O Dia da Anunciação, celebrado em 25 de março, marca um dos momentos mais significativos na fé cristã. Esse dia lembra o instante em que o anjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que ela seria a escolhida para conceber e dar à luz Jesus Cristo, por meio do Espírito Santo. Esse anúncio não é apenas um relato histórico ou bíblico, mas um símbolo poderoso que ressoa por séculos, trazendo diversas camadas de significado. Em resumo, o Dia da Anunciação é muito mais do que uma data comemorativa; é um lembrete de que a transformação começa com a aceitação de um chamado maior e de que a fé tem o poder de radicalmente mudar a realidade humana. Essa data nos convida a refletir sobre nossa própria abertura para o inesperado e para as possibilidades de renovação e transformação em nossas vidas.

  26 DE MARÇO DE 2025 || 4ª FEIRA ||| DIA DO CACAU ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODE ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMO A VOCÊ. DENUNCIE SEM PIEDADE |||

Bem vindo

Bem vindo


O Evangelho segundo o Espiritismo (em língua francesa L'Évangile Selon le Spiritisme) é um livro espírita francês. De autoria de Allan Kardec e dos espíritos, foi publicado em Paris em 15 de abril de 1864. É uma das obras básicas do espiritismo, e dentre elas a que dá maior enfoque a questões religiosas, éticas e comportamentais do ser humano. Nela são abordados os Evangelhos canônicos sob a óptica da Doutrina Espírita, tratando com atenção especial a aplicação dos princípios da moral cristã e de questões de ordem religiosa como a da prece e da caridade. A obra contém "a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e sua aplicação às diversas circunstâncias da vida". (365ª edição da tradução brasileira).

CVV | Centro de Valorização da Vida – Organização não governamental de apoio emocional e prevenção do suicídio no Brasil, fundada em 1962, não possui vinculações políticas ou religiosas e sobrevive com a ajuda dos próprios voluntários. Para atendimento (24 horas, diariamente) ligue 188 ou fale pelo chat no site Paz e Luz!

 




quinta-feira, 4 de agosto de 2011

dia 4 de agosto: El Rei D. Sebastião, de Portugal desaparece na batalha de Alcácer-Quibir, em 1578. Inicia-se o "Sebastianismo" em Portugal.

Fatos históricos do dia 4 de agosto
.
(Não deixe de clicar na imagens e ter acesso a novos links sobre os personagens)

"D. Sebastião, rei de Portugal de 1568 a 1578, foi o penúltimo rei antes do domínio espanhol (1580-1640). O seu prematuro desaparecimento numa manhã de nevoeiro na batalha de Alcácer Quibir deu origem ao mito sebastianista, um sentimento muito português, que nasceu de uma lenda e que tem povoado o imaginário colectivo do nosso povo, ao longo dos séculos.
Três dos maiores escritores da história da Literatura Portuguesa,
Luís de Camões, Almeida Garrett e Fernando Pessoa, interpretaram e deram corpo ao Sebastianismo."
Eventos históricos
1578 - Batalha de Alcácer-Quibir: o rei de Marrocos derrota o exército português e o rei Sebastião de Portugal desaparece para nunca mais ser visto. A coroa é herdada pelo seu tio-avô, o Cardeal D. Henrique, abrindo caminho a uma crise dinástica.1789 - A Assembleia Constituinte em França decreta o fim das corveias e outros privilégios feudais. É o fim do Antigo Regime.
1903 - O cardial Giuseppe Sarto é eleito Papa, com o nome de Pío X.
1919 - A República dos Conselhos da Hungria é exterminada depois de 133 dias de existência. Forças romanas entram em Budapeste e os dirigentes soviéticos saem do país, no que é considerado como a primeira derrota mundial do comunismo.
1933 - O líder indiano Mahatma Ghandi é preso por autoridades coloniais britânicas pelo seu chamamento à desobediência civil.
1944 - Segunda Guerra Mundial: Os exércitos aliados libertam Florença
1946 - Gabriel Videla é eleito presidente do Chile.
1950 - Dois fortes terremotos atingem o oeste da Venezuela: a cidade de Tocoyo é totalmente destruída.
1955 - O jornal "El Tiempo", o mais importante da Colômbia, é fechado pelo Governo militar.
1957 - O piloto argentino Juan Manuel Fangio (foto) conquista o título de pentacampeão na Fórmula 1.
1961 - O Parlamento britânico aprova a adesão do país à Comunidade Econômica Européia, proposta pelo Governo.
1964 - Estados Unidos começam a bombardear o Vietnã do Norte.
1978 - Um decreto-lei assinado pelo presidente Ernesto Geisel proibe a greve nos setores de segurança nacional e serviços de primeira necessidade.
1983 - Bettino Craxi torna-se o primeiro chefe de governo socialista na Itália desde que a democracia se reestabeleceu.
1984 - A república africana do Alto Volta muda seu nome para Burkina Faso.2005 - Início da Wikimania
1993 - Assinatura de um acordo de paz que põe fim a três anos de guerra civil na Tanzânia.
2000 - A rainha Elisabeth (foto) celebra seus cem anos de vida diante de 30 mil pessoas reunidas em frente ao palácio de Buckingham de Londres.2005 - Início da Wikimania, primeiro encontro internacional de wikipedistas, em Frankfurt (Alemanha).
Nascimentos
1901 - Louis Armstrong, músico norte-americano (m. 1971).1905 - Juracy Magalhães, militar e político brasileiro (m. 2001).1909 - Roberto Burle Marx, arquitecto paisagista brasileiro (m. 1994).1929 - Yasser Arafat, presidente da Organização para a Libertação da Palestina. Há dúvidas sobre a data de seu nascimento, que pode ter sido em 24 de agosto (m. 2004).1960 - José Luis Rodríguez Zapatero, primeiro-ministro da Espanha.1961 - Barack Obama, político norte-americano.1969 - Max Cavalera, músico brasileiro do grupo Soulfly e Sepultura.1973 - Marcos Roberto Silveira Reis Nascimento, goleiro campeão mundial pela seleção brasileira.1974 - Kily González, jogador de futebol argentino.1977 - Luís Boa Morte, jogador de futebol português.



Falecimentos
1060 - O rei Henrique I de França (n. 1008)1875 - Hans Christian Andersen (imagem), escritor dinamarquês de histórias infantis morre em 4 de agosto de 1875. Em suas histórias, como “O Patinho Feio” e “João e Maria”, misturava lendas populares, ensinamentos morais e humor. Ele nasceu em 2 de abril de 1805. Era pobre, desajeitado e alto demais quando criança, o que influenciou seus textos.1849 - Anita Garibaldi - companheira de Giuseppe Garibaldi (n. 1821)
1934 - Morre Marie Curie, pesquisadora polaca, prêmio Nobel de Física em 1903.
1981 - Morre Melvyn Douglas, ator americano. 1982 - Morre Carlos Sabat Ercarty, poeta uruguaio.
1957 - Washington Luiz, presidente do Brasil (n. 1869)1994 - Cyro dos Anjos, jornalista, professor, cronista, romancista, ensaísta e memorialista brasileiro (n. 1906)1997 - Jeanne Calment, supercentenária francesa (n. 1875)
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.