16 de jul de 2011

Você comete erros? Não? Pois deveria...

http://4.bp.blogspot.com/_oFn9GCT-MHI/TB2hy5KFnKI/AAAAAAAABWQ/qcQkHxYuN6Y/s1600/desenho_criativo_01%5B1%5D.gif
ste texto, que fui buscar no excelente blog do Grupo Finsi (Nuestro Blog) e traduzir - sabe Deus como! - para os leitores da Oficina de Gerencia, trata de um tema que é dos mais fascinantes para mim quando escrevo sobre as coisas da gerencia e da liderança.
Refiro-me à criatividade, reporto-me a "como ser criativo", relaciono-me à essência do gerenciamento que é o processo da  engenhosidade, da imaginação e da inventividade.
Nada mais prazeroso para um comandante e sua equipe do que resolver um grande problema com a utilização da solução fora dos padrões, fora dos cânones, dos modelos comuns. Quem já passou pela experiência sabe do que estou falando. E isso se aplica a qualquer momento da vivência humana. Dentro ou fora do universo corporativo.
Criatividade não é um dom. Pelo contrário é fruto de percepção, cultura, determinação e treinamento. Sempre busquei em minhas equipes as mentes mais criativas para solucionar problemas e resolver questões. Deveria ser algo óbvio para qualquer gerente que se preze, mas não é. Em paralelo promovi por meio de palestras, cursos e outros meios a discussão, o debate e a prática da engenhosidade, da habilidade, da perspicácia, da imaginação e da destreza. Nunca me arrependi e colhi frutos preciosos em minha carreira com essa forma de comandar.

http://4.bp.blogspot.com/_cOH8YliJRbU/Sb8ETn9AwgI/AAAAAAAAATQ/Tfi2PnQm9SY/s320/ca_eureka.jpg
O artigo abaixo evoca esses momentos. A autora é da Espanha e seu nome é Inma Trigo. É da equipe do Nuestro Blog, mas não consegui maiores informações sobre ela. Só sei que escreve brilhantemente e tem vários outros textos no blog. 

Atreva-se a cometer erros é o titulo do artigo e basicamente remete o leitor aos conceitos que Edward de Bono (clique aqui para Wikipédia) inventou sobre as formas de pensar. O pensamento lateral e o vertical.
Tomei conhecimento dessa forma de resolver problemas há muitos anos. Comprei seu livro, li e comecei a aplicar o conceito. Posteriormente fui assistir a uma palestra dele em São Paulo e tomei conhecimento de outra "invenção" dele que foi o Método dos Seis Chapéus.
Leiam o artigo e apliquem seus ensinamentos. É utilíssimo para todos que tenham a perspectiva de aprender a libertar-se da mesmice do pensamento e alargar seus horizontes.




Atreva-se a cometer erros
Una forma creativa de pensar nos permite tener más libertad en la búsqueda de soluciones. Vemos como es este tipo de pensamiento frente a un modo de pensar más lógico y convencional.
Uma forma criativa de pensar nos permite ter mais liberdade na busca de soluções. Vemos como é este tipo de pensamento confrontado com uma forma de pensar mais lógica e convencional. [Autora: Inma Trigo]


[Tradução livre via Google]
Este artigo vai mais fundo no processo criativo, a fim de entendermos a criatividade de forma que possamos potencializá-la e desenvolver uma nova maneira de pensar. 
Embora todos sejamos seres pensantes, nem todos fazemos isso da mesma maneira, nem resolvemos problemas seguindo um caminho único.
Edward de Bono, psicólogo e estudioso de renome no campo da criatividade, cunhou o termo "Pensamento Lateral" para diferenciá-lo de um tipo de Pensamento Lógico, que ele chamou de "Pensamento Vertical." De acordo com Bono, pensamos verticalmente ou lateralmente, mas ... Qual é a diferença entre estes dois modos de pensar? É o que veremos.
Pensamento Vertical é lógico, dedutivo, analítico, sequencial e caracteriza-se pela análise e razoabilidade. Enquanto o Pensamento Lateral é livre e associativo, tem a ver com mover-se para os lados para resolver um problema ensaiando diferentes percepções, diferentes conceitos e diferentes pontos de vista. Ambos são igualmente necessários; com o Pensamento Lateral criamos idéias e com o Pensamento Lógico as desenvolvemos, as selecionamos e as utilizamos.


PENSAMENTO VERTICALPENSAMENTO LATERAL
É seletivoÉ criativo
Importa a correção lógica da sequencia de idéiasO essencial é a eficácia dos resultados
Ele se move em uma direção determinadaMove-se para criar uma direção e vagueia sem rumo
É analítico, explica e interpretaÉ provocativo
Segue a sequência de idéiasPode efetuar saltos imprevistos
Exclui aquilo que não parece relacionado com o temaExplora até o que parece completamente alheio ao tema
Cada passo deve ser corretoNão é necessário que os passos sejam corretos
Usa a negação para bloquear as bifurcações e desvios lateraisNão rechaça qualquer caminho 
Descarta qualquer idéia que não tenha uma base sólida para se apoiarValem todas as idéias
Cria categorias, classificações e rótulos fixosEles não criam, mas se criados são permeáveis ​​e mutáveis
Segue os caminhos mais óbvios e evidentesSeguem  os caminhos menos evidentes
É um processo finito: se pensa para chegar a uma solução.É um processo probabilístico; nem sempre se chega a um resultado final, mas tem mais probabilidade de se chegar uma solução ótima
É importante a qualidade das idéiasImporta a quantidade de pensamentos e idéias
É necessário para  ajustar as idéias e aplicá-lasÉ necessário para gerar idéias   

Autora: Inma Trigo

A flexibilidade é um componente fundamental do Pensamento Lateral, uma vez que exige liberdade e explora conceitos longe do âmbito em que estamos trabalhando para extrapolá-los e trazê-los para o nosso circulo de trabalho de forma inovadora. Este tipo de pensamento se faz mais necessário em tempos de crise, onde se aposta na criatividade como forma de desenvolvimento da sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin