19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 21 de agosto de 2011

22 de agosto: O monstro do Lago Ness foi visto no ano 565; Portugal toma Ceuta e inicia seu império (1415); Moreu oex-presidente Juscelino Kubitschek (1976); Glauber Rocha também morreu, mas em 1981.

22 de agosto

22 de agosto é o 234º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 131 para acabar o ano.

Eventos históricos

  •  565 - São Columba relata ter visto um monstro no Lago Ness - "São Columba (também conhecido como "Columcille") nasceu do Clã O'Donnell em Garten, Condado de Donegal, Irlanda, em 7 de Dezembro, 521, morreu em 9 de Junho, 597. Ele fundou mosteiros na evangelização da Irlanda e da Escócia. A história de seu encontro Nessie - disse ter tido lugar no ano 565 - foi o primeiro gravado por Adamnan em "A Vida de São Columba" em algum momento no final do século 7."
  • 1415 - Tropas portuguesas comandadas pelo rei João I de Portugal conquistam Ceuta.
    • "Um exército de cerca de 19 000 a 20 000 cavaleiros e soldados portugueses, ingleses, galegos e biscainhos havia largado de Lisboa a 25 de Julho, embarcado em cerca de 240 ou 110 navios de transporte e vasos de guerra. Na expedição seguia a fina flor da aristocracia portuguesa do século XV, incluindo os príncipes Duarte, o herdeiro, Pedro, Duque de Coimbra e Henrique, Duque de Viseu. Após uma escala em Lagos, fundearam diante de Ceuta a 21 de Agosto, tendo efectuado o desembarque sem encontrar resistência por parte dos Mouros. A guarnição da cidade de Ceuta correu a fechar as portas da cidade, mas as tropas portuguesas foram rápidas a impedir o estabelecimento de defesas adequadas. 
Imagem
Portugal - 500 escudos - Reprodução do Meio escudo de Afonso V alusivo à conquista de Ceuta
    • Na manhã de 22 de Agosto, Ceuta estava em mãos portuguesas. Segundo Azurara, nessa altura, foi pedido a D. João Vasques de Almada que hasteasse a bandeira, que é idêntica à de Lisboa na qual foi acrescentado o brasão d´armas do Reino de Portugal ao centro, símbolo que perdura até hoje. Depois a mesquita foi consagrada e, na primeira missa lá realizada, os três príncipes da Ínclita geração presentes, foram feitos cavaleiros pelo seu pai. Ceuta seria a primeira possessão portuguesa em África, estratégica para a exploração Atlântica que começava a ser efectuada. Deixando ficar o conde de Viana, D. Pedro de Meneses, o rei, os infantes e o resto da frota regressaram a Lisboa em Setembro, tendo permanecido durante treze dias em Ceuta. Os marroquinos não se deram por vencidos e atacaram a cidade em 1418 e 1419, sem qualquer resultado. 

http://1.bp.blogspot.com/_Xja2YoekTdw/TPO7So72zoI/AAAAAAAAAcE/8W2YX8d150Q/s1600/O+Infante+D.+Henrique+na+Conquista+de+Ceuta%252C+Jorge+Cola%25C3%25A7o%252C+1916.jpg
Painel de azulejos de Jorge Colaço (1864 - 1942) na Estação de São Bento, no Porto: o Infante D. Henrique na conquista de Ceuta.
    • Manter a cidade tratava-se então de um problema logístico: era necessário enviar suprimentos, armas e munições; a maior parte dos soldados era recrutada à força, recorrendo-se a condenados e criminosos a quem o rei comutava a pena desde que fossem para Ceuta e ainda recompensar generosamente os nobres que ocupavam postos de chefia. Julgaram consegui-lo, quando do desastre português de Tânger, pedindo como resgate do infante de D. Fernando a cidade de Ceuta. Mas D. Fernando faleceu no cativeiro e a cidade continuou portuguesa (1443). Ceuta teve que se aguentar sozinha durante 43 anos até que a posição da cidade foi consolidada com a tomada de Alcácer Seguer (1458), Arzila e Tânger (1471).
  • A cidade foi reconhecida como possessão portuguesa pelo Tratado de Alcáçovas (1479) e pelo Tratado de Tordesilhas (1494).
foto de sinopsis
"A Convenção de Genebra de 1864, adopta com o voto de 12 nações a Melhora da Condição dos Feridos e Doentes dos Exércitos em Campanha. O acordo, defendido por Jean-Henri Dunant, um defensor dos diretos humanos suíço, chamou a atenção sobre o cuidado independente ao doente e ferido em tempos de guerra, contando com a neutralidade do pessoal médico. Também propôs marcar o pessoal médico e os seus utensílios com um emblema internacional. Em honra da nacionalidade de Dunant, foi escolhida uma cruz vermelha sobre um fundo branco - a bandeira da Suíça ao contrário. Em 1901, Dunant recebeu o primeiro Prémio Nobel da Paz."
foto de sinopsis A 22 de Agosto de 1950, o Parlamento Europeu aprovou a Declaração dos Direitos Humanos que, dois anos antes, já tinha sido redigida pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Depois de alguns anos devastados pelas Guerras Mundiais, a Europa aposta em fundar as bases de relações adequadas entre países, assim como um respeito para com todos e cada um dos cidadãos do continente europeu.
O ideal comum do documento exige que todos os povos e nações se esforcem, através do ensinamento e da educação, no cumprimento dos direitos e liberdades referidos na vasta lista proposta pelas Nações Unidas.
http://www.biografiasyvidas.com/monografia/goya/fotos/21g.jpg
  • 1965 - O programa Jovem Guarda, que teve participações de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, entra no ar pela TV Record.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPkhWklltXUhKfGh_2i0V39qyL2E4otiFgh1w6QottiOMddWuVB2kWGVsYp6zMBIcyq33eVf6kpCCVT-nz3Sy37d7Ydzw0iSHGPUoHU2nIv8Yk-lXBBCzUyCLU2EW5ebYu13bmqFREypA/s1600/a3.jpg
  • 1976 - Cinquenta anos em cinco - "Morre o ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek. Nascido em Diamantina, Minas Gerais, "JK" formou-se em Medicina. Em 1956, tornou-se presidente e baseou seu governo no Plano de Metas, que incluia a construção da nova capital do país, Brasília."
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjm-tUf7TAxo3wshLOoJiiOPnDkzL6o8eWLfqQMZvSyij6ACNQKc3vlUvcPnXoljC04ND_RDI3-UO1w94iXvjQRl9v1UuaRM1EkulSg4UQjqP65_IHgsHiUpiuWDV9W3O-6-Ta-n8BSepg/s320/juscelino.jpeg
Clique sobre a imagem e saiba tudo sobre Juscelino

    • 1991 - O exército soviético inicia sua retirada das três repúblicas bálticas - Estônia, Letônia e Lituânia. 
    • 1998 - O Exército Nacional de Libertação Irlandês (INLA) declara o cessar fogo, após 23 anos de violência em Ulster.  
    • 2001 - O ônibus espacial Discovery aterrissa em Cabo Canaveral, Flórida (EUA), com três astronautas da Expedição II da Estação Espacial Alfa, após passarem mais de cinco meses no espaço.
    • 2003 - Explosão do foguete brasileiro VLS-1 V3 no Centro de Lançamento de Alcântara.  
    • 2004 - Ladrões armados entram no Museu Munch, em Oslo, e roubam as telas "O Grito"  e "A Madonna" de Edvard Munch)
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/5/51/O_Grito.jpg
    Clique sobre a imagem e saiba mais sobre essa obra de grande carisma.

    Nascimentos                                                                        

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/40/Debussy_1893.jpg/586px-Debussy_1893.jpg
    Claude Debussy ao piano no verão de 1893, na casa de campo de Luzancy (do seu amigo Ernest Chausson).
    http://www.fapesp.br/publicacoes/rebolo/imgs/1.jpg
    Clique sobre a imagem e conheça mais algumas obras de Francisco Rebolo
    • 1904 - Deng Xiaoping, político chinês (m. 1997).
    • 1908 - Henri Cartier-Bresson, fotógrafo francês (m. 2004). "Passando da pintura para o desenho, depois para a fotografia e para documentários cinematográficos, o francês Cartier-Bresson se consagrou como um dos mais respeitáveis fotógrafos da história."
    Clique no mosaico e veja as fotos de Cartier-Bresson no Google

    Falecimentos                                                          


    230881
    (Enviado por: Alice Melo)
    "Exilado em Portugal desde o início da década de 70, Glauber Rocha, o maior cineasta que o Brasil já teve, voltou a seu país para morrer. Transferido já doente de Lisboa para uma clínica no Rio de Janeiro, com septicemia e choque bacteriano, Glauber resistiu três dias até que a morte o levasse de vez. “Um dos mais extraordinários, lúcidos e honestos intelectuais desse país”, escreveu o médico no atestado de óbito do Homem.
    Controvertido, polêmico, considerado dos mais geniais cineastas brasileiros, Glauber foi, em seu funeral, protagonista também de um filme. Ele que procurou fazer da morte de Di Cavalcanti uma obra de arte, que revolucionou o cinema brasileiro, seria desta vez o tema de uma homenagem, registro indispensável decidido por cineastas e representantes da Embrafilme.
    http://www.jblog.com.br/media/57/20110822-Glaubersepia.jpgGênio, louco, radical, apocalíptico, caótico, santo guerreiro ou dragão da maldade, Glauber parece ter sido um produto de suas contradições. Foi o mais importante nome da história do nosso cinema e reconhecia isso. Desde que Fritz Lang (Metrópolis, 1927) e Luis Buñuel (O cão Andaluz, 1928) reconheceram em Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963) uma obra-prima ao nível das melhores já produzidas no mundo, nunca mais teve dúvidas de sua genialidade. Com Deus e o Diabo ganhou prêmio de melhor diretor em Cannes, no ano seguinte, por unanimidade.
    Em Terra em Transe (1967), no entanto, Glauber recebeu críticas negativas ferrenhas dos intelectuais brasileiros, que acusaram-no de louco, mistificador ou irresponsável. Ali Glauber critica a conjuntura brasileira pré-golpe de 64, incluindo todos os que participaram, de alguma forma deste processo, incluindo camadas da esquerda brasileira
    Os senhores que antes me chamaram de gênio, agora me chamam de burro. Devolvo a genialidade e a burrice. Sou um intelectual subdesenvolvido como os senhores, mas, diante do cinema e da vida, tenho pelo menos coragem de proclamar minha perplexidade”, escreveu ele.
    As críticas não contiveram o gênio. Logo depois, lançou Câncer, O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, Cabeças Cortadas, todas obras-primas, premiadas, discutidas e reverenciadas por críticos e espectadores do mundo inteiro."

      Feriados e eventos cíclicos                                      



      Arrows gif fileAbaixo estão os logotipos das principais fontes que utilizei para a produção do post. Clique sobre eles e leia os textos completos nos sites de origem.
      ... ..
      .
      ....http://www.canaldehistoria.pt/img/logo_canal_historia.gif..https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifo475Dpi5wor2Jj_gc8gCsQsYOaLCFsyOaLyXoCbPO3edGrG3J3Y3faUCi-xTP9ySgGtL8-4_99gTunUFQst6vBW3Dqd9scxAG4bF2LeafaBveVINAO48QS7YbYGEQq-n3qQKxF3c27c/s320/-TITULO.jpg



      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.