19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

25 de Agosto: Janio Quadros renuncia e joga o Brasil no caos político (1961); Galileu apresenta ao mundo o telecópio (1609); Nietzshe morreu em 1900; Paris é libertada do jugo nazista (1944); Nasceu o Duque de Caxias e por isso hoje é o Dia do Soldado no Brasil.


25 de agosto

25 de agosto é o 237º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 128 para acabar o ano.


Eventos históricos

  • 1580 - Na Batalha de Alcântara, a Espanha vence Portugal.
  • 1609 - Em 25 de agosto de 1609, Galileu Galilei apresentava ao mundo o telescópio, sua mais nova invenção. Apesar de a data passar despercebida para muitos, trata-se de um dos mais importantes avanços tecnológicos da história. O astrônomo italiano foi a primeira pessoa a observar a Lua através de um telescópio.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/pintura-galileu-telescopio-20090825150928.jpg
Pintura de H.J. Detouche (Paris, século XIX ) retrata Galileu mostrando seu telescópio a Leonardo Donato.Clique na Imagem
  • 1768 - O HMS Endeavour, capitaneado por James Cook, larga de Plymouth para a viagem que iria concretizar a descoberta da Austrália.
  • 1825 - O Uruguai se proclama independente do Brasil. "Até alcançar a posição de país, o Uruguai passou por muitos conflitos. Desde a primeira colônia portuguesa (Sacramento, de onde os portugueses foram expulsos pelos espanhóis) até a independência, foram inúmeras revoltas e levantes. A colonização uruguaia foi marcada pela disputa entre portugueses e espanhóis.
    A partir de 1800, um forte sentimento nacionalista surgiu entre os uruguaios e levou o militar José Gervazio Artigas a partir para a luta armada, dominando a cidade de Montevidéu de 1810 a 1814. Em 1916, Artigas foi derrotado por tropas portuguesas apoiadas pela Argentina. Logo em seguida o Uruguai foi ocupado por novas forças, só que desta vez a aliança dos portugueses era com o Brasil. O território foi anexado às terras brasileiras em 1821, com o nome de província Cisplatina.

    O Uruguai se torna independente em 1825, e quem a proclamou foi o líder político uruguaio Juan Antonio Lavalleja que, com a ajuda de tropas argentinas, expulsou os
    brasileiros."
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d0/Juan_Manuel_Blanes_-_El_Juramento_de_los_Treinta_y_Tres_Orientales.jpg/800px-Juan_Manuel_Blanes_-_El_Juramento_de_los_Treinta_y_Tres_Orientales.jpg
"Juramento de los Treinta y Tres Orientales", Obra del pintor uruguayo Juan Manuel Blanes (1830-1901). Clique na imagem e conheça mais sobre os 33 Orientais.
  • 1900 - Morre Nietzschefoto de sinopsis "A 25 de Agosto de 1900, faleceu, em Weimar, vítima de uma pneumonia, Friedrich Wilhelm Nietzsche, filósofo, poeta, músico e filólogo alemão, considerado um dos pensadores modernos mais influentes do século XIX. Fez uma crítica exaustiva da cultura, da religião e da filosofia ocidental, através do desmembramento dos conceitos que as integravam. Este trabalho afectou profundamente as gerações seguintes de teólogos, filósofos, sociólogos, psicólogos, poetas, romancistas e dramaturgos.
    Nietzsche defendia que as crenças em Deus, na Moral e na Metafísica revelaram-se inconsistentes. "Deus morreu", dizia Nietzsche. A concepção segundo a qual o mundo tem uma ordem e sentido foi ultrapassada. O Bem e o Mal são o que nós fazemos que sejam, mas nós estamos "para além do Bem e do Mal".
    Embora haja quem defenda que a característica definidora de Nietzsche não seja tanto a temática que abordava, mas o estilo e a subtileza com que o fazia, foi um actor que introduziu, como nenhum outro, uma visão cósmica que reorganizou o pensamento do século XX. A sua influência foi particularmente notória nos filósofos existencialistas, críticos, fenomenológicos, pós-estruturalistas e pós-modernos."
     
  • 1905 - Um conselho de guerra condena à morte 80 marinheiros rebeldes do Encouraçado Potemkin na Rússia.
  • 1913 - O presidente norte-americano Woodrow Wilson inicia um boicote econômico contra o México.
  • 1919 - Surge a aviação comercial: um avião civil Havilland transporta dois passageiros de Londres a Paris em duas horas e 15 minutos.
  • 1920 - Adrienne Bolland é a primeira mulher a atravessar de avião o Canal da Mancha.
  • 1936 - Executados os 16 acusados de conspiração para assassinar Stalin e outros altos dirigentes políticos soviéticos.
  • 1939
    • Segunda Guerra Mundial: O Pacto Anglo-Polaco de Assistência Mútua é assinado em Londres. Hitler dá ordem para a invasão da Polónia, iniciada na madrugada do dia seguinte, mas depois suspensa.
    • Hitler prepara-se para a "Operação Weiss", (um ataque à Polônia).
  • 1940 - Segunda Guerra Mundial 
    • A União Soviética incorpora a Estônia, a Letônia e a Lituânia á URSS.
    • Aviões britânicos bombardeiam Berlim pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial.
  • 1943 - Segunda Guerra Mundial: Lord Louis Mountbatten é nomeado Comandante Supremo Aliado na Ásia do Sudoeste.
  • 1944 - Segunda Guerra Mundial - Libertação de Paris
    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfvrgaI4_xObwMSuch8O9mg0R5PC0iJ1jFTk5FSvecydS0Tv44ZQ1Kei6UPyVcGiwe3ukpMBdax_i9-F3UFG-OSxkECdQwm19hGp9GF-bKpoxWzsrFabU1vCQHLXKujW5RHsrm_GiOtagz/s400/paris_liberation_1944_color_sm.jpg
    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWUm-ODyoOQBFDeEfmuQKjeZRr8kdpEfFPRHuRYLyhDUJRnbHuU_VkK5JMd4UACT_rkuArJ0FKYQIYNKapqo6KBaNz_lcE6Cu-tWk2YUMAZLi8OMuewvsdNDPOnfLD7ZGvoAUmUfzTfzo/s1600/de+Gaulle+entrada+em+paris.jpg
    "As Divisões Francesas Livres entram em Paris seguidas pela Quarta Divisão de Infantaria americana. Apesar das ordens do líder Nazi, Adolf Hitler, para queimar a cidade até aos seus alicerces, a resistência alemã foi ligeira e foi negociada uma rápida rendição. A capital francesa tinha caído sob as forças alemãs a 14 de Junho de 1940, duas semanas depois de se terem evacuado os defensores aliados da Europa por Dunkerque para a Grã-Bretanha. Uma semana mais tarde, o primeiro-ministro francês Henri Pétain assinou um armistício com os Nazis. Noutro lugar, porém, o General Charles de Gaulle e a Resistência Francesa continuaram a lutar e, a 25 de Agosto de 1944, entraram em Paris triunfantes. No dia seguinte, De Gaulle liderou uma alegre marcha de libertação pelos Campos Elíseos. Liderou o governo provisório francês, mas renunciou em 1946. De 1958 a 1969, De Gaulle foi Presidente francês durante a Quinta República." 

A renúncia de Jânio Quadros

A reúncia de Jânio Quadros. Jornal do Brasil: Sábado, 26 de agosto de 1961

"Nesta hora de grave crise e de perigos incontáveis, cabe a todos os brasileiros a tarefa de se empenharem na preservação da unidade nacional e das instituições democráticas. A renúncia do Presidente Jânio Quadros causou profunda inquietação ao povo inteiro, paralisou a administração, obrigou as Forças Armadas a se colocarem de prontidão, fez com que os governos estaduais adotassem medidas de precaução, pôs o Poder nas mãos do Presidente da Câmara e deixou o Brasil numa situação tal que ninguém pode esconder o temor que todos sentimos de que a própria Nação pode perder-se ou descrer de si mesma". Jornal do Brasil
Janio Quadros. Erno Schneider. CPDoc JB
Esta é a imagem mais emblemática de Jânio Quadros. Retrata à perfeição o político e o presidente que ele foi.
A efêmera presidência de Jânio Quadros foi marcada por polêmicos mandos e desmandos: a tentativa de reaproximação com a URSS e a China, a nomeação de um embaixador negro para a África, a recusa de apoio aos americanos na expulsão de Cuba da OEA, e ainda a proibição de rinhas de galo e de maiôs cavados, causaram perplexidade entre o povo e as elites.
O desfecho dessa gestão não seria menos surpreendente. Jânio renunciou ao cargo quando o vice, João Goulart, se encontrava em visita oficial à China. A ausência de Jango abriu margem para que o presidente da Câmara, Ranieri Mazzili, assumisse provisoriamente o governo. Até hoje se especula sobre os reais motivos da renúncia. O mais lógico é a de que se tratou de uma manobra estratégica. Sem maioria no Congresso, e ciente do desconforto entre Jango e os militares, renunciara na expectativa que o Parlamento lhe oferecesse liberdade governamental, e de que contaria também com o apoio do exército. O Congresso, contudo, aceitou prontamente sua renúncia eclodindo uma crise política que culminaria, anos mais tarde, no Golpe Militar. Ninguém ofereceu lição maior de esperança e desilusão ao povo brasileiro.

Surpreendente e polêmico do início ao fim
Jânio Quadros assumiu a Presidência da República a 31 de janeiro. Contrariando a expectativa geral, em seu discurso de posse foi discreto e gentil, chegando mesmo a tecer elogios ao governo anterior. Na mesma noite porem, surpreendeu a todos. No seu pronunciamento em rede nacional atacou violentamente o governo JK, acusando o ex-presidente de nepotismo e inoperância administrativa, responsabilizando-o pelo descontrole inflacionário e pela galopante dívida externa. Era o primeiro de tantos episódios histriônicos que ensaiaria na sua turbulenta trajetória de 209 dias à frente do poder máximo do país."


http://f.i.uol.com.br/fotografia/2011/08/24/78982-400x600-1.jpeg..http://f.i.uol.com.br/fotografia/2011/08/24/78977-400x600-1.jpeg
 Clique sobre qualquer uma das imagens e conheça um pouco mais desse personagem estranho que jogou o Brasil no período mais caótico de sua recente história.
  • 1967 - Argentina publica a lei que priva os comunistas nacionais de trabalhar em postos públicos.
  • 1968 - A França testa sua bomba de hidrogênio no atol de Fugataufa, no Oceano Pacífico, e se torna o quinto país-membro do Clube Nuclear.
  • 1978 - Vaticano expõe pela primeira vez o Santo Sudário, mortalha que teria coberto o corpo de Jesus Cristo. 
"O Sudário de Turim, ou o Santo Sudário é uma peça de linho que mostra a imagem de um homem que aparentemente sofreu traumatismos físicos de maneira consistente com a crucificação. O Sudário está guardado fora da vista do público, na Cappella della Sacra Sindone do Palácio Real de Turim (Itália), desde cerca de 1578. Desde 1983 pertence ao Vaticano, depois de uma doação de proprietários da casa de Saboia. A peça é raramente exibida em público, a última exposição foi no ano 2000 quando atraiu mais de 1 milhão de visitantes. A próxima está prevista para este ano, 2010.
Muitos católicos acreditam que seja a mortalha que cobriu o corpo de Jesus Cristo no momento de seu sepultamento. A imagem no manto é em realidade muito mais nítida na impressão branca e negra do negativo fotográfico que na sua coloração natural. A imagem do negativo fotográfico do manto foi vista pela primeira vez na noite de 28 de Maio de 1898 através da chapa inversa feita pelo fotógrafo amador Secondo Pia que recebeu a permissão para fotografá-lo durante a sua exibição na Catedral de Turim. De acordo com Pia, quase deixou cair a chapa fotográfica devido ao choque de ver claramente a imagem de uma pessoa.
A origem da peça conhecida como Santo Sudário tem sido objeto de grande polémica. Para descrever o seu estudo geral, os pesquisadores cunharam o termo "sindonologia", do grego σινδών—sindon, a palavra usada no evangelho de Marcos para descrever o tipo de tecido comprado por José de Arimateia para usar como mortalha de Jesus.
"

Imagem
Sudário de Turim
  • 1988 - Um grande incêndio destrói o centro histórico de Lisboa, em Portugal.
    foto de sinopsis "A 25 de agosto de 1988, um grave incêndio arrasa o coração de Lisboa, desde a Baixa Pombalina até ao Chiado, que é conhecido como o centro romântico da cidade.
    As chamas começaram às três da manhã nos grandes Armazéns Grandella, situados na Rua do Carmo, e foram-se propagando rapidamente até à Rua Nova de Almada.
    Os danos materiais em casa, escritórios e veículos foram incalculáveis. Ainda se desconhece se foi um ato intencional, já que havia interesses de especulação imobiliária na zona, embora tal teoria nunca tenha sido comprovada."
    .
  • 1989 - Depois de uma viagem de 12 anos no espaço, a sonda Voyager 2 chega a Netuno.
  • 1990 - O Conselho de Segurança da ONU autoriza o uso da força para impor o embargo ao Iraque.
  • 1991
    • Bielorrúsia declara sua independência da URSS.
    • O Estádio Manoel Barradas o barradão localizado em Salvador, Bahia, é reinaugurado num empate entre Vitória e Olímpia do Paraguia por 1x1.
  • 1994
  • 1996 - O nadador russo Alexander Popov é apunhalado no estômago por um vendedor de rua, em Moscou, na Rússia.

Nascimentos

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/35/Lu%C3%ADs_Alves_de_Lima_e_Silva.jpg/441px-Lu%C3%ADs_Alves_de_Lima_e_Silva.jpg

    Falecimentos

     https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFZG2btLF29LB6edkhbBpeVaDtZUjCkGiyrqgeQon4LcUqT2sxgrfvLy35SfKL_6VrufGQoSrxCK50w0MZ8vg-53Tg384bmbBrCQfeiCk4kQWIbTzQ1ARy4_YWmPLkyxYxTMjnxJnV8og/s1600/rei.bmp
    • 1776 - David Hume, filósofo e historiador escocês (n. 1711)
    • 1867 - Michael Faraday, filósofo, físico e químico inglês (n. 1791)
    • 1900 - Friedrich Wilhelm Nietzsche, filosofo alemão (n. 1844)  
    • 1984 - Truman Capote, escritor norte-americano (n. 1924) -
      O adeus de Truman Capote
      "Em 25 de agosto de 1984, morre o escritor norte-americano Truman Capote (foto). Juntamente com Tom Wolfe e Hunter S. Thompson, Capote instituiu o "new journalism" na década de 60. O estilo extinguia a objetividade e a neutralidade, aproximando-se da literatura. Sua principal obra foi "A sangue frio", de 1966."
    • 2000 - Carl Barks,ilustrador dos estúdios Disney (n. 1901)

    Feriados e eventos cíclicos                                                  




    Arrows gif fileAbaixo estão os logotipos das principais fontes que utilizei para a produção do post. Clique sobre eles e leia os textos completos nos sites de origem.
    ... ..
    .
    ....http://www.canaldehistoria.pt/img/logo_canal_historia.gif..https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifo475Dpi5wor2Jj_gc8gCsQsYOaLCFsyOaLyXoCbPO3edGrG3J3Y3faUCi-xTP9ySgGtL8-4_99gTunUFQst6vBW3Dqd9scxAG4bF2LeafaBveVINAO48QS7YbYGEQq-n3qQKxF3c27c/s320/-TITULO.jpg

    http://www.aprendemos.com.br/aprendemosportal/wp-content/themes/continuum/images/strip.png

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.