19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

2 de Setembro: Marcio Moreira Alves profere o discurso que provocou o AI-5 no governo militar do Brasil (1968); A Internet nasceu nos EUA (1969)

2 de setembro

2 de setembro é o 245º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 120 para acabar o ano.

Eventos históricos

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/95/Castro_Battle_of_Actium.jpg
A Batalha de Actium, 2 de setembro de 31 a.C., por Lorenzo A. Castro, pintada em 1672.
  • 1822 - Nesse dia, Maria Leopoldina, reunida com o Conselho de Estado, assinou o decreto da Independência do Brasil.
http://www.marcillio.com/rio/historia/hiimledi.jpg
Da Leopoldina presidindo o Conselho de Estado que assinou o
Decreto da Independência, em 2 de setembro de 1822.
http://img352.imageshack.us/img352/7347/jb14121968vg0.jpg
  • 1969 - Dois computadores trocam dados em um teste da rede militar experimental Arpanet, marcando o nascimento da Internet, a rede mundial de computadores.

Nascimentos

Falecimentos

=============================================================================
Arrows gif fileAbaixo estão os logotipos das principais fontes que utilizei para a produção do post. Clique sobre eles e leia os textos completos nos sites de origem.
... ..
.
....http://www.canaldehistoria.pt/img/logo_canal_historia.gif..https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifo475Dpi5wor2Jj_gc8gCsQsYOaLCFsyOaLyXoCbPO3edGrG3J3Y3faUCi-xTP9ySgGtL8-4_99gTunUFQst6vBW3Dqd9scxAG4bF2LeafaBveVINAO48QS7YbYGEQq-n3qQKxF3c27c/s320/-TITULO.jpg
=============================================================================


Fim da Segunda Guerra
Em 2 de setembro de 1945, é assinada a ata de rendição incondicional do Japão, que decretou o fim da Segunda Guerra. A luta, sem paralelos em extensão e intensidade, tinha envolvido dezenas de países. Desde o dia 15 de agosto, os japoneses haviam se rendido e a luta em todas as frentes cessado.

1837 - Primeiras experiências oficiais do telégrafo com o Código de Morse.
1906 - O explorador Roald Amundsen alcança o porto de Nome (Alasca), após conseguir realizar a travessia noroeste do oceano Ártico.
1938 - O governo italiano estabelece que os judeus devem abandonar o país em um prazo máximo de seis meses.
1939 - O presidente Getúlio Vargas anuncia que o Brasil permaneceria neutro diante da Segunda Guerra Mundial.
1961 - O Congresso aprova a emenda constitucional que institui o regime parlamentarista no Brasil. Assim, João Goulart pôde assumir a presidência depois da renúncia de Jânio Quadros.
1970 - O parlamento indiano anula os privilégios dos 279 marajás do país, igualando-os aos cidadãos normais.
1979 - O coronel Gaddafi impõe a "revolução cultural" na Líbia.
1980 - Ouro Preto, em Minas Gerais, é considerada pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade.
1989 - O governo da Hungria autoriza a saída massiva para a Alemanha, via Áustria, de milhares de alemães do Leste, que permanecem no país, aguardando passar para a Alemanha Ocidental.
1990 - O exército soviético começa sua retirada da Alemanha Oriental.


=============================================================================


foto de sinopsis
http://www.canaldehistoria.pt/img/logo_canal_historia.gif

Rendição do Japão

A 2 de Setembro de 1945, a bordo do USS "Missouri" na Baía de Tóquio, termina oficialmente a Segunda Guerra Mundial, quando os oficiais japoneses se rendem em nome do seu país. Uma massa de correspondentes bloqueou os molhes com oficiais de todos os países aliados participantes. 
O General americano Douglas MacArthur presidiu a uma breve ceremónia e assinou o documento em nome das forças aliadas combinadas. Segundo as condições do documento, o Imperador Hirohito e o governo japonês estavam agora sujeitos à autoridade do Comandante Aliado Supremo do Japão ocupado, um lugar imediatamente ocupado pelo General MacArthur. 
  •  

Paris estreia

No ano de 1665, foi utilizado um sistema de iluminação pública em Paris, composto por uma empresa de porta-lanternas. O sistema, que estava situado a cada 300 passos, fornecia luz mediante um preço estabelecido.
foto de sinopsis
Este projecto serviu para que, dois anos depois, a 2 de Setembro de 1667, o Rei Luís XIV implantasse, na cidade, o sistema de iluminação pública, dependente do Comissário da Polícia (Nicholas Gabriel de La Reynie) que estabeleceu a disposição das lanternas públicas: um no centro de cada rua e outro em cada uma das esquinas. O financiamento estava garantido pelo Imposto Sobre Barros e Lanternas que permitia manter mais de 5.000 lanternas acesas, até às 2h da manhã, de Outubro a Março (durante o Inverno).
As lanternas, que eram subidas e descidas com uma corda presa à parede, eram acesas ao som de orações e eram apagadas ao toque de um sino. Pouco tempo depois e face aos bons resultados, o mesmo rei alargou a iluminação pública a todas as cidades de França, fixando uma contribuição para a sua manutenção.
Uma vez consolidado o sistema, a iluminação não só serviu para aumentar significativamente a segurança nas ruas principais, como também causar sensação entre os visitantes estrangeiros por ser o primeiro do género na Europa.

=============================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.