29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 11 de dezembro de 2010

Antonio Banderas fotográfo? Você sabia?

Clique no painel e conheça o site oficial de Banderas

Poucas vezes teremos visto um ator com tão marcantes traços  e trejeitos latinos (ele é espanhol)  fazer tanto sucesso no cinema norteamericano e mundial quanto Antonio Banderas. Lembro-me muito bem que a primeira vez que ouvi falar dele foi em um filme de Madonna lá pelo início dos anos 90. Fizeram uma pergunta sobre qual dos homens que ela tinha deseja de conhecer, mas ainda não o fizera. Lembro-me que ela citou o nome de Antonio Banderas entre outros.  Nunca tinha ouvido falar de Banderas até então. Ele era uma estrela do cinema espanhol -  fazia muitos filmes de Pedro Almodóvar - mas não havia despontado para o estrelato internacional.
Pouco depois Madonna encontrou-se com Banderas na Espanha para promover um filme seu chamado "Na cama com Madonna" quando ela "encheu a bola" do ator e disse textualmente que não o seduziria porque estava casado. A partir dai o ator espanhol começou a fazer filmes fora da sua terra e tornou-se, graças aos seus multiplos talentos de ator, o nome que é hoje.
Surpreendeu-me a reportagem da BBC sobre o "fotógrafo" Banderas e por isso mesmo achei que a noticia estaria dentro da faixa de interesse dos leitores do blog sob a tag de variedades e atualidades.
Como sempre gosto de fazer, os fatos, vídeos e matérias que vou "pescando" na internet compartilho-as com os que visitam a Oficina de Gerencia. É a minha forma de retribuir a gentileza dos amigos e internautas que estão sempre buscando novidade por aqui.

Fotos ousadas marcam estreia de Antonio Banderas como fotógrafo 
(Anelise Infante - De Madri para a BBC Brasil)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmvYOpSWTu4wWBfbmf4tNiyhTgMRx5A1qplJCMYQogj1fbbkG6t8LuORAT7QwB2g2cFgyCL30iTA-p2ZqRPwe2AbgrvuEixX58b4ZsS9xIRIubjHkz9S0InjIdhZBwRvhQ7Pwibzixkipv/s320/BBC.bmp
Clique e visite o site
O ator espanhol Antonio Banderas mostrará pela primeira vez seu trabalho como fotógrafo na exposição “Segredos sobre negro”, aberta ao público nesta sexta-feira no Instituto Cervantes em Madri.
Para ele, as imagens retratam o universo da cultura espanhola sob o ponto de vista da feminilidade.
Banderas - que, além de atuar, dirige, canta e dança - disse na apresentação da mostra que não tem a intenção de ser fotógrafo profissional. Ele afirma que quer "apenas dar vazão às inquietações".
"Tenho 50 anos e não quero ficar com a sensação de que me restam coisas por fazer", declarou.
A exposição de 23 imagens evoca elementos da cultura espanhola. Touradas, flamenco, personagens clássicos como o Barbeiro de Sevilha, D. Juan ou Carmen são retratados com tons teatrais, artísticos e um constante fundo preto que o artista associa ao infinito.

http://wscdn.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2010/11/11/101111193113_bandeirasbgrande.jpg?w=512

Segundo o ator espanhol, as mulheres são a referência do seu trabalho "porque um mundo governado por mulheres seria um mundo melhor."
“Somos governados por homens há séculos e olha como estamos. O que eu defendo é uma postura feminina, não feminista. Não estou falando de uma mulher que queira ocupar papéis de homens, como acontece com algumas políticas. Mas de feminilidade."
Uma das tradições espanholas mais representadas nas fotografias é a das touradas, que o autor também considera um universo "absolutamente feminino".
"Ninguém vê toureiros com barba e bigode. O que me interessa é esse ponto de vista do Picasso com elementos de catarse, morte, sensualidade, feminilidade…", diz.
Banderas confessa que assistiu a várias touradas, mas não se considera fã do espetáculo.
"Todos estes eventos de tortura animal me produzem mal-estar; embora reconheça que as touradas fazem parte da cultura espanhola. É nossa forma de ser."
A mostra deverá chegar ao Brasil em maio de 2011, apresentada pessoalmente pelo autor, assim que concluir as gravações do próximo filme de Pedro Almodóvar.

"Ainda não fechamos lugar e data, mas certamente será em maio no Rio de Janeiro, se Deus quiser" afirmou.
Até lá, a exposição passará por Buenos Aires e Moscou, entre outras cidades. Acompanhadas por poemas também de autoria de Banderas, as fotos serão leiloadas.
Todo o dinheiro arrecadado com o leilão irá para Fundação Lágrimas e Favores, que oferece bolsas de estudo em universidades para estudantes carentes e ajudas a pacientes com câncer.
A mostra permanecerá em Madri de 12 a 21 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.