19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 20 de junho de 2011

1001 Dias que Abalaram o Mundo: no ano de 490 a.C. ocorreu a "Batalha de Maratona" entre gregos e persas e em 250 a.C Arquimedes saiu nu pelas ruas gritando "Eureka". É isso que está no post.

Clique na imagem
Quarto post que publico no blog com as páginas do livro ''1001 Dias Que Abalaram o Mundo'' da Editora Sextante. Os três primeiros posts do blog você pode ler clicando na tag 1001 Dias.
O projeto é trazer para os leitores do blog, a partir da excelente publicação o conhecimento dos eventos que efetivamente contribuíram para - de uma forma ou de outra - mudar a história da humanidade segundo a visão da equipe de historiadores que coordenou o trabalho. ''
O conhecimento da História Universal é um dos principais componentes da cultura geral que deve ser ferramenta de todos os bons executivos. Sendo esse um dos propósitos que me motivou ao criar o blog Oficina de Gerencia nada mais apropriado do que buscar provocar e capturar o interesse dos leitores para os "1001 Dias que Abalaram o Mundo".
Assim sendo a primeira recomendação para quem esteja lendo essas linhas é para que adquira o livro, coloque-o na cabeceira e o leia cotidianamente. Se começar não vai conseguir parar.
As paginas do post de hoje nos trazem na primeira figura (12 de setembro do ano 490 a.C) a historia da famosa Batalha de Maratona. Nesse combate, vencido heroicamente pelo exercito de Atenas surgiu a origem - considerada lenda - da famosa corrida que leva o mesmo nome e até hoje é disputada nas olimpíadas e em outras ocasiões.
Na segunda imagem vamos conhecer a "historia" (diz-se que é uma anedota) da fundação da hidrostática pelo cientista Arquimedes (250 a.C). Esse fato passou para as páginas da história porque Arquimedes estava no banho ao descobrir, por acaso, como poderia atender a um pedido do seu Rei ficou tão animado com sua descoberta que se esqueceu de se vestir e saiu pelado pelas ruas gritando "Eureka!" significando "Encontrei!").
Aguardem os próximos posts...
Em função do download do livro o texto que está nas imagens das folhas pode apresentar alguma dificuldade para leitura. Para melhorar clique sobre a figura para isolá-la e utilize a ferramenta de zoom do proprio browser.


  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.