia um relatório secreto enviado no dia 23 de fevereiro de 1942 ao líder comunista de Leningrado, Andrei Zhdanov, e citado hoje pelo diário Izvestia.
As autoridades da cidade foram obrigadas a criar toda uma divisão especial para combater o canibalismo, com um saldo de 600 condenados em fevereiro de 1942 e mais de mil em março, segundo documentos reproduzidos pelo Izvestia. Outros cálculos realizados por historiadores graças a documentos secretos da época indicam que até 2,3 milhões de habitantes foram sepultadas nas 146 fossas comuns cavadas durante o bloqueio nos quatro cemitérios de Leningrado."
  • 1955 - Inicia-se a primeira edição da Taça dos Campeões Europeus de Futebol.   
  • 1957 - A Guarda Nacional americana impede a entrada de nove estudantes negros num colégio de Little Rock.
  • 1965 - Os Beatles lançam o compacto Help, que atingiria o primeiro lugar nas paradas inglesas. 
  • 1967 Política: Fundação da Frente Ampla, formada para fazer oposição ao regime militar no Brasil. A Frente Ampla foi um grupo político reunindo Carlos Lacerda e seus antigos adversários Juscelino Kubitschek e João Goulart contra o Regime Militar de 1964 criado a partir de 1966.
  • 1969 - Militantes do MR-8 seqüestram o embaixador americano no Brasil,  (ver anos de chumbo). "Em 4 de setembro de 1969, o embaixador americano Charles Elbrick é seqüestrado no Rio, em plena ditadura militar. Organizado por grupos que pediam como resgate a libertação de 15 presos políticos, o seqüestro marcou a luta armada contra o regime. O filme "O que é isso, companheiro?" retrata a história.
clique aqui!
A operação aconteceu em Botafogo, quando o carro do diplomata foi interceptado no percurso entre a sua residência oficial e a sede da embaixada, no Centro. De lá foi levado para um casarão na Rua Barão de Petrópolis, onde permaneceu detido.
http://www.estadao.com.br/fotos/elbrick2.JPG
Na imagem, os militantes trocados na libertação do embaixador. Foto: Arquivo/AE -------

Abaixo está uma matéria da revista Veja, edição de 10 de setembro de 1969, ou seja logo após a divulgação do sequestro. Observem a linguagem do jornalista.
http://veja.abril.com.br/imagem/arquivo-veja/2007/rapto-chantagem-50965.gif

10 de setembro de 1969
Rapto e chantagem
"O Brasil viveu na semana passada um fato único em sua história. Com o rapto de Charles Burke Elbrick, embaixador americano, o governo foi
obrigado a libertar quinze presos políticos, condição de resgate imposta pelos seqüestradores.
Para os diplomatas, habituados às boas maneiras e às gentilezas dos salões, a violência física é a forma menos indicada de se resolver um problema. Para os terroristas, acostumados à subversão da ordem e à vida clandestina, a violência física é uma das formas mais indicadas de se resolver um problema. Na semana passada, um diplomata e alguns terroristas encontraram-se numa das ruas do bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, e iniciaram uma convivência forçada de quatro dias que seria encarada como um acontecimento extraordinário por todo o mundo." (Clique na imagem da capa de Veja para ler a reportagem completa)
  • 1970 - Salvador Allende da Unidade Popular é eleito presidente do Chile por estreita margem. Por não ter obtido a maioria dos votos, precisa ser confimado pelo Congresso, conforme a lei então vigente.
  • 1972 - Mark Spitz, nadador norte-americano, tem o recorde de sete medalha  
  • 1985 -  Aparecem as primeiras imagens do Naufrágio do Titanic a 4km no fundo do oceano - 73 anos após o naufrágio do transatlântico que afundou com a perda de 1.500 vidas foram liberadas as primeiras imagens dos destroços do Titanic capturadas em filme. (Veja detalhes e vídeos mais abaixo no post)
http://veja.abril.com.br/historia/titanic/_img/capa-ampliada.gif
Clique sobre a imagem e leia amatéria que a revista Veja preparou sobre o desastre do Titanic como se estivesse publicando a reportagem em edição extra da revista
    • 1986 - Yasser Arafat aceita a resolução 242 da ONU, que supõe o implícito reconhecimento do direito à existência do Estado de Israel.
    • 1998 - Fundação do site de pesquisas Google
      foto de sinopsis

      "A 4 de Setembro de 1998, Google foi criado por dois estudantes de Stanford, Larry Page e Sergey Brin, de 26 e 24 anos respectivamente.
      Ambos os estudantes estavam obcecados pela ideia de obter informações relevantes partindo de uma grande quantidade de dados (Internet). Para isso, começaram a desenvolver um motor de busca, inicialmente denominado "BackRub". Foi a base para o nascimento do Google.
      Larry e Sergey começaram a trabalhar, utilizando os dormitórios como escritório, onde desenvolveram a fase Beta. Com esta infra-estrutura mínima iniciaram a sua busca privada de investidores, para financiarem o projecto, sendo que um deles foi Andy Bechtolsheim, um dos fundadores de Sun Microsystems.
      O nome do motor de busca teve origem num jogo de palavras com o termo "googol", para se referir ao número representado por um 1 seguido de 100 zeros. Hoje em dia, a filosofia do Google continua intacta: organizar a informação mundial e torná-la universalmente útil e acessível."
    • 1999 - O líder da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Yasser Arafat, e o primeiro ministro de Israel, Ehud Barak, assinam em Sharm el-Sheik (Egito) o acordo de “Wye Plantation”, que prevê a retirada israelense da Cisjordânia em três fases.

    Nascimentos

    http://www.rollemberg.com.br/noticias/morre-antonio-carlos-magalhaes/image
    http://www.jjcabeleireiros.com.br/blog/images/beyonce1.jpg

    Falecimentos

    • 1965 - Albert Schweitzer, teólogo, músico, filósofo, médico e missioneiro francês, prêmio Nobel da Paz de 1952. (n. 1875)
    • 1994 - Georges Simenon, escritor belga (n. 1903). "Georges Simenon, um grande escritor que há meio século é lido em todas as partes do mundo, que é belga e não francês como muitos pensam. Só produz livros de sucesso: não há aventura do seu famoso “inspetor Maigret” que não tenha se tornado best-seller." (clique aqui para ler uma entrevista com G.Simenon em 1984)
    • 1995 - Paulo Gracindo, ator brasileiro (n. 1911)

    Adeus ao Bem-amado

    (Enviado por: Thiago Jansen) 
    O ator Paulo Gracindo morreu aos 54 anos no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde fora internado para tratar-se de complicações resultantes de uma operação de câncer na prostata realizada três meses antes. Em seu enterro no cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, a sua viúva Dulce Xavier da Silva, 72 anos, e esposa de Paulo Gracindo há 53, e cerca de 200 amigos, a maior parte gente de teatro e televisão, se despediram do ator com lágrimas e aplausos. Também estiveram presentes na cerimônia o então prefeito do Rio, Marcello Alencar, e o secretário da Indústria e Comércio, Ronaldo Cézar Coelho.

    Apesar de considerar-se alagoano, por ter ido viver em Maceió ainda bebê, Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo nasceu no Rio de Janeiro em 16 de junho de 1911. Seu pai, o político Demócrito Gracindo, que chegou a ser prefeito de Maceió, sempre foi contra a vontade do filho de seguir a carreira artística. "No dia em que você subir a um palco, saio da platéia e te arranco de lá pela gola", diria. Após a morte do pai, Paulo Gracindo muda-se para o Rio de Janeiro e ingressa em pequenos grupos teatrais. Sem receber apoio da família, o jovem ator se vê obrigado a viver sem residência fixa, dormindo na rua e passando fome. Entretanto, apesar das dificuldades, jamais desistiu da carreira.

    Rádio, cinema e televisão
    Em meados de 1930 Paulo Gracindo consegue um emprego como locutor da Rádio Tupi e, em 1938, entra para a Rádio Nacional, onde permaneceu até 1960, participando de radionovelas e apresentando seu próprio programa. Após participar de alguns filmes do Cinema Novo, como "Terra em Transe" (1967) de Glauber Rocha, estreia nas telenovelas em 1971, como o personagem Tucão, em Bandeira dois. Em 1973 interpreta seu personagem mais marcante: o prefeito Odorico Paraguaçu, de O Bem amado, de Dias Gomes. Seguem as novelas Gabriela (1975), O Casarão (1976), Roque Santeiro (1985), entre outras. No total, Gracindo participou de 20 telenovelas, 26 filmes e diversas peças de teatro.

    Feriados e eventos cíclicos                                              

    • Para os Judeus: dia da Criação
    • Santos do dia
      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRSKu9lHTElkAvZTKxpdCQVby6rdbFmzPYGNlFhKLZxkefnYuPZOvTjuaxdJPPUQxP_nGi4mz8Xz0SUJI7_09XudyFkQf7rYqMnyjxVc2KtcM639miyJXLtwmU5MvvKmQpQwkqdjiDaxM/s1600/moisesejetro.jpg
      A pintura nos mostra Moisés na posição de juiz, com um bastão em sua mão direcionado a um homem que narra seu problema à autoridade. Do lado esquerdo de Moisés está um ancião com postura de observador, e atrás dele está um homem com um livro, obviamente o escrivão. (Clique no quadro para saber mais detalhes)

    ________________________________________________


     MAIS INFORMAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE EVENTOS NO DIA 4 DE SETEMBRO
    .

     1985: naufrágio do Titanic capturadas em filme
    http://newsimg.bbc.co.uk/shared/img/v3/masthead/bbc.gif
    Clique sobre o logotipo

    [Tradução da matéria no site da BBC]
    "O naufrágio foi descoberto há três dias (01/09/1985) por uma Associação  de expedições  Americana-Francesa lideradas explorador Robert Ballard.
    O navio está depositado a uma profundidade de 2,5 milhas (4 km) e foi filmado por um submarino não-tripulado chamado Argo.
    Imagens realçadas tiradas do filme têm permitido aos pesquisadores identificar caldeiras do navio assentado no fundo do mar.
    A equipe de investigação tem enviado mais câmeras de cor para captar imagens, mas dizem não ter planos para tentar recuperar o Titanic do naufrágio ou explorar seu conteúdo.
     
    Sucata
    Um sobrevivente do naufrágio, Eva Hart, disse que estava aliviada por que eles não estavam planejando perturbar o Titanic. "Eu sinto que é o túmulo de meu pai, e o túmulo de 1.500 pessoas", disse ela.
    O especialista em salvamentos Kendall McDonald disse que seria impossível levantar o casco daquela profundidade. "Não poderia suportar qualquer tipo de levantamento ... É um depósito de sucata", disse ele à BBC.
    A expedição contou com dois navios, o apoio da Marinha dos EUA, uma enorme quantidade de equipamentos sofisticados e oito semanas de procura para fazer a descoberta e obter o vídeo.


    Neste vídeo estão as primeiras imagens do Titanic a 4 km de profundidade apresentadas no dia 4 de setembro de 1985.
    Em Contexto
    Dr. Ballard retornou no ano seguinte (1986) em um navio da Marinha dos EUA e fez 11  mergulhos
    para o Titanic com um submarino de três homens.
    Muitas outras expedições visitaram o Titanic mais de uma vez, apesar das objeções de alguns sobreviventes e seus familiares que acreditam que o site deve ser deixado intocado.
    Em 1994, um tribunal dos EUA concedeu à empresa sediada em Nova York, a RMS Titanic, Inc. direitos exclusivos para salvamento do naufrágio.
    Eva Hart morreu em 1996 com idade de 91 anos."

    Filme original do titanic de 1912 antes de sua partida para sua jornada final. Este é um vídeo detalhado mostrando muitas partes do titanic e também os passageiros que morreram naquele dia trágico

    ________________________________________________

    http://www.numismatas.com/phpBB3/styles/getaway_green/imageset/topom.jpgQueda de Roma delimitando o início da Idade Média.

    Imagem
    Itália - florin - S. João


    Imagem

    "A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. Caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.

    Prevaleceu na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.
    Todo os poderes jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).

    ImagemA sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).

    Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.

    ImagemA educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Esta era marcada pela influência da Igreja, ensinando o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.

    A arte medieval também era fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião.

    Podemos dizer que, no geral, a cultura medieval foi fortemente influenciada pela religião. Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas e catedrais.

    No século XI, dentro do contexto histórico da expansão árabe, os muçulmanos conquistaram a cidade sagrada de Jerusalém. Diante dessa situação, o papa Urbano II convocou a Primeira Cruzada (1096), com o objetivo de expulsar os "infiéis" (árabes) da Terra Santa. Essas batalhas, entre católicos e muçulmanos, duraram cerca de dois séculos, deixando milhares de mortos e um grande rastro de destruição. Ao mesmo tempo em que eram guerras marcadas por diferenças religiosas, também possuíam um forte caráter econômico. Muitos cavaleiros cruzados, ao retornarem para a Europa, saqueavam cidades árabes e vendiam produtos nas estradas, nas chamadas feiras e rotas de comércio. De certa forma, as Cruzadas contribuíram para o renascimento urbano e comercial a partir do século XIII. Após as Cruzadas, o Mar Mediterrâneo foi aberto para os contatos comerciais.

    ImagemA guerra na Idade Média era uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e o poder. Os cavaleiros formavam a base dos exércitos medievais. Corajosos, leais e equipados com escudos, elmos e espadas, representavam o que havia de mais nobre no período medieval. 

    Em meados do século XIV, uma doença devastou a população européia. Historiadores calculam que aproximadamente um terço dos habitantes morreram desta doença. 

    A Peste Negra era transmitida através da picada de pulgas de ratos doentes. Estes ratos chegavam à Europa nos porões dos navios vindos do Oriente. Como as cidades medievais não tinham condições higiênicas adequadas, os ratos se espalharam facilmente. Após o contato com a doença, a pessoa tinha poucos dias de vida. Febre, mal-estar e bulbos (bolhas) de sangue e pus espalhavam-se pelo corpo do doente, principalmente nas axilas e virilhas. Como os conhecimentos médicos eram pouco desenvolvidos, a morte era certa. Para complicar ainda mais a situação, muitos atribuíam a doença a fatores comportamentais, ambientais ou religiosos.
    Imagem

    Após a Peste Negra, a população européia diminuiu muito. Muitos senhores feudais resolveram aumentar os impostos, taxas e obrigações de trabalho dos servos sobreviventes. Muitos tiveram que trabalhar dobrado para compensar o trabalho daqueles que tinham morrido na epidemia. Em muitas regiões da Inglaterra e da França estouraram revoltas camponesas contra o aumento da exploração dos senhores feudais. Combatidas com violência por partes dos nobres, muitas foram sufocadas e outras conseguiram conquistar seus objetivos, diminuindo a exploração e trazendo conquistas para os camponeses."

     _________________________


    Arrows gif fileAbaixo estão alguns dos logotipos das principais fontes que utilizei para a produção do post. Clique sobre eles e leia os textos completos nos sites de origem.


    ... ..
    .
    ....http://www.canaldehistoria.pt/img/logo_canal_historia.gif..https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifo475Dpi5wor2Jj_gc8gCsQsYOaLCFsyOaLyXoCbPO3edGrG3J3Y3faUCi-xTP9ySgGtL8-4_99gTunUFQst6vBW3Dqd9scxAG4bF2LeafaBveVINAO48QS7YbYGEQq-n3qQKxF3c27c/s320/-TITULO.jpg
    .

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.