19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

15 de Agosto: Começou o Festival de Woodstock (1969); A Índia e o Paquistão tornam-se independentes (1947); A Companhia de Jesus é fundada (1534); O Mayflower partiu da Inglaterra para colonizar os EUA (1620);Morreu Euclides da Cunha, autor d'Os Sertões (1909).



15 de agosto é o 227º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 138 dias para acabar o ano.

Eventos históricos

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAiSpfKRweNaCPskDk4NHvkfby2WUHo-9KG41oodcTLISH1Mdx0HjSiiUJ_-LKr_5hhBiFQuRXMqMXxhmCXXmo2o_zmpnm28Cz2LyJQ0sjj5SR_CxLIdL4vxNz66-nr11McEBXibvPO936/s400/Lendas+-+Rolando.jpg
"Rolando, sobrinho preferido do imperador Carlos Magno, era o mais valente de todos os cavaleiros do seu tempo. Sem temer os inimigos, combatia bravamente em nome da fé cristã. Trazia sempre consigo a Durindana, espada inquebrável, originalmente pertencente a Heitor, bravo guerreiro de Tróia, sendo-lhe presenteada por Carlos Magno, quando completara dezessete anos. No punho de ouro da espada, encontrava-se um dente de São Pedro, gotas do sangue de São Basílio, um fio do cabelo de São Denis e um fio do manto da virgem Maria. Sob o fio da lâmina da Durindana, muitos infiéis sarracenos tombaram.' (Texto do blog "Taberna do Guerreiro")
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1c/Ihs-logo.svg/567px-Ihs-logo.svg.png
Clique na imagem e saiba mais
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/08/MayflowerHarbor.jpg
  • 1620 - O navio Mayflower partiu do porto de Southampton na Inglaterra transportando "Os Peregrinos". Eles foram os primeiros colonos a se estabelecer iniciando o futuro Estados Unidos. Fundaram a cidade de Plymouth, que tornar-se-ia a capital da Colônia de Plymouth.
  • 1654 - Fundação de Sorocaba pelo bandeirante Baltazar Fernandes.  
  • 1805: (em espanhol) El libertador latinoamericano Simón Bolívar, jura en el Monte Sacro - Roma, la libertad de su patria y de América.
  • 1823 - Adesão do Pará à Independência do Brasil.
  • 1824 - Escravos libertos dos Estados Unidos da América fundam a Libéria.   
  • 1877 - Thomas Edison escreveu ao presidente da Companhia Telegráfica, em Pittsburgh. A carta afirmava que a palavra "Olá" seria uma saudação mais adequada do que "ahoy" quando atender o telefone.  
  • 1884 - A Academia de Medicina de Paris aprova o método Pasteur de cura da raiva.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f6/Tableau_Louis_Pasteur.jpg/506px-Tableau_Louis_Pasteur.jpg
  • 1905 - Argentina e Uruguai inauguram, com um empate em zero a zero em Buenos Aires, as partidas internacionais de futebol na América do Sul
  • 1910 - O Papa São Pio X com a Bula Papal Praedecessorun Nostrorum eleva a Diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul à Arquidiocese de Porto Alegre e cria a Diocese de Pelotas, Diocese de Santa Maria e a Diocese de Uruguianana no Rio Grande do Sul.
  • 1914 - O presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, declara oficialmente inaugurado o Canal do Panamá. O canal foi inaugurado oficialmente ao tráfego comercial, como um navio americano que navegou desde o Oceano Atlântico até o Oceano Pacífico.  
  • 1918 - Os laços diplomáticos entre os EUA ea Rússia foram cortados.
  • 1939 - Estréia de "O Mágico de Oz". 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8NovYeX7jZi0Ocsq2G7sTj6vRhCPCBDxT7Jl2JgQEyTn1HMCA2bxVhwmItp87WZ_Ku18zl2ZkLNSmYp962nKaXEt1vjNRhtDHCtRWQdxeiWIeY2BIIK23BHrygcAxuBz_pcdtsSRSUe4/s1600/03.jpg
  • 1496:  (em espanhol) - Se funda la ciudad de Santo Domingo, al sur de la isla de La Española, un lugar propicio para la salida del oro de las minas de San Cristóbal.
  • 1947 - Independência da Índia e Paquistão. A proclamação de independência da Índia divide a ex-colônia britânica em dois países: Índia, de maioria hindu, e Paquistão, com predominância muçulmana.
http://lh6.ggpht.com/_ZrktLiAMz1c/SocK8hUUfWI/AAAAAAAAEeE/zbRThY3Aerw/india%5B3%5D.jpg

"A 15 de agosto de 1947, o antigo Império Mogol é dividido nas nações independentes da Índia e Paquistão. Mahatma Gandhi lutou durante décadas de resistência pacífica contra a Grã-Bretanha, que acabou por aceitar a independência da Índia. O governo autónomo tinha sido prometido durante a Segunda Guerra Mundial, mas depois da guerra as negociações triangulares entre Gandhi, a Grã-Bretanha e a Liga muçulmana discutiram a hipótese de dividir a Índia em diversas partes, de acordo com as orientações religiosas. Depois de algum tempo, Lord Mountbatten, o vice-rei britânico da Índia, forçou um plano de compromisso. Gandhi chamou ao acordo o "acto mais nobre da nação britânica", mas a disputa religiosa entre hindus e muçulmanos rapidamente desfez a sua alegria. Centenas de milhares de pessoas, incluindo Gandhi, morreram antes de acabar a luta em 1949."
  • 1948 - A Coreia é dividida em duas a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, separadas pelo paralelo 38º N.
  • 1952 - Lançada a pedra fundamental por Cícero Pompeu de Toledo da construção do Estádio do Morumbi.
  • 1960 - A Républica do Congo declara a sua independência da França.  
  • 1962: (em espanhol) Sale a la venta, en Estados Unidos la primera aparición del héroe adolescente Spider-Man, publicado por la editorial entonces llamada Timely Comics (hoy Marvel Comics) y creado por Stan Lee y Steve Ditko.
  • 1965 - Os Beatles fazem a sua famosa apresentação no Shea Stadium. Os Beatles estabeleceram um recorde à época de ter o maior público (56.000 pessoas) em um único
  • 1969 - Festival de Woodstock

    Ficheiro:Woodstock-poster-sml.jpg
    Poster oficial do festival.
    Em 15 de agosto de 1969, tem início o Festival de Woodstock, em uma fazenda em Nova York. Cerca de 500 mil jovens conviveram por três dias, no auge da pregação em torno do sexo, drogas e rock'n'roll. O concerto de três dias apresentou 24 bandas. Este movimento da "contracultura" criticava o capitalismo e condenava a Guerra do Vietnã. 

  • 1970 - São Paulo sedia a primeira Bienal Internacional do Livro, da qual participam cerca de 500 editoras, de 23 países.
  • 1991 - Paul Simon teve um show gratuito no Central Park de Nova York, na frente de um número estimado de 750.000 pessoas.
  • 1993 - O civil Juan Carlos Wasmosy assume a presidência do Paraguai, após 39 anos de regimes militares.   
  • 1997 - Segunda maior queda na história da Bolsa de Nova York, que perde 247 pontos. A Bolsa de Londres cai 125 pontos.  
  • 2001 - Astrônomos anunciaram a descoberta do primeiro sistema solar fora do nosso. Eles haviam descoberto dois planetas orbitando uma estrela da Ursa Maior. 
  • 2003: (em espanhol)  A Libia reconhece oficialmente sua responsabilidade no atentado de Lockerbie (270 pessoas morreram em um avião da Pan Am que caiu em 1988 próximo à cidade escocesa.
  • 2004 - A seleção de basquetebol dos EUA conhece sua primeira derrota olímpica ante a seleção de Porto Rico desde que começou a ser formada por atletas da NBA. 
  • 2008: (em espanhol) - en Paraguay, el ex obispo Fernando Lugo asume la presidencia del país, dejando atrás más de 60 años de gobierno del Partido Colorado.

Nascimentos

Archivo:MorThanFeastofAttila.jpg
“La Fiesta de Atila”, cuadro del pintor húngaro Mór Than.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggs0_yeqlsItkUhIZr6sD0M54r_bXgCs25_rlJmmk8Xpq1Fev3OhMtvR84Zi44w9N3XxHK-30HqlpXuID2UxnJZky8j6T8GuYFc5e7OLrkH_Ta678YyYDBslpvcJyWZfT_HxmKrUfENzM/s1600/napoleao.jpg

"A 15 de Agosto de 1769, nasceu um rapaz chamado Napoleão Bonaparte, em Ajaccio, capital da actual Córsega, no seio de uma família nobre, embora de baixa ascendência, a família Bonaparte. Os méritos escolares de Napoleão no ramo das Matemáticas, a que se dedicou de corpo e alma e se revelou de grande utilidade para a sua futura especialidade militar - a artilharia - facilitaram o seu ingresso na Escola Militar de Brienne. De lá saiu aos 17 anos, com a patente de subtenente e um destino de guarnição na cidade de Valence, onde teve uma promoção rápida na época da Revolução Francesa. Começou a criar a sua lenda na campanha de Itália, até que, no seu regresso a França, protagonizou um golpe de Estado e, em 1804, proclamou-se Imperador. Este homem chegou a ter o destino da Europa nas mãos, já que nos anos seguintes derrotou todas as nações europeias. Em 1815, foi derrotado em Waterloo e desterrado para a ilha de Santa Elena, onde morreu em 1821. Os restos mortais foram trasladados para Paris, em 1840, a pedido do Rei Luís Filipe I de Orleães, e foi feito um enterro com grandes honras nos Inválidos, onde permanecem até hoje."

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

Brasil - dezenas de cidades comemoram nessa data o dia de suas padroeiras.

Religiosos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhK8p0NppsTDMw_Iai41zN2k8JrolWd5M6Y-wq6Q5gnpMK-48StFMb9XfAV_vQEdFhR7EoZsReKdb5H1d5iTatvDgbrNy6i0rt-BF1opqAgrDF4lKDK9AEJTI3kL3dkJc6VX5rt3MqgPWJ_/s640/Assun%C3%A7%C3%A3o+-+Rubens.jpg
Assunção da Virgem Maria, Nossa Senhora, mãe de Jesus segundo a tradição da Igreja teria "dormido" e ressuscitado sendo elevada ao Céu em corpo e alma pelos anjos. acima, a Assunção, na concepção do pintor flamengo Peter Paul  Rubens. (texto reproduzido do blog "Pitoresco, A Arte dos Grandes Mestres")
  • São Tarcísio de Roma
  • Nossa Senhora Desatadora de Nós
  • Nossa Senhora Da Abadia
  • Nossa Senhora De Achiropita
  • Nossa Senhora D'Ajuda
  • Nossa Senhora da Vitória
  • Nossa Senhora da Glória


Estas são as principais fontes que utilizei para a produção do post:

....http://on-this-day.com/graphics/OTD-banner-4.jpg


http://todayinhistory.com/images/title.gif



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.