19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Conheça os túneis históricos na terra de Robin Hood (Nottingham)


Navega daqui, navega dali e encontrei no site da BBC-Brasil uma reportagem que está bem ao meu gosto.
Na histórica cidade inglesa de Nottingham (lembram-se das aventuras do lendário Robin Hood?) arqueólogos estão usando a tecnologia para mapear em terceira dimensão as famosas cavernas (caves) da cidade. Elas formam um notável conjunto de túneis que ao longo dos tempos (algumas cavernas remontam ao século 13) foram escavadas em arenito formando uma rede interligada em vários setores da cidade.
A administração de Nottingham está financiando um projeto fascinante - The Nottingham Caves Survey - que objetiva mapear esses túneis e transformá-los em imagens 3-D.
Visite a pagina do projeto no YouTube para ter uma idéia do trabalho ou veja os vídeos que colocamos no post para ilustrar a matéria da BBC.
É uma viagem no tempo o passeio por aqueles túneis...


Arqueólogos mapeiam túneis históricos de Nottingham em 3D
Uma equipe de arqueólogos da cidade de Nottingham, no centro da Inglaterra, está usando um scanner a laser para produzir imagens tridimensionais de uma famosa rede de túneis da cidade.
Até agora eles documentaram 35 das 140 túneis acessíveis, escavados a partir da Idade Média.
O projeto começou em março de 2010. “Nós registramos um grande número de túneis nesse período, com diferentes idades e usos”, diz o arqueólogo David Walker.
Os cerca de 450 túneis de Nottingham foram explorados de diferentes formas ao longo dos anos, sendo usados como calabouços, depósitos de cerveja, fossas e abrigos antiaéreos.
O mapeamento, que deve durar dois anos e custar 250 mil libras (cerca de R$ 688 mil), está sendo financiado pela Universidade de Nottingham e pelo English Heritage, um órgão público responsável pelo patrimônio histórico inglês.
“Os túneis se revelaram uma parte importante da história de Nottingham por cerca de mil anos”, disse Walker.
A equipe de dois arqueólogos em tempo integral pode escanear um túnel simples em um dia, e as informações levam dois dias para serem processadas. Túneis maiores levam mais tempo.
O trabalho deve ser concluído em 2011. Todas as informações e imagens serão publicadas na internet no endereço www.nottinghamcavessurvey.org.uk.

COLOCAR AS LEGENDAS EM TODAS AS FOTOS








.


Um comentário:

  1. Oiêeee!

    Querido e caro amigo:
    Desejo a você e a todos os seus um 2011 repleto de coisas positivas e muita, muita saúde. Que tenha muito $uce$$o pois sei que merece.

    Enfim, desejo que seu ano seja ORGÁSTICO!!!

    FELIZ ANO NOVO!!!

    Beijos doces.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.