19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 18 de junho de 2011

Tecnologia de empresa chinesa levanta prédio de 15 andares em menos de uma semana.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNDMQjvE1f-HR7ATne_lFQBbeuixmIIsDGTHy_SYVz92O0KysnuVRLwupgrjmY3N5eQFti01xfGj61XNDCDLnSPHjs6U_bq_hzkWWKcaSGTOjl6fw8revJMwdYsKDihcX4UEhsJTVs5FTT/s1600/construcao-civil.gif
Não pretendo fazer nenhuma crítica à indústria da construção civil no Brasil, mesmo porque ela é relativamente bem conceituada aqui e no resto do mundo. 
Sou engenheiro civil militante e por profissão desde 1970. Posso dizer que conheço a corporação, suas qualidades e defeitos. Porque estou escrevendo isso? A resposta é o impressionante vídeo que me passaram sobre a construção (exceto fundações), em seis dias, de um edifício de 15 andares na China. No primeiro momento não acreditei. Pesquisei e vi que era verdade.
Fiquei me perguntando por que achei que era tão inacreditável.  Uma façanha sem duvidas! Tanto que ganhou páginas de jornal e milhares de links nas buscas do Google. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg35s2XOzamk8j134Odw6ZXqhraXKCb8aI6TtNdgV7QhoAF48-OBUmZmctInAuLomtBvVRn2aoVfKqFDVFxcAa2CACwEtRxize0AZV2X5LGlso25YwUXVXd4rlA88oSDHkDCupWGxIjM8wX/s1600/Leia+Mais.bmp

Leiam o que escreve sobre o assunto o prestigiado site de engenharia civil da UFES, Universidade Federal do Espirito Santo. (blog Ecivilufes).

"A empresa Chinesa Broad, especializada em construção pré-fabricada sustentável, realizou o feito de construir a superestrutura do Hotel Ark em Changsha, na província de Hunan em apenas 6 dias. Excetuando as fundações, a estrutura dos 15 andares do edifício demorou cerca de 2 dias a ser montada e as paredes e instalações, 4 dias.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3d2z5_qr6T2MwB1BT8cEFCa3w6oyz-dpccbJQo-cxqxruPYBch5jxLiVJ-z6BbwLOvL5q9svRCR-YC6CXsgjebrAKSA-2ESaI53OTU95iydGKTTF8kJWrjWlIK3kU5Ybt8Uyh0tyTVVQ/s1600/predio+china.bmpO edifício foi dimensionado para resistir à ações sísmicas de um terremoto de grau 9 e está otimizado do ponto de vista energético, possuindo isolamento sonoro e térmico de última geração. Durante a construção, os resíduos constituíram apenas 1% da massa total dos materiais usados.

Devido ao grande número de equipes envolvidas, a coordenação foi fundamental, permitindo finalizar o edifício em tempo recorde e evitando qualquer acidente.
O sucesso do processo deve-se também à utilização quase exclusiva de ligações metálicas aparafusadas e de elementos construtivos de peso próprio reduzido.

A Broad já tinha conseguido um feito semelhante ao construir um pavilhão da Exposição Mundial de Shanghai em apenas 14 horas.

A construtora tem planejado num futuro próximo um edifício de 50 andares em Pequim, utilizando o mesmo tipo de materiais e o mesmo método e ritmo construtivos.''

Em face deste expertise o que dizer dos restantes "pobres mortais" que habitam a corporação da construção civil no Brasil e alhures? Principalmente aquela voltada para as construções dos edificios? O que está por trás de tamanha proeza? Certamente não é algum dom especial dos chineses. As respostas mais óbvias são: planejamento, experiência, disciplina de equipe e outras semelhantes. 
Vejam o vídeo e (quem ainda não o conhece) fiquem, como eu fiquei, boquiabertos e invejosos. Tomara que os empreendedores e empreiteiros brasileiros se sensibilizem e busquem essa tecnologia. Quem sabe nesta recém iniciada relação comercial Brasil-China não possamos trazer essa empresa (acredito que existam outras por lá) para construir alguma coisa para as obras da Copa do Mundo, por exemplo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.