18 de jun de 2011

Tecnologia de empresa chinesa levanta prédio de 15 andares em menos de uma semana.

http://2.bp.blogspot.com/-5-KEjEEWnaw/TdEnNzIoq1I/AAAAAAAAASI/WHSt9AjlJ2A/s1600/construcao-civil.gif
Não pretendo fazer nenhuma crítica à indústria da construção civil no Brasil, mesmo porque ela é relativamente bem conceituada aqui e no resto do mundo. 
Sou engenheiro civil militante e por profissão desde 1970. Posso dizer que conheço a corporação, suas qualidades e defeitos. Porque estou escrevendo isso? A resposta é o impressionante vídeo que me passaram sobre a construção (exceto fundações), em seis dias, de um edifício de 15 andares na China. No primeiro momento não acreditei. Pesquisei e vi que era verdade.
Fiquei me perguntando por que achei que era tão inacreditável.  Uma façanha sem duvidas! Tanto que ganhou páginas de jornal e milhares de links nas buscas do Google. http://1.bp.blogspot.com/-wPHygRb7p4c/TZfwRmVkmBI/AAAAAAAAVqM/JFvTxeAqHN0/s1600/Leia+Mais.bmp

Leiam o que escreve sobre o assunto o prestigiado site de engenharia civil da UFES, Universidade Federal do Espirito Santo. (blog Ecivilufes).

"A empresa Chinesa Broad, especializada em construção pré-fabricada sustentável, realizou o feito de construir a superestrutura do Hotel Ark em Changsha, na província de Hunan em apenas 6 dias. Excetuando as fundações, a estrutura dos 15 andares do edifício demorou cerca de 2 dias a ser montada e as paredes e instalações, 4 dias.
http://4.bp.blogspot.com/_KKE8XKy9wr4/TN675hPXn_I/AAAAAAAAAIM/2ciQHkwzeTA/s1600/predio+china.bmpO edifício foi dimensionado para resistir à ações sísmicas de um terremoto de grau 9 e está otimizado do ponto de vista energético, possuindo isolamento sonoro e térmico de última geração. Durante a construção, os resíduos constituíram apenas 1% da massa total dos materiais usados.

Devido ao grande número de equipes envolvidas, a coordenação foi fundamental, permitindo finalizar o edifício em tempo recorde e evitando qualquer acidente.
O sucesso do processo deve-se também à utilização quase exclusiva de ligações metálicas aparafusadas e de elementos construtivos de peso próprio reduzido.

A Broad já tinha conseguido um feito semelhante ao construir um pavilhão da Exposição Mundial de Shanghai em apenas 14 horas.

A construtora tem planejado num futuro próximo um edifício de 50 andares em Pequim, utilizando o mesmo tipo de materiais e o mesmo método e ritmo construtivos.''

Em face deste expertise o que dizer dos restantes "pobres mortais" que habitam a corporação da construção civil no Brasil e alhures? Principalmente aquela voltada para as construções dos edificios? O que está por trás de tamanha proeza? Certamente não é algum dom especial dos chineses. As respostas mais óbvias são: planejamento, experiência, disciplina de equipe e outras semelhantes. 
Vejam o vídeo e (quem ainda não o conhece) fiquem, como eu fiquei, boquiabertos e invejosos. Tomara que os empreendedores e empreiteiros brasileiros se sensibilizem e busquem essa tecnologia. Quem sabe nesta recém iniciada relação comercial Brasil-China não possamos trazer essa empresa (acredito que existam outras por lá) para construir alguma coisa para as obras da Copa do Mundo, por exemplo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin