||| 20 de maio DE 2026 ||| 4ª feira ||| dia do nascimento do blue jeans (Fundação da mítica Levi Strauss & Co - 1873) ||| "Se não queres que ninguém saiba, não o faças". (Provérbio Chinês) |||

Bem vindo

Bem vindo

imagem

imagem
Em 20 de maio de 1873, o imigrante bávaro Levi Strauss e o alfaiate Jacob Davis receberam oficialmente a patente dos EUA de nº 139.121 para o processo de colocar rebites de cobre em calças de brim masculinas. Davis teve a ideia de reforçar os pontos de tensão das roupas de trabalho (como os cantos dos bolsos), mas precisava do apoio financeiro do seu fornecedor de tecidos, Levi Strauss, para patentear a invenção. Esse dia é considerado o aniversário oficial do "blue jeans", a peça de vestuário mais popular e revolucionária da era moderna.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Tomás de Aquino, em italiano Tommaso d'Aquino (Roccasecca, 1225 – Fossanova, 7 de março de 1274), foi um frade católico italiano da Ordem dos Pregadores (dominicano) cujas obras tiveram enorme influência na teologia e na filosofia, principalmente na tradição conhecida como Escolástica, e que, por isso, é conhecido como "Doctor Angelicus", "Doctor Communis" e "Doctor Universalis". "Aquino" é uma referência ao condado de Aquino, uma região que foi propriedade de sua família até 1137. Tomás de Aquino tinha abordagens diferentes para com seus antecedentes como Agostinho de Hipona, apesar de ter utilizado muito do pensamento de filósofos anteriores em suas especulações. Seu pensamento teológico e filosófico inspiraram inúmeras gerações de pensadores. Seu magnum opus é chamado Suma Teológica. Tomás é venerado como Santo pela Igreja Católica e é tido como o professor modelo para os que estudam para o sacerdócio por ter atingido a expressão máxima tanto da razão natural quanto da teologia especulativa. O estudo de suas obras há muito tempo tem sido o cerne do programa de estudos obrigatórios para os que buscam as ordens sagradas (como padres e diáconos) e também para os que se dedicam à formação religiosa em disciplinas como filosofia católica, teologia, história, liturgia e direito canônico. Tomás foi também proclamado Doutor da Igreja por Pio V em 1568. Declarou Bento XV ser ele um lustre para a Igreja por seus ensinamentos, sendo Aquino merecedor de honra e elogios por parte dos pontífices e orago das escolas católicas. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A1s_de_Aquino}

imagem dia

imagem dia

 

domingo, 5 de junho de 2011

Lya Luft escreve sobre conceitos e preconceitos. (Revista Veja)

Julgar que qualquer artigo da Lya Luft é sensacional pode parecer redundância. Claro que estou exagerando um pouco, afinal sou um daqueles fãs incondicionais de seu texto e estilo.
Não publico muito seus artigos aqui no blog por considerar alguns deles fora da "linha editorial" do blog. Alguns abordam temas políticos, outros são mais personalizados e tenho esse proposito com o blog de não escrever sobre politica e religião.
Neste artigo, cuja imagem reproduzi abaixo, publicado no exemplar da revista Veja dessa semana considerei que a grande escritora e colunista foi perfeita em suas considerações sobre o tema que abordou no seu artigo: Conceito e Preconceito.
Como não consegui o texto na internet tive que publicá-lo como está na revista por meio da imagem capturada pelo processo de "scanner". Pode haver alguma dificuldade de leitura, mas insisto para que o leiam, pois é um dos melhores que já vi. Quando o texto estiver na rede pretendo editar o post e substituir a imagem. Por ora, preferi postá-lo logo e não perder a oportunidade.

 
Clique e visite o site da Veja

Clique sobre a imagem para ampliá-la um pouco mais

Um comentário:

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.