19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 23 de agosto de 2011

24 de Agosto - Pompeia é destruida pelo Vesuvio (79 d.C.); Massacre da Noite de S. Bartolomeu (1572); Suicidio de Getulio Vargas (1954); Windows 95 é lançado para revolucionar o mundo dos computadores (1995); Hoje é dia do orixá Oxumaré.


24 de agosto

24 de agosto é o 236º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 129 para acabar o ano.
.

Eventos históricos

  • 79 - As cidades de Pompeia e Herculano são destruídas pela erupção do vulcão Vesúvio. Estima-se que 20.000 pessoas morreram.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5c/Pompeii_the_last_day_1.jpg
Imagem da erupão criada digitalmente. Clique sobre ela e saiba mais sobre o evento.

"O monte Vesúvio entra em erupção perto de Pompeia no sul da Itália. Embora cerca de metade dos cidadãos de Pompeia tenham fugido para o mar, mais de 2 000 pessoas ficaram enterradas sob sete pés de lava fundida, cinzas e pedra-pomes. Cerca de 1700 anos depois, a escavação de Pompeia apresentou um quadro da vida quotidiana de uma civilização antiga, surpreendentemente conservado pela morte súbita. As escavações que começaram em 1748 continuam até hoje. O monte Vesúvio é o único vulcão activo no continente europeu."
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5f/Sack_of_Rome_by_Alaric_-_sacred_vessels_are_brought_to_a_church_for_safety_%282nd_of_2%29.jpg
Clique sobre a imagem e saiba mais sobre esse fato histórico
  • 1511Afonso de Albuquerque conquista Malaca (na Malásia), a primeira cidade do sudeste asiático a ser conquistada por europeus.
  • 1572 - Massacre da noite de São Bartolomeu em Paris. Este foi um dos episódios mais sangrentos da história de confrontos entre católicos e huguenotes (protestantes). Mais de 3.000 huguentos foram assassinados a partir do seu líder, o almirante Gaspard de Coligny No quadro está representada a Rainha-Mãe Catarina de Médicis "conferindo" a matança da qual foi a inspiradora junto ao seu filho o Rei da França.
http://3.bp.blogspot.com/_Nk9_ZM-I7bg/THKaM-x_2jI/AAAAAAAAFjM/vH6Iycw8koY/s400/noite-de-sao-bartolomeu.jpg
Clique na imagem para saber mais.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/91/Battlefields_in_the_Russo_Japanese_War.jpg/454px-Battlefields_in_the_Russo_Japanese_War.jpg
Clique sobre a imagem e saiba mais sobre a guerra entre russos e japoneses

    http://coisasdopassado.no.sapo.pt/jornais/25AGosto1911.jpg
    • 1932 - Amelia Earhart se tornou a primeira mulher a voar sem escalas nos Estados Unidos, viajando de Los Angeles para Newark, NJ, em pouco mais de 19 horas.
    • 1943 - Segunda Guerra Mundial: A aviação aliada destrói 80% de Frankfurt.
    • 1944 - Segunda Guerra Mundial: Tropas francesas e aliadas começam o ataque contra Paris.
    • 1954 - Presidente Eisenhower assina decreto de "controle do comunismo", dentro da lógica macartista, que na prática joga o PC dos EUA na ilegalidade
     https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisRhXxtoKpIDsoDM98440YbP-UBjZUPNtV6UW81jtNIMQfnCGX9Ree9tDKhrpdj5pN4oSnStW-d0aA7G6YsN0WCZbVfQ7RwCIQ-wX67uTc5PKFfl9pQla70eNOjR0ul7JhgnYkFvVJLyk/s640/Jornal+Extra+morte+de+Getulio.jpg..http://www.correiodopovo.com.br/jornal/A114/N328/Imagens/219JAMAI.jpg
     Clique na imagem para saber um pouco mais sobre a morte de GV
    foto de sinopsis "Durante a transição do MS-DOS para o Windows, o êxito do Microsoft Office permitiu à empresa ganhar terreno em relação aos seus concorrentes de software, como o WordPerfect e o Lotus 1-2-3. Finalmente, o Microsoft Office transformou-se no programa dominante do mercado, com um leque de acções muito mais vasto que o dos seus concorrentes. 
    Em 1993, o Windows transformou-se no sistema operático com a interface gráfica mais diversificada do mundo. A revista "Fortune Magazine" nomeou a Microsoft como "a empresa mais inovadora dos EUA".
    A Microsoft continuou com uma acentuada estratégia de decisões dirigidas aos consumidores. A empresa lançou o Microsoft Bob (o Windows 95) a 24 de Agosto de 1995. Era uma interface gráfica para utilizadores novatos em Informática. O sistema foi suspenso em 1996, devido aos fracos resultados de vendas, e Bill Gates atribuiu o seu fracasso às exigências de hardware que eram demasiado altas para o utilizador normal. Isto transformou o Microsoft Bob num dos fracassos mais importantes da Microsoft.
    O Windows 95 foi lançado sem o navegador de Internet, porque a Microsoft ainda não o tinha desenvolvido. O Internet Explorer foi incluído, pela primeira vez, no Windows 95 Plus! um pacote que foi posto no mercado em Agosto desse mesmo ano."

    Nascimentos                                                               

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgz0XfB8Ey8gWqkHDEC8RBa_Y-wnt3iVZcND4XC2STRzaCnhGcQQlvrTFCBdGYjcPPm7qnSZw-e4k7piajGxtF3OfQa7lg_DhEZRBaRsx80KGYYB5rj7Z2JNR85cV1M1CO4i_Nd0as0obnB/s400/rupert-grint_antes%5B1%5D.jpg.http://www.ruggedelegantliving.com/a/images/Rupert.Grint.Nov.2005.jpg

    Falecimentos                                                                

    Feriados e eventos cíclicos                                           


    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQJOJ7z3GOAIVzLswqvfDWuoCqc8exXpBRArRwauxUiJV6LWoHmHCt4KJSvlAA_QyoFEbPghnO5eFyPXgdVwjFrbL9FrSTCFNppj-i1gQuz0VkDbJfCqZeiEnUvBMH3WMil7XsdyXmQcM/s1600/Oxumare+%25281%2529.jpg
    Clique na imagem para saber sua origem
    "No dia 24 de agosto é comemorado o “Dia de Oxumarê“, data que a igreja católica homenageia “São Bartolomeu“. Oxumaré a cobra/arco-íris, orixá masculino, símbolo da continuidade e da permanência. Representa a riqueza e a fortuna.
    Rege o príncipio da multiplicidade da vida, transcurso de múltiplos e variados destinos.
    Oxumaré mora no céu e vem à Terra visitar-nos através do arco-íris. Ele é uma grande cobra que envolve a Terra e o céu e assegura a unidade e a renovação do universo.
    Filho de Nanã Buruku, Oxumaré é originário de Mahi, no antigo Daomé, onde é conhecido como Dan. Na região de Ifé é chamado de Ajé Sàlugá, aquele que proporciona a riqueza aos homens. Teria sido um dos companheiros de Odudua por ocasião de sua chegada a Ifé.

    Dizem que Oxumaré seria homem e mulher, mas, na verdade, este é mais um ciclo que ele representa: o ciclo da vida, pois da junção entre masculino e feminino é que a vida se perpetua. Oxumaré é um Orixá masculino.

    Oxumaré é um deus ambíguo, duplo, que pertence à água e à terra, que é macho e fêmea. Ele exprime a união de opostos, que se atraem e proporcionam a manutenção do universo e da vida. Sintetiza a duplicidade de todo o ser: mortal (no corpo) e imortal (no espírito). Oxumaré mostra a necessidade do movimento da transformação.
    É o segundo filho de Nanã, irmão de OssaimOmolú/Obaluaiê, que são vinculados ao mistério da morte e do renascimento. É o segundo filho de Nanã, irmão de OssaimOmolú/Obaluaiê, que são vinculados ao mistério da morte e do renascimento. Oxumarê é sincretizado com São Bartolomeu." (Este texto é um mix de várias descrições de Oxumaré que pesquisei na internet)





    Arrows gif fileAbaixo estão os logotipos das principais fontes que utilizei para a produção do post. Clique sobre eles e leia os textos completos nos sites de origem.
    ... ..
    .
    ....http://www.canaldehistoria.pt/img/logo_canal_historia.gif..https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifo475Dpi5wor2Jj_gc8gCsQsYOaLCFsyOaLyXoCbPO3edGrG3J3Y3faUCi-xTP9ySgGtL8-4_99gTunUFQst6vBW3Dqd9scxAG4bF2LeafaBveVINAO48QS7YbYGEQq-n3qQKxF3c27c/s320/-TITULO.jpg






      Um comentário:

      1. Olá gostei muito do contéudo do Oxumaré muito bom.. obrigado pelas informações!!

        ResponderExcluir

      Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.