19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 20 de agosto de 2011

20 de Agosto: Trotsky foi assassinado (1940); Primavera de Praga é sufocada por tanques soviéticos (1968); Pimenta Neves mata Sandra Gomide (2000); Dia do Maçom.

20 de agosto) é o 232º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 133 para acabar o ano.
http://www.farmviller.com/images/thumb/d/d1/Hourglass_mc.png/40px-Hourglass_mc.png

Eventos históricos

  • 1739 - Carta real de criação do vice-reino de Santa Fé, ou Granada, que compreendia os territórios das atuais Repúblicas da Venezuela, Colômbia e Equador. 
  • 1803 - Inauguração em Santa Fé de Bogotá do primeiro observatório astronômico da América espanhola. 
  • 1820 - Zarpa do porto de Valparaíso a expedição militar comandada pelo general San Martín, que conquistaria a independência do Peru.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrDohNPjz8kOkHCm07Qkc1tVy1NREUBp5RKr9sTY4iu-QyhTZfUcS5JRS5SmMoTfgndS-MMhoBeJ_ywPwarwk8JLpdMJpKJWrHuMJQFJzqhd5aTLDAlRGfkyLidjQ4gZqcmDFRiwEViqg/s1600/SanMartinCrossesTheAndes.jpg
Clique sobre a imagem e saiba mais sobre San Martin, general brilhante e maçom
  • 1940 - Assassinato de Trotsky - O revolucionário comunista Leon Trotsky é assassinado. Nascido em 1879, seu verdadeiro nome era Lev Davidovitch Bronstein. Em 1917, Lenin e Trotsky proclamam o Estado Operário na Rússia. Em 1924, Lenin morre e Stálin passa a perseguir Trotsky, conseguindo bani-lo do país em 1929.  

    Atentado a Trotsky

    foto de sinopsis
    "A 20 de agosto de 1940, Lev Davídovich Bronstein, mais conhecido por León Trotsky, foi atacado na sua própria casa por Ramón Mercader que lhe deferiu uma machadada na cabeça. O assassino contou com a ajuda da mãe Caridad e de dois mexicanos Vicente Lombardo Toledano e David Alfaro Siqueiros.
    Estaline, líder da URSS, tinha decidido livrar-se de Trotsky e fê-lo através de uma operação planeada por Jotov, o responsável pelas operações contra o revolucionário russo no México. Jotov planeou o ataque com Ramón Mercader (conhecido por Jacques Mornard), um catalão e comunista combatente da Guerra Civil, incumbindo-o de se infiltrar no círculo quotidiano de Trotsky e de ganhar a sua confiança. Manteve um namoro sério com a secretária de Trotsky, Silvia Ageloff, para conseguir os seus intentos e, naquela tarde fatídica, embora a casa estivesse fortemente guardada, Mercader conseguiu ficar a sós com Trotsky com a desculpa que lhe queria ler um escrito.
    Trotsky, o principal organizador do golpe de Estado que permitiu aos bolcheviques tomar a Rússia, morreu um dia depois no hospital. No funeral, estiveram presentes cerca de 300 mil pessoas."
http://www.urutagua.uem.br/_img/08trotsky.jpg
  • 1944 - II Guerra Mundial: o general Petain é preso pelos alemães e conduzido a Belfort. 
  • 1949 - Peru rompe relações diplomáticas com Cuba.  
  • 1968 - Tropas soviéticas do Pacto de Varsóvia invadem a Tchecoslováquia durante a noite e põem fim à "Primavera de Praga".
Clique sobre a imagem e saiba mais sobre a Primavera de Praga

Os Soviéticos invadem a Checoslováquia

foto de sinopsis

"O líder Checoslovaco Alexandre Dubcek vê-se obrigado a abandonar as suas reformas liberais, depois de uma tropa de 600.000 homens do Pacto de Varsóvia invadir a sua nação. Os esforços de Dubcek para estabelecer "um comunismo com uma face humana" ficaram famosos no país, e o breve período de liberdade foi conhecido como a "Primavera" de Praga. Quando se deu a invasão soviética, Praga não queria dar-se por vencida, mas a resistência dos estudantes não foi suficiente para os tanques soviéticos. As reformas de Dubcek foram abolidas e Dubcek foi substituído pelo hermético pró-soviético Gustav Husak, que restabeleceu um regime comunista autoritário no país."
"O jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves, ex-diretor de redação do jornal 'O Estado de S. Paulo', matou com dois tiros a ex-namorada, também jornalista Sandra Gomide, na época com 32 anos. Os dois se conheceram em 1997 e tiveram um relacionamento por cerca de três anos e estavam separados. Réu confesso, o jornalista alegou que Sandra o traía. O crime ocorreu em um haras de Ibiúna (SP), perto da chácara da família Gomide.
Desde então, os pais de Sandra, Leonilde e João Gomide, passaram a apresentar diversos problemas de ordem psicológia. João Gomide adquiriu ainda problemas de insuficiência cardíaca, submetendo-se a quatro intervenções coronárias.
O jornalista ficou sete meses preso. No dia 23 de março de 2001, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu liminar permitindo ao assassino confesso aguardar o julgamento em liberdade. Em 26 de junho de 2001, o STF confirmou o habeas corpus que revogou a prisão preventiva do jornalista decretada na época do crime. A defesa de Pimenta Neves tentou demonstrar aos jurados que ele sofria de estresse emocional que o deixou  
http://www.meionorte.com/imagens/2011/05/25/NOT-jornalista-pimenta-neves-devera-voltar-as-ruas-em-2-anos-diz-mp1306337496.jpgdesorientado na época do crime.
Apesar de ter cometido crime hediondo duplamente qualificado - sem dar chance de defesa à vítima e por motivo fútil, Pimenta é visto freqüentemente em festas, na praia de Ubatuba ou fazendo compras nos sofisticados shoppings da região.
Em 2006, ele foi condenado a 19 anos e dois meses de reclusão em regime fechado. No entanto, alegando entendimento anterior do Supremo Tribunal Federal (STF) - de que os condenados podem recorrer em liberdade até que todos os recursos sejam julgados -, o juiz de Ibiúna concedeu ao jornalista o direito de recorrer em liberdade. Ao julgar recurso a favor de Pimenta Neves, o Tribunal de Justiça de São Paulo considerou a confissão espontânea do crime e reduziu a pena para 18 anos. Alegando a mesma atenuante, a defesa conseguiu no STJ a redução para 15 anos. Os advogados do jornalista continuaram recorrendo até que, em 24 de maio de 2011, o STF negou o último recurso e determinou que a pena fosse imediatamente cumprida. Em seguida, policiais cercaram a casa de Pimenta Neves, na capital paulista, e ele se entregou.
No dia seguinte, Pimenta Neves foi transferido para o complexo penitenciário de Tremembé, no interior do Estado de São Paulo, onde cumpre pena da sentença de 15 anos de reclusão em regime inicialmente fechado. "

Nascimentos                                                         

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_jhjCe7niBf6DGh1gX6BtOsxK42qPggqTKFxiXG5CtZQE6QWD7i12SaEgdtLjcFDr1ApKfjeVEffbOgXu_kqIYKvYe6RTocZ5DgyvaiR4Ka6wd5-AxCJFkNOoc9JSd61FmPmlFBb5gH3D/s1600/coraa.jpg
Clique sobre a imagem e conheça um pouco da poesia dessa mulher fantástica.
http://oquartopoder.com/show_image_NpAdvSinglePhoto.php?filename=/2011/05/Silas_Malafaia.jpg&cat=17&pid=36561&cache=false

Falecimentos                                                       

Feriados e eventos cíclicos                                 

Brasil

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgE-ox_fC0vKmPvbThFLRyFmmBPP6LCKWEQV8BWp5LZPiK0j5IUCt6nf4gCu1hLYHsr2sXSfaKZQt8BJYlWe3gswPuBbTXomTDiDWLD_u9fLRNkg1vqX_iPv3kfCHgDK5xzvwUWLSMig3BE/s400/untitled.bmp

Católico

Mitologia Grega

  • Festival de Nêmesis, deusa da vingança.
Ficheiro:Alfred Rethel 002.jpg
Nêmesis, de Alfred Rethel (1837). Clique sobre a imagem esaiba mais.



Arrows gif fileAbaixo estão os logotipos das principais fontes que utilizei para a produção do post. Clique sobre eles e leia os textos completos nos sites de origem.
... ..
.
....http://www.canaldehistoria.pt/img/logo_canal_historia.gif..https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifo475Dpi5wor2Jj_gc8gCsQsYOaLCFsyOaLyXoCbPO3edGrG3J3Y3faUCi-xTP9ySgGtL8-4_99gTunUFQst6vBW3Dqd9scxAG4bF2LeafaBveVINAO48QS7YbYGEQq-n3qQKxF3c27c/s320/-TITULO.jpg




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.