19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

12 de Agosto: James Bond morreu (1964); Os Beatles chegam na América e provocam um "terremoto" entre os jovens (1966); Carlos Lopes conquista o 1º Ouro Olímpico para Portugal (1984); Tancredo Neves é indicado candidato a Presidente do Brasil (1984).

http://www.universitario.com.br/hoje/img/titulo_hoje.jpg

12 de agosto é o 224º dia do ano no calendário gregoriano (225º em anos bissextos). Faltam 141 para acabar o ano.


Eventos históricos

http://www.fsspx.com.br/exe2/wp-content/uploads/2010/10/cruzadas04.jpg
Clique na imagem e saiba mais sobre as cruzadas
  • 1099 - Os exércitos da Primeira Cruzada voltam a vencer os fatímidas na Batalha de Ascalon. 
  • 1851 - É inventada a máquina de costura - "Isaac Merrit Singer, mecânico de Nova York, obtem em 12 de agosto de 1851, uma patente para a primeira máquina de costura de uso doméstico. Ele conquistaria o primeiro prêmio na Exposição Universal de Paris de 1855. A generalização da máquina de costura transformaria até o modo de se vestir tornando possível a supremacia do ‘prêt-à-porter’ em detrimento do ‘sob medida’." [texto do site Opera Mundi]
  • 1859 - O missionário norte-americano Rev. Ashbel Green Simonton chega ao Brasil para fundar a Igreja Presbiteriana no país.  
  • 1865 - Desinfetante foi usado pela primeira vez durante a cirurgia por Joseph Lister.
  • 1877Asaph Hall descobre Deimos uma das duas luas de Marte.  
  • 1877 - Thomas Edison inventou o fonógrafo e fez a primeira gravação de som.  
  • 1898 - Guerra Hispano-Americana foi encerrada com a assinatura do protocolo de paz. Os EUA adquiriram Guam, Porto Rico e as Filipinas. Havaí também foi anexado.
http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/580710/gd/1268828803/Botafogo.gif
Clique na imagem e visite o site do Botafogo
  • 1904 - É fundado o Botafogo Football Club, depois Botafogo de Futebol e Regatas, no Rio de Janeiro.
  • 1908 - Lançado o primeiro carro Ford modelo T, ao preço de 900 dólares.  
  • 1939 - "The Wizard of Oz" ("O Mágico de Oz") pré-estreou nos EUA no Estado de Wisconsin. Judy Garland tornou famosa a música do filme "Somewhere Over the Rainbow". O filme estreou em Hollywood em 15 de agosto.
  • 1950 - EUA editam uma cartilha com instruções para defesa da população civil em caso de um possível ataque nuclear.
 
  • 1953 - Os Soviéticos testam a bomba H

foto de sinopsis
Guerra Fria: a União Soviética detona sua primeira Bomba de Hidrogênio, um ano depois de os EUA terem testado o primeiro artefato desse tipo.
"Menos de um ano depois de os Estados Unidos testarem a sua primeira bomba de hidrogénio, os soviéticos explodiram um artefacto de 400 kilotones no Cazaquistão. O poder explosivo era 30 vezes superior ao da bomba atómica americana deixada cair em Hiroshima, e a nuvem que provocou em forma de cogumelo elevou-se a quase oito quilómetros no céu. Conhecido como o "Bolo às Camadas", a bomba alimentou-se das camadas de urânio e deutério de lítio, um isótopo de hidrogénio. A bomba soviética era mais pequena e mais portátil do que a bomba de hidrogénio americana, pelo que o seu desenvolvimento voltou a superar a corrida nuclear, em mãos perigosas, entre as superpotências da Guerra Fria." 

 
  • 1966 - Os Beatles invadem a América

    http://www.cabecadecuia.com/imagem/materias/a5e2c40b3a29d01072d1b7382e385f8e.jpg
    Clique no logotipo

     

Beatles conquistam a América. Jornal do Brasil: Sexta-feira, 12 de agosto de 1966
Bilhete. Reprodução
"Uma Terceira Guerra Mundial ou algo muito próximo disso... Era o que poderia se esperar dos milhares de fãs que seguiram ao aeroporto de Boston para recepcionar os Beatles, caso alguma coisa desse errado na chegada dos meninos de Liverpool em sua primeira passagem pelo país.
O avião desceu por volta de meio-dia (horário local) e uma histeria coletiva, orquestrada por minissaias e cartazes com declarações apaixonadas, inflamou no saguão quando o primeiro Beatle, Ringo Starr, apareceu. Em seguida surgiram George, Paul e John.
No mesmo dia, a banda seguiu para Chicago para dar início a uma turnê que percorria mais 13 cidades: Detroit, Cleveland, Washington, Philadelphia, Toronto, Boston, Memphis, Cincinnati, St. Louis, New York, Seattle, Los Angeles e San Francisco.
"


"A turnê aconteceu em meio a uma tempestade de críticas sobre uma declaração de John Lennon ao comparar a popularidade dos Beatles a de Jesus Cristo. Mesmo perseguida por protestos de grupos religiosos e campanhas de incentivo para desmoralizar o grupo, a turnê já tinha instaurado um contágio por inúmeros sucessos do álbum Revolver. Lançado em cinco de agosto, já com um milhão de pedidos antecipados só na Inglaterra, o LP foi um grande sucesso de vendas e ficou sete semanas em primeiro lugar na Grã Bretanha e seis nos Estados Unidos, onde ficou 77 semanas nas paradas e vendeu dois milhões e meio de cópias."

Documentário histórico sobre a turnê americana dos Beatles em 1966

"A turnê americana foi a mais lucrativa de todas. Porém, o cansaço das sucessivas apresentações, a grande histeria e os tumultuados acontecimentos daquela turnê, fizeram com que os Beatles, após mais de 450 concertos por dezenove países, desde outubro de 1962, no auge de sua popularidade, parassem de se apresentar ao vivo, apesar das inúmeras propostas que eles continuariam a receber de todo o mundo. No dia 10 de abril de 1970, Paul McCartney anunciou publicamente o fim do grupo."

The Beatles. Reprodução


  • 1981 - Primeiro computador pessoal da IBM

foto de sinopsis "O primeiro "IBM PC" foi lançado a 12 de Agosto de 1981. Embora não fosse barato - com um preço aproximado de 1.565 dólares americanos (1.222 €) - era económico para as empresas. A partir daquele momento, começou a mudar a forma de processamento de dados nos escritórios, onde as principais tarefas corporativas de computação estavam entregues aos grandes computadores centrais. Um programa informático como Lotus 1-2-3 foi o grande impulso do IBM PC, pois permitia realizar modelos de negócios para os departamentos e até fazer a planificação financeira no local.
Face ao êxito do IBM PC, o termo genérico PC transformou-se em algo banal para todos os microcomputadores compatíveis com a especificação IBM. O termo é utilizado normalmente para se referir a todos os tipos de computadores pessoais, não só os compatíveis com a IBM."

 
 http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTUsSTCGOuu61zov14RVdzsHtsIKka_GsEHfY9QKdvgRytl7TFu
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRFUTdWTeCuU4u1_ln8VLnM35f2skkKL_ajvf9XnBlekQHhD1YXZbpw6V70Ykqul-zwGefCIkMMBeCpis_OGCbBiWhEU93oGtO67isz-gvlIgiOLavddjxXeLtQO1EmTxDMR1eNme6XTWs/s400/20100811-120884blog.jpg
  • 1984 - A convenção do PMDB homologa o nome de Tancredo Neves, como seu candidato à presidência da República.  
  • 1998 - Os bancos suíços concordaram em pagar 1,25 bilhões dólares em restituição à Primeira Guerra Mundial vítimas do Holocausto II.
  • 2000 - Naufrágio do submarino russo Kursk, com 118 marinheiros, no mar de Barents.

Nascimentos

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIm3dmto5lkFDQ9lhWbX_Eop7Sz9ElLM7HbMtiSqyHUwvLrksZkLP26RepWmMdxC96qqWwA1yUKBFVVXGUNlXb9EVpFZQxgnRY27bVGkOFknDtA59i2zK4U8ZC_zdk0wk7bjmxTTy70Bo/s400/Helena-Blavatsky-c_1875.jpg
Clique sobre a imagem e conheça mais sobre essa mulher notável



Cantinflas. Jornal do Brasil: Quinta-feira, 22 de abril de 1993


"Não faço filmes para confirmar angústias, mas para esquecê-las". A frase é do célebre comediante Mario Moreno, o idealizador do personagemCantinflas, considerado um dos maiores mitos do cinema mexicano que completaria hoje cem anos."

"Cantinflas nasceu num circo e fez Mario enriquecer criando um estilo próprio de comicidade, baseado em personagens da vida real mexicana. Do picadeiro até a fama, o rapaz criado no distrito de Tacumba - o mais antigo e pobre da capital mexicana - percorreu muitos caminhos. De biscate em biscate, passando até pelo boxe, ele desembarcou finalmente no cinema, onde estreou na comédia Não te enganes, Coração (1936).
Mas foi com o filme Aí está o detalhe, que se tornou conhecido com suas calças caídas, o bigodinho fino e o vocabulário muito confuso, em que falava muito para não dizer absolutamente nada - “Cuánto inflas”. Mais tarde fundou a sua companhia cinematográfica, a Posa Filmes, tornando-se uma das figuras mais destacadas no cinema mexicano.Cantinflas atuou em mais de 40 filmes. Entre os de maior sucesso estão a interpretação de Passepartout em A volta ao mundo em 80 dias (1961) e o papel principal em Pepê (1962), ambos filmados em Hollywood. Artista popular comparado a gênios como Charles Chaplin, que quando o conheceu pessoalmente não conteve sua admiração e respeito, elogiando-o como "O homem mais engraçado do mundo”.




"Numa de suas milhares de entrevistas, Mario Moreno contou que aprendeu muito com Cantinflas: "Ele me ensinou que uma das tarefas mais difíceis na vida é comunicar-se com outras pessoas. Falo de uma verdadeira comunicação: conhecer, querer, respeitar". Isso, Mario Moreno conseguiu. E Cantinflas também. ) verbo “cantinflear” foi adotado pela Real Academia Espanhola da Língua, homenageando o saudoso artista.
Mario Moreno morreu aos 81 anos, vítima de câncer de pulmão."
 
 "Este é um vídeo com muitas imagens e músicas de Clara Nunes. Todos os seus sucessos estão ai gravados. É a minha homenagem a uma artista que encantou minhas emoções. Morro de saudades dela e do seu canto."(mensagem do blog)

Falecimentos

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgknlcfelkzijZLg41pu3sZ7vc-DjTXigQLek85YSyfNtxqHl9NzHxYtModvNYrREc_mW6zIlPOV56lBzmbXq4ayUIwQj7Ha21tAF7aPbt3JHDgvBNk9oA_wTVSs_Md035uPTf1OdZTEzJv/s400/cleopatra+fragmento.jpg




  • Clique no logotipo

    1964 - O fim de James Bond

    (Enviado por: Ana Paula Amorim) - "O novelista Ian Fleming, criador do personagem James Bond, o Agente Secreto 007 da Inteligência Britânica, morreu aos 56 anos de idade, vítima de uma crise cardíaca, nas Ilhas Sanduíche, território britânico no Atlântico Sul, onde passava férias em companhia da mulher e do filho.
    Ian Lancaster Fleming nasceu em 28 de maio de 1908. Depois de estudar em Eaton, ingressou no Real Colégio Militar de Sandhurst, que logo abandonou por um curso destinado à formação de futuros diplomatas. Mais tarde abandonou a diplomacia e ingressou no jornalismo, destacando-se como correspondente estrangeiro em
    Jornal do Brasil: Quinta-feira, 13 de agosto de 1964 Moscou e, em seguida, como repórter do Times de Londres.
    Durante a II Guerra, Ian Fleming foi assistente do Diretor do Serviço de Inteligência da Marinha Britânica, quando dirigiu um curso destinado a treinar comandos encarregados de eliminar agentes estrangeiros em território inimigo. Dessa experiência nasceu a idéia do herói. Fleming, antes de criar seu personagem fez uma pesquisa sobre qual tipo de herói agradaria mais ao público, dosando, com num laboratório, as percentagens de violência, sexo, inteligência, refinamento, coragem, sadismo e aventura, todos componentes da sua criação.
    Em 1950, quando se encontrava na sua ilha particular da Jamaica, Ian Fleming escreveu o primeiro livro da série James Bond: Cassino Real, que alcançou imediato êxito.
    Alguns livros depois, o sucesso de James Bond já ameaçava a personalidade do seu criador. Como James Bond, Ian Fleming era um homem de gostos requintados, que só vestia roupas sob medida, sapatos feitos à mão, e freqüentava a alta sociedade britânica. "

    Minucioso como o agente 007


    http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSZ2Yy8ZcANGfUhx-RN6VMOfxr9L2jG4i5bcKkcl3G4EDh9hLQehttp://www.ioffer.com/img/item/204/969/474/ian-fleming-15-audiobooks-bcbd0.jpg
    Clique aqui e visite o site oficial do escritor.
"James Bond surgiu na vida de Ian Fleming quando este, casado e aos 43 anospercebeu o terrível tédio da vida matrimonial. James Bond foi a solução dos seus problemas. Forte, possante, cínico, duro, desejado, eternamente vigoroso, o Agente Secreto 007 levou Ian Fleming consigo através de tantas aventuras, em disparado galope para os sucesso. Nada era escrito ao acaso, e Fleming se tornava aos poucos perito em armas, lutas corporais, técnicas amorosas e costumes tradicionais de outros países. Produziu um livro por ano durante doze anos seguidos. Ian Fleming morreu e matou consigo a James Bond'

Feriados e eventos cíclicos

    ..http://on-this-day.com/graphics/OTD-banner-4.jpg
    Clique separadamente sobre cada banner.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.