||| 18 de julho DE 2026 ||| sábado ||| dia internacional de nelson mandela ||| *Reflexão: "Não há nada como regressar a um lugar que está igual para descobrir o quanto a gente mudou." - Nelson Mandela |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Internacional de Nelson Mandela é celebrado anualmente em 18 de julho, data de nascimento de Nelson Rolihlahla Mandela. A efeméride homenageia um dos maiores defensores da liberdade, da igualdade, da democracia e da reconciliação do século XX. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data convida pessoas de todo o mundo a seguirem o exemplo de Mandela por meio de ações de solidariedade, voluntariado e compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Origem da data Em 2009, a Assembleia Geral da ONU proclamou oficialmente o 18 de julho como o Dia Internacional de Nelson Mandela, e a primeira celebração ocorreu em 2010. A criação da data reconhece a extraordinária contribuição de Mandela para a promoção da paz, dos direitos humanos, da democracia, da justiça social e da resolução pacífica de conflitos. Quem foi Nelson Mandela? Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho de 1918, na aldeia de Mvezo, na África do Sul, e faleceu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos. Formado em Direito, tornou-se advogado e dedicou grande parte da sua vida à luta contra o apartheid, o regime de segregação racial que, durante décadas, negou direitos fundamentais à população negra sul-africana. Por sua atuação política, Mandela foi preso em 1962 e permaneceu encarcerado durante 27 anos, passando a maior parte desse período na prisão de Robben Island. Após sua libertação, em 1990, liderou as negociações que contribuíram para o fim do apartheid e para a realização das primeiras eleições democráticas multirraciais da África do Sul. Em 1994, tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul, conduzindo um processo de reconciliação nacional baseado no diálogo, no respeito e na igualdade entre todos os cidadãos. Nelson Mandela Prêmio Nobel da Paz Em 1993, Nelson Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz, juntamente com Frederik Willem de Klerk, em reconhecimento aos esforços para promover uma transição pacífica para a democracia na África do Sul. A premiação destacou seu compromisso com a paz, a tolerância, a justiça e a solução pacífica dos conflitos, tornando-o uma referência mundial na defesa dos direitos humanos. (https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-de-nelson-mandela/)

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 – Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013) foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Subsaariana, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba (nome do seu clã) ou "Tata" ("Pai"). Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, recusou esse destino aos 23 anos ao seguir para a capital, Joanesburgo, e iniciar sua atuação política. Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em um jovem advogado na capital e líder da resistência não violenta da juventude, acabando como réu em um infame julgamento por traição. Foragido, tornou-se depois o prisioneiro mais famoso do mundo e, finalmente, o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação do seu país como uma sociedade multiétnica. Mandela passou 27 anos na prisão — inicialmente em Robben Island e, mais tarde, nas prisões de Pollsmoor e Victor Verster. Depois de uma campanha internacional, foi libertado em 1990, quando recrudescia a guerra civil em seu país. Em dezembro de 2013, foi revelado pelo The New York Times que a CIA americana foi a força decisiva para a prisão de Mandela em 1962, quando agentes americanos foram empregados para auxiliar as forças de segurança da África do Sul a localizá-lo. Até 2009, ele havia dedicado 67 anos de sua vida à causa que defendeu como advogado de direitos humanos e pela qual se tornou prisioneiro de um regime de segregação racial, até ser eleito o primeiro presidente da África do Sul livre. Em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, 18 de julho, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela]

 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Qualiblog é finalista e estará na Cerimônia de Premiação do Top Blog 2010

http://www.mercadao.com.br/images/product/002723_001_G.jpg
Presto minha homenagem ao querido amigo Ronaldo Costa, blogueiro de fé e irmão camarada, criador e produtor do Qualiblog que é um finalista do TopBlogs 2010 na categoria empreendedorismo.
Fico muito feliz pelo Ronaldo, pois sei o quanto ele apostou na sua carreira de blogueiro em paralelo com o seu perfil profissional de tecnico dedicado a pratica e à disseminação dos conceitos da Qualidade nas corporações.
Vi o Qualiblog começar e Ronaldo foi um dos maiores incentivadores do meu projeto na Oficina de Gerencia. Só para vocês terem uma idéia é dele o logotipo do meu blog que mantenho até hoje. Na época eu passei a chamá-lo de "Sir" Ronaldo e o "sagrei" como padrinho da Oficina de Gerência.
Por conta das vidas agitadas que ambos levamos temos mantido poucos contatos ultimamente, mas a amizade blogueira permanece e acompanho a carreira dele, pois sou além de admirador um seguidor do Qualiblog e estou sempre ligado a ele pela minha "Vitrine de Blogs".
Conquistar essa importante premiação é mais que merecida pelo Ronaldo e seu Qualiblog que já ultrapassou há muito tempo a casa do 1.000.000 de acessos. É um campeão! Não me surpreendi nem um pouco quando ele passou a primeira fase do TopBlogs e agora como finalista, menos ainda. O cara é fera e vai mais longe ainda.
Ronaldo, ou melhor, "Sir Ronaldo" um grande abraço e parabéns pelo merecido sucesso.

http://qualiblog.files.wordpress.com/2010/12/convite-topblog-2010-3d1.jpg?w=451&h=417
Clique e visite o blog
http://www.topblog.com.br/2010/images/selos/selos_finais/top3_classificado.gif
Clique na imagem

O Qualiblog é Top3 finalista da edição 2010 do Prêmio Top Blog.

2 comentários:

  1. Herbert, meu caro, sempre prolífico em elogios exagerados...

    Quero que saiba que, quando ofereci o logo como incentivo ao seu trabalho que estava começando, foi porque vi que o Oficina era um oásis de informação de excelente qualidade e com um nível intelectual raro de se ver na internet hoje. Essas características são apenas uma faceta sua que fica patente na refinada seleção de material postado e na precisão de seus comentários, que muito admiro.

    Sei que não é fácil, talvez nem seja possível, mas eu ficaria muito honrado se pudesse contar com sua presença aqui em SP no dia da premiação.

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo,

    Realmente Ronaldo não será possível estar em São Paulo na data da cerimônia. Certamente todos os seus amigos ausentes lá estarão, em pensamento, vibrando pelo teu sucesso. Vou aguardar ansioso as fotos do evento que vais publicar no Qualiblog.
    Brigaduuu pela visita.
    Ah! Eu é que sou prolífico nos elogios? Fala sério!

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.