19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Louis Armstrong. Estamos sem ele há 40 anos.

Clique na imagem e visite o site.
Não posso deixar passar essa! O site "Em Cartaz na WEB" que está acessível na barra lateral da Oficina de Gerencia colocou hoje uma homenagem a Louis Armstrong
Outro dia (estava no meio de um papo sobre músicos antigos com alguns amigos e seus filhos) perguntei a um jovem interlocutor  se ele já tinha ouvido ou visto um vídeo de Louis Armstrong. Para minha surpresa a resposta foi negativa. O jovem disse que "já tinha ouvido falar dele vagamente”. E pior, falou com a naturalidade de quem sequer queria saber muito a respeito. 
Mais uns três jovens estavam presentes e apenas um deles sabia quem tinha sido Satchmo (que era a alcunha de Armstrong), mas disse que não tinha "curtido" o som dele. Calei-me ante o constrangimento dos pais presentes e com aquele sentimento de pena pelos jovens que não tiveram oportunidade de viver naquela época.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDqTA7pSuvMcLbykBzJB0ovk5-3NZPRluoCdD8ekcdCPLF-Q8oU6RqN0tJfUGzOxPhdbzGtVqzkl8y6kvpIC22aH1e7B8_iQYbaH1O8BRzJ78SZ8S9XWY7KAePGkSlSRMLwMeOHDOvwSPQ/s400/louis_armstrong_1.jpgDe certa forma essa cena tem se repetido em relação a outros grandes nomes da música, das artes e da história que não são conhecidos pelas gerações de jovens que em breve estarão comandando os destinos em nosso planeta. Raramente encontro um jovem (e no mais das vezes nem tão jovens assim...) que tenha conhecimento cultural e histórico para sustentar uma conversa que envolva assuntos dessa ordem.
Não sou saudosista. Todavia existem conhecimentos que devem fazer parte da cultura geral de quem se considere razoavelmente informado. Saber que foi Louis Armstrong pode não fazer nenhuma diferença entre alguém "ser ou não ser”, mas dá uma luz para se medir o nível de interesse dessa pessoa pela historia, pelas tradições e pelos costumes.  Nas carreiras profissionais coisas assim são diferenciais para o sucesso0.
Acho que às vezes até exagero nessas avaliações, mas não abro mão de considerar uma linha divisória entre as pessoas - refiro-me principalmente aos jovens  hoje classificados como da "geração Y" - que têm conhecimento  e principalmente interesse pela cultura geral. 
Pois bem, para quem já conhece matar a saudade e quem não conhece saber quem foi ai estão diversos vídeos dos maiores sucessos de Louis Armstrong. Simplesmente clique no play e desfrute.

40 ANOS DA MORTE DE LOUIS ARMSTRONG

Há exatos 40 anos, no dia 6 de julho de 1971, Louis Armstrong nos deixava, vítima de um ataque cardíaco um mês antes de completar 70 anos. No enterro, o caixão dele foi carregado por (segura aí) Bing Crosby, Ella Fitzgerald, Dizzy Gillespie, Pearl Bailey, Count Basie, Harry James, Frank Sinatra, Ed Sullivan, Earl Wilson, Alan King, Johnny Carson e David Frost.
Essa matéria aqui fala sobre a biografia lançada sobre o artista nascido em 1901, em Nova Orleans.
Em homenagem a um dos maiores gênios da música, se recoste na cadeira por alguns minutos e ouça a voz e o trompete mágicos de Armstrong.
"When The Saints Go Marching In"
"The Blues Are Brewin'" (com Billie Holiday)
"Mack The Knife"
"Cheek to Cheek" (com Ella Fitzgerald)
"Umbrella Man" (com Dizzy Gillespie)
"Adios Muchachos"
E, claro, para fechar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.