19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 31 de julho de 2011

O Poder Da Maçonaria (NatGeo)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvS7HjU05syEWop_fiX4HiFDxfe4FMXMyP8YYKXgxMj51ZNRZPUtMeVchfQTifDA0JNKv4IC5cRGeunxaeEoVUv9Ct584lKWiZvtwjIWOSH7p99_OTdm9JJXbIluCg5XcZ95iZH6OUZGA/s1600/Ma%25C3%25A7onaria+gadu.jpeg
A
 curiosidade e o interesse de uma grande parcela da sociedade em conhecer informações sobre a Maçonaria são enormes. Não conheço nenhuma pesquisa a respeito, mas tenho bons indícios. Lembro-me, por exemplo, de um programa do Jô Soares no qual foi entrevistado um pesquisador das sociedades secretas mais famosas. Além da Maçonaria  ele discorreu sobre a Iluminati, Templários, Priorado de Sião, Carbonária... Falou até sobre as sociedades secretas ligadas ao crime como a Camorra, os Hassansins, a Máfia, a Ku Klux Klan e a Yakuza
Ao término de sua entrevista o Jô Soares abriu a palavra ao auditório para perguntas e todas, absolutamente todas as duvidas foram dirigidas para se saber sobre a Maçonaria. A maioria das pessoas que fizeram as perguntas era de jovens. Esse fato me chamou muito a atenção. Muitos outros exemplos e constatações certificam essa curiosidade.
Já deixei claro aqui no blog que sou maçom e com muita honra. A maioria dos maçons prefere não expor sua filiação à Ordem àqueles que a ela não pertençam. Sem qualquer crítica, não faço parte desse grupo. Considero que a Maçonaria só defende e propaga as coisas positivas da vida como a crença em um Ser Supremo que chamamos de Grande Arquiteto do Universo, os valores da família, a amizade fraterna, a liberdade, a Pátria, os bons costumes... Porque então deveria ocultar minha condição de maçom? 
Sempre que tenho oportunidade explico às pessoas que me perguntam e se mostram http://www.aminternacional.org/Imagens/pedracubica.gifinteressadas, o que é a Maçonaria, mas não faço proselitismo mesmo porque a Ordem não o faz. Os maçons não entram na Ordem como "associados". Sequer são convidados. Um "profano", que é como denominamos aqueles que não são da irmandade, tem sua entrada na Ordem por meio de uma proposta feita por um Mestre Maçon que o conheça. O candidato passará por severas sindicâncias e avaliações de sua vida profissional, familiar e social até poder se submeter à iniciação ao 1º Grau que é o de Aprendiz. Só ai se iniciará a sua vida maçônica.
Na busca de conhecer mais e pesquisar temas da Maçonaria assisti recentemente a um programa do NatGeo (National Geographic) que versava sobre a Maçonaria. Excelente! Principalmente porque fugia do estereótipo de quase todos os documentários que teimam em colocar a Maçonaria e os maçons de forma maniqueísta seja para o bem ou para o mal. O documentário tem o título de ''O Poder da Maçonaria'' que conta com boa dose de verdade (sempre existirão algumas lendas e exageros sobre os mistérios maçônicos) e boa parcela da história sobre a formação e os princípios da Irmandade.
http://www.samauma.biz/site/images_news/simbolos.jpgPela seriedade e produção esmerada agregadas à qualidade inerentes aos produtos da National Geographic ''O Poder da Maçonaria'' é um documentário imperdível seja para os maçons, seus familiares, amigos e principalmente para as pessoas em geral que possam ter interesse ou curiosidade natural sobre o tema.
São cinco os vídeos que compõem o documentário do NatGeo no YouTube. A princípio pensei em publicá-los um a um, todavia revi essa posição e resolvi colocá-los todos de uma só vez nesse post. Amigos que viram o primeiro vídeo não resistiram e foram direto no YouTube para assistir aos demais. Eu mesmo faria assim.
Por essa razão achei melhor publicar tudo de uma vez e evitar a "concorrência".
.
[Texto de apresentação do NatGeo para os vídeos no YouTube] "O documentário investiga um tema misterioso e Enigmático, sujeito a acusações e fantasias de todos os tipos. Presente em todo o mundo, esta associação misteriosa e discreta tem sido objeto de curiosidade, fascínio e suspeita há mais de 300 Anos. Atualmente, a Maçonaria tem quatro milhões de membros em todo o mundo e, pela primeira vez, algumas de suas lojas mais antigas revelam rituais e documentos que nos permitem ver este mundo até então obscuro sob uma nova perspectiva."












8 comentários:

  1. A Maçonaria sem dúvida atrai as pessoas.
    É importante que programas sérios sejam divulgados para desmistificar a Ordem.
    É importante, também, esclarecer que a Ordem é feita por homens e sempre existirão os que a usam em proveito próprio. Mas, a esses "primos" damos o que a lei determina. Ainda que demore.
    Abraços e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro ir:. "anônimo", agradeço-lhe a visita e o comentário. Sua colocação é a expressão da verdade. Como maçom procuro conduzir-me nessa faixa de desmistificar o excesso de mistérios que na verdade são "segredos de polichinelo". É só abrir o YouTube para se conhecer sinais, toques e palavras que estão nos nosso rituais. Os reais segredos da Maçonaria jamais serão conhecidos dos profanos, os outros já deixaram de ser segredos há muito tempo. Quando as autoridades da Ordem perceberem isso a Maçonaria terá o seu ponto de inflexão e poderá descortinar novos paradigmas.
    Um triplo para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo!
      Acreditamos que nem tudo pode ser dito,por não poder ser compreendido.Todas as iniciações,quaisquer que sejam elas têm tais propósitos,que não podem nem devem ser atropelados:um infante desconhece os problemas do adolescente.O fruto é melhor apreciado quando a luz lhe permitiu a devida maturação.A cada fase se ensina os passos para a fase seguinte,e nem todos estão ou estarão preparados para mudanças antecipadas,não as compreenderão.Lemos um dias desses uma fase que dizia:“Nos não somos exatamente o que todos vêem.Somos o que poucos encontram.E que pouco,pouquíssimos compreendem.”Acreditamos que todas as ordens iniciáticas ou não fornecem apenas os instrumentos de prospecção para que cavemos e possamos descobrir por nós mesmos como sair da caverna de Platão ou como disse Marcus Aurelius :” Escava dentro de ti. É lá que está a fonte do bem, e esta pode jorrar continuamente, se a escavares sempre”

      Eterno Aprendiz da vida
      JATeixeira

      Excluir
  3. Oi, Herbert!! Folgo em saber que é maçon. Tenho dois tios maçons, cada um deles, de um lado da família, mas não conversamos sobre o assunto; até esquecemos. Só tinha curiosidade quando era criança e depois vi que eles eram "normais" (rs*) perdi a curiosidade. Nestes meus esquecimentos, esqueço de perguntar porque mulher não participa e aproveito para lhe fazer a pergunta. Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Querida Luma,
    Já existem atualmente diversas Lojas Maçônicas femininas em vários estados do Brasil. Aqui mesmo em Brasília temos uma funcionando na plenitude. Entretanto elas ainda não são reconhecidas pelas autoridades maçônicas, mas estão funcionando. Conheço algumas mulheres maçons e posso lhe dizer que os rituais e o que se passa nessas lojas femininas são mais secretos do que as sessões masculinas. É verdade!
    É muito forte o movimento de maçons que concordam com a coexistência de lojas masculinas e femininas. Eu faço parte dessa corrente. Todavia creio estar ainda longe a ocorrência de lojas mistas. A tendência é que as lojas femininas sejam reconhecidas primeiro e depois haverá uma nova luta para a existência das lojas mistas. É meramente uma opinião de maçom.
    Tudo na Maçonaria tem base e fundamento nas suas tradições e a Ordem é muito lenta quanto às mudanças de seus ritos e costumes.
    A razão para que as lojas regulares não aceitem a presença de mulheres está nas origens da Maçonaria e nas suas tradições. Vem dos tempos em que as mulheres não "existiam" politicamente. Hoje em dia isso não tem razão de ser e em minha opinião é uma questão de tempo para que elas sejam aceitas como "irmãs".
    Dizem as más línguas (os maçons são muito gozadores e bem humorados entre si apesar da imagem de sisudez que os cerca) que "as mulheres serão recebidas na Maçonaria quando a Igreja Católica as aceitar como sacerdotes". Será que está longe?
    Querida Luma, mais uma vez gratíssimo pela visita e pelo comentário. Até breve.

    ResponderExcluir
  5. HB,

    Eu assisti os programas na NatGeo quando passaram à época.
    Muito bons mesmo.
    E bota tradição e simbolismo nisso.

    SDS

    JB

    ResponderExcluir
  6. Grande JB!
    Estava com saudades! Pensei que tinha desistido de visitar o blog. Grande prazer em te "rever".
    Grato pelo comentário.

    ResponderExcluir
  7. HD,

    Não havia desistido não, só venho visitando em silêncio.
    A vida tem tomado meu tempo.
    Mas tenho vontade de fazer uma questionamento, espero somente fazê-lo em alguma postagem sua mais afeta à minha dúvida.

    SDS

    JB

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.