19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 12 de junho de 2011

Liderança Transformadora (Lounge Empreendedor)

T

rago-lhes, como destaque, mais um excelente blog que trata dos temas corporativos. Na verdade com o foco no empreendedorismo.  O "Lounge Empreendedor" se apresenta como:
  • "Um espaço reservado para você que deseja ler e compartilhar experiências sobre empreendedorismo, liderança, inovação, sustentabilidade, gestão, comportamento humano e educação! Entre e sinta-se a vontade..."
Não tive duvidas em selecioná-lo para compor a coleção da tag "Destaques de Sites e Blogs" que mantenho cada vez mais viva aqui na Oficina de Gerencia.

O Lounge Empreendedor é produzido por Ana Maria Magni Coelho (veja perfil no final do post) que tem experiencia e sabe o que diz (e o que escreve naturalmente). Gostei muito no blog e já me tornei seu seguidor. Vale a pena conhecer colocá-lo entre os favoritos na área de sua proposta.

Escolhi, entre dezenas de ótimos artigos escritos pela Ana Maria no seu blog, o que está abaixo intitulado "Liderança Transformadora": Olha só que ela escreveu no artigo:
  • [...] "Líderes nunca estão totalmente prontos e necessitam treinar, praticar e se desenvolver cada vez mais. Só assim você estará pronto a desenvolver os outros. Numa importante decisão comercial que você necessite tomar, simule as variáveis, treine as melhores opções e avalie os riscos e o medo. Se o seu medo se confirmar, desista ou parta para superá-lo." [...]
Clique e conheça

Liderança Transformadora


"Quais os maiores desafios da gestão e liderança nos próximos anos? As empresas têm preparado seus líderes do futuro? Quais as competências essenciais ao novo perfil de liderança?
Perguntas como essas revelam importantes dilemas que o tema da liderança provoca e as respostas só podem ser encontradas no exercício das relações com as pessoas, desde os nossos pais, professores, chefes e subordinados.
Para que você seja um bom líder é preciso antes de tudo gostar de pessoas. Gostar de ouvir, de ajudar, de desenvolver pessoas diferentes de você. Quando você se dedica a desenvolver pessoas, contribui para o aumento de suas competências, levando-as a uma maior autonomia ao mesmo tempo em que cria um ambiente motivador, com pessoas com melhor auto-estima e maior capacidade de realização, afinal sentem-se responsáveis pelo escopo das tarefas que lhe são destinadas.
Além disso, líderes são os grandes responsáveis pelo atingimento das metas de uma empresa. Tenha uma crença sólida de onde pretende chegar e oriente sua equipe pelo melhor caminho. Acompanhe as metas sistematicamente, tome medidas corretivas ou até mude o rumo das suas decisões, mas mantenha o alinhamento com o seu time.
Seja otimista! Ninguém segue pessoas pessimistas. Não estou querendo dizer que você deva ser um tolo e acreditar em um “mundo cor-de-rosa” que certamente não existe, mas ao se deparar com um problema, assuma a postura de solucionador e não lamente. Problemas são desafios à sua criatividade!
Tenha coragem e saiba os melhores momentos para utilizá-la. Toda decisão está repleta de riscos e muitas vezes o medo acaba paralisando você no momento em que sua equipe mais precisa de uma direção. Lembre-se que a coragem não é a ausência do medo, mas sim a habilidade de confrontá-lo. Para se sentir mais seguro, prepare-se incansavelmente.
Líderes nunca estão totalmente prontos e necessitam treinar, praticar e se desenvolver cada vez mais. Só assim você estará pronto a desenvolver os outros. Numa importante decisão comercial que você necessite tomar, simule as variáveis, treine as melhores opções e avalie os riscos e o medo. Se o seu medo se confirmar, desista ou parta para superá-lo.
Se optar em superá-lo, trabalhe sempre em equipe. Quando você chega a uma posição de liderança é muito fácil (e perigoso) que se torne egoísta. A sensação de ser importante pode te levar à individualidade, mas nunca se esqueça que sua equipe é o seu suporte e deve participar das decisões que auxiliarão a todos a chegar aos objetivos da sua empresa. Por isso, componha uma equipe com competências diferentes e complementares para que o todo supere a soma das partes.
E por fim, comunique-se com o coração, a alma e a crença de que todos têm em si mesmo todas as possibilidades para que atinjam o sucesso. Você é apenas um facilitador.''

Coluna publicada no Diario Empresarial
04 de dezembro de 2009



[Arquivar+%2874%29.jpg]Ana Maria Magni Coelho
Paulistana, casada, 34 anos, 2 filhos. Graduada em Pedagogia, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ e especialização em Gestão de Projetos pela FGV/SP. Pós-graduada em Gestão do Conhecimento pelo SENAC/SP e em Gerente de Cidades pela FAAP. (clique na imagem para saber mais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.