19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Todas as honras a Itamar Franco.



http://tuia.com.br/Historia/_derived/itamar.htm_cmp_expeditn100_bnr.gif
Clique no banner e conheça mais sobre o governo de Itamar Franco
T
ive a honra de fazer parte do 3º escalão (ou 4º, não importa) do governo do Presidente Itamar Franco. Indicado pelo Presidente Fernando Collor eu ocupava, à época da renúncia dele, uma das diretorias da CODEVASF - Companhia de Desenvolvimento do Vale do Francisco. Fui mantido no cargo pelo governo de Itamar Franco (1992-1994).
Embora participando do governo de forma muito lateral tive oportunidade de acompanhar um pouco mais de perto o estilo de governar do presidente que assumiu no olho do furacão um país que só tinha problemas. "Recessão prolongada, inflação aguda e crônica, desemprego, etc. Em meio a todos esses problemas e o recém-impeachment de Fernando Collor de Mello, os brasileiros se encontravam em uma situação de descrença geral nas instituições e de baixa autoestima." (trecho retirado do site Brasil-Escola).
http://imprensasomosminasgerais.com.br/wp-content/uploads/2010/07/ItamarFranco_OFICIAL-212x300.jpgEstive em sua presença em uma solenidade onde ele anunciou o projeto da Transposição do Rio São Francisco. Pouca gente lembra, mas foi Itamar Franco quem tirou das gavetas empoeiradas do Governo Federal aquele empreendimento hoje em execução. Mas não é das iniciativas do presidente Itamar que quero falar. Embora muito rápida aquela solenidade me marcou pela simplicidade do Presidente da Republica que se misturou aos presentes sem nenhuma manifestação de pompa.
Como cidadão brasileiro (e blogueiro ocasional) quero usar essa modesta tribuna para homenagear um brasileiro que maltratado pela historia do seu tempo começa a surgir na sua verdadeira dimensão depois de morto. Tudo que se está falando de Itamar Franco é verdadeiro. Ele foi um presidente que além de muito querido pelo povo brasileiro deixa o melhor exemplo de probidade e correção que um homem público pode legar à História do Brasil depois de ocupar os mais altos cargos da nação.
Ele era assim de verdade. Não fazia teatro ou tipo. Era um autêntico seja nas qualidades seja nos defeitos.  E o povo o compreendeu. Tanto que foi o 33º Presidente da Republica e o primeiro, depois de Arthur Bernardes (12º Presidente - 1922/1926) a eleger seu sucessor. Por isso houve realmente uma tristeza no olhar de cada brasileiro que acompanha a vida politica desse pais ao saber da morte de Itamar Franco.
Itamar Franco entrou para história pela porta da frente; foi um homem de honra e esperamos - todos nós brasileiros preocupados com a dignidade, a honestidade, a honradez, a integridade e a nobreza no ambiente politico da nação - que seu exemplo seja exaltado pelo menos agora depois que deixou o plano terrestre. A ele, todas as honras são justas e merecidas.

Um comentário:

  1. Além de ter sido Justo Itamar Franco Também Foi um homem livre e de bons costumes! Exemplo de Politico...

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.