29 DE NOVEMBRO DE 2025 ||| sábado ||| Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino. ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino é comemorado anualmente em 29 de novembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977 e tem um significado histórico importante para a questão palestina. A escolha do dia 29 de novembro remonta a 1947, quando a Assembleia Geral da ONU aprovou a Resolução 181 (II), que ficou conhecida como a Resolução da Partilha. Esta resolução recomendava a divisão da Palestina, que estava sob Mandato Britânico na época, em Estados árabes e judeus independentes, com um regime internacional especial para a cidade de Jerusalém. O dia tem como objetivo chamar a atenção da comunidade internacional para o fato de que a questão da Palestina permanece sem solução, e que o povo palestino ainda não conseguiu exercer seus direitos inalienáveis, incluindo o direito à autodeterminação e à independência. Em todo o mundo, eventos e atividades são realizados para marcar a data e expressar solidariedade com o povo palestino.


Clarice Lispector, nascida Chaya Pinkhasivna Lispector OMC (Chechelnyk, 10 de dezembro de 1920 – Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1977), foi uma escritora e jornalista de origem russo-judaica (asquenazita). Radicada no Brasil desde a primeira infância, naturalizou-se brasileira em 1943. Autora de romances, contos e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, reputando-se como uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano. Quanto às suas identidades nacional e regional, declarava-se brasileira e pernambucana. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Clarice_Lispector)

Visualizações no blog no mês de outubro.

 


 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

terça-feira, 12 de julho de 2011

1001 Dias que Abalaram o Mundo: Judeus são libertados por Ciro, da Pérsia (ano 539 a.C.); Principe Siddharta transforma-se em Buda, o Iluminado (527 a.C.)

Clique na imagem e saiba mais
Continuo trazendo os leitores da Oficina de Gerencia o conhecimento dos eventos que efetivamente contribuíram para mudar a história da humanidade segundo a visão da equipe de historiadores que coordenou o trabalho do livro ''1001 Dias Que Abalaram o Mundo'' da Editora Sextante
Aqui está o 6º post da série; os anteriores podem ser lidos clicando na tag 1001 Dias. Desnecessário informar que o conhecimento da História Universal é componente da cultura geral que os bons executivos devem ter em seus acervos intelectuais. É um constrangimento quando, por exemplo, em uma roda de conversas entre diretores e gerentes alguém pergunta sobre Confúcio e o interlocutor pergunta quem foi... Por esse motivo estou sempre publicando posts com material sobre História aqui no blog. 
Assim sendo a primeira recomendação para quem esteja lendo essas linhas é para que adquira o livro, coloque-o na cabeceira e o leia cotidianamente.
As paginas publicadas hoje nos trazem dois eventos importantíssimos da história. Na primeira figura (ano 539 a.C) o tema é bíblico. O poderoso imperador da Pérsia Ciro, o Grande, conquista a Babilônia e liberta os judeus que estavam exilados e escravizados há 40 anos. O retorno dos judeus à sua terra é um ponto de inflexão na história desse povo notável. Não deixe de ler.
Na segunda imagem (ano de 527 a.C, sem precisão histórica) é registrada a data da "Iluminação" do Principe Siddartha Gautama que a partir dai passou a chamar-se Buda que significa "o iluminado". 
Aguardem os próximos posts...
.
Em função do download do livro o texto que está nas imagens das folhas pode apresentar alguma dificuldade para leitura. Para melhorar clique sobre a figura para isolá-la e utilize a ferramenta de zoom do proprio browser (Ctrl++) até a dimensão que seja confortável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.