19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Terá Martin Luther King previsto sua morte um dia antes?

http://veja.abril.com.br/historia/morte-martin-luther-king/_img/imagens_edicao/discurso-eu-tenho-um-sonho.jpg
Transe coletivo: diante do Memorial Lincoln, em 28 de agosto de 1963, o pastor faz seu principal discurso, 'Eu Tenho Um Sonho'
  •  
http://veja.abril.com.br/historia/morte-martin-luther-king/_img/capa.gif
Clique na imagem e saiba mais
Passei pelo YouTube buscando vídeos para postar no blog e deparei-me com o ultimo discurso de Martin Luther King (conhecido como "O Sermão do Topo da Montanha") proferido no dia 3 de abril de 1968 em Memphis no Estado do Tennessee. Tive a curiosidade de assisti-lo, afinal eram apenas um minuto e dezoito segundos. Entretanto percebi um fato que não conhecia na história desse homem magnífico que foi Luther King. 

O grande líder humanista praticamente profetizou a sua morte que ocorreria horas depois, no dia seguinte (4 de abril), assassinado por um atirador (James Earl Ray) que o baleou a distância e só foi preso tempos depois (leia sobre os detalhes clicando na imagem ao lado com a maravilhosa matéria da revista Veja).

As imagens, no vídeo, mostram Martin Luther King proferindo as ultimas palavras ditas em um dos seus sempre emocionantes discursos. O destaque nesse pequeno vídeo é que o grande lider pacifista norteamericano - e coloco-o na mesma galeria em que estão Nelson Mandela, Ghandi e outros grandes homens que lutaram pela paz só com o poder de suas palavras e suas histórias  - falou como se soubesse que iria morrer muito em breve como de fato aconteceu. 

O que disse ele naquela noite, naquele momento? 
  •  "Bem, eu não sei o que virá agora. Teremos dias difíceis pela frente. Mas isso não importa para mim agora porque eu subi ao topo da montanha."
  • "Não me importo mais. Como qualquer pessoa, eu gostaria de ter uma vida longa. A longevidade é boa. Mas não estou mais preocupado com isso agora 
  • "Eu enxerguei a Terra Prometida. É provável que eu não entre lá com vocês."
  •  
[o que disse Luther King naquela noite] "Que despertemos nesta noite com uma prontidão ainda maior. Ergamos-nos com uma determinação ainda maior. E que ataquemos de frente estes dias poderosos, estes dias marcados pelo desafio de transformar a América no que ela deve ser. Temos a oportunidade de fazer da América uma nação melhor. E quero agradecer a Deus, mais uma vez, por permitir que eu esteja aqui com vocês (...). Bem, eu não sei o que virá agora. Teremos dias difíceis pela frente. Mas isso não importa para mim agora porque eu subi ao topo da montanha. Não me importo mais. Como qualquer pessoa, eu gostaria de ter uma vida longa. A longevidade é boa. Mas não estou mais preocupado com isso agora. Quero apenas cumprir a vontade de Deus. E Ele permitiu que eu subisse a montanha. E lá de cima eu enxerguei. Eu enxerguei a Terra Prometida. É provável que eu não entre lá com vocês. Mas quero que vocês saibam esta noite que nós, como um povo, chegaremos à Terra Prometida. Por isso estou feliz esta noite. Nada me preocupa. Não temo nenhum homem! Meus olhos viram a glória da vinda do Senhor!"

http://veja.abril.com.br/historia/morte-martin-luther-king/_img/imagens_edicao/martin-luther-king-sacada-motel-lorraine.jpg
Na cena do crime: Martin L. King (o terceiro da esq. para a dir.) na sacada do Hotel Lorraine; um dia depois, ele morreria naquele exato local vítima de um atirador. Ao seu lado está Jesse James que se destacaria na liderança do movimento dos negros americanos apósa morte de Luther King.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.