OFICINA NA COPA

OFICINA NA COPA

 

||| 26 de junho DE 2026 ||| 6ª FEIRA ||| dia nacional do diabetes ||| *Reflexão: “A censura é o imposto da inveja sobre o mérito". (Laurence Sterne) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 16 de junho, anualmente, é uma data comemorativa em saúde criada com o objetivo de promover a conscientização sobre os riscos da doença, suas complicações, prevenção e controle. Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou pela má absorção da insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o funcionamento do organismo. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do corpo. Quando a insulina não é produzida adequadamente ou não consegue realizar suas funções, o nível de açúcar aumenta e pode provocar complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte. Tipos de diabetes: – Tipo 1: causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos. – Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção desse hormônio. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos. – Diabetes gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida. – Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou pelo uso de medicamentos. Podem ser: defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística, etc.); induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos, etc.). Sintomas: Diabetes tipo I e tipo II têm em comum sintomas como fome e sede excessiva e vontade de urinar muito mais vezes ao dia. No tipo I, podem ocorrer, ainda: – Perda de peso; – Fraqueza; – Fadiga; – Mudanças de humor; – Náusea e vômito. E no tipo II: – Formigamento nos pés e mãos; – Infecções frequentes na bexiga, rins e de pele; – Feridas que demoram para cicatrizar; – Visão embaçada.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase

 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Confira as dicas de quem fez sucesso no Brasil antes dos 40 anos. (Revista Época)

U
m velho e batido bordão diz que "o sucesso não ocorre por acaso". Pelas minhas vivências ao longo de muitos anos sou levado a concordar. Conheci e conheço muitas pessoas que podem ser classificadas como "de sucesso". Pelo menos dentro dos parâmetros mais conhecidos e nenhuma delas conquistou os índices de sucesso sem muito trabalho, dedicação, sorte (claro) e muita determinação.
P
eço uma pausa para perguntar: - O que é ter sucesso? Você já pensou nisso? Eu já e muitas vezes. Posso lhe confessar que ainda não encontrei definição que me satisfizesse. A mais proxima é uma que ouvi do Max Gehringer onde ele conceituou que uma pessoa atingirá o patamar do sucesso quando simplesmente puder dizer NÃO. É isso mesmo, dizer "Não". No principio estranhei, mas depois compreendi o que queria dizer "o mestre". E é verdade. Poder dizer não significa que você pode fazer a escolha que quiser e quem pode compor suas próprias escolhas certamente é uma pessoa de sucesso. Pense nisso.
N
esse sentido "descobri" a matéria abaixo no site da revista Época no qual foram relacionadas quarenta personalidades brasileiras que atingiram, antes dos 40 anos, o patamar de sucesso em suas atividades e se dispuseram a dar testemunhos de como chegaram a ele e de que forma estão conduzindo suas vidas e buscando as inovações que possam marcar suas trajetórias na sociedade em que vivem. 
A
 matéria é excelente e conta com infográficos e vídeos. Muito movimentada e cheia de alternativas. Não é um texto ou um ensaio. É uma reportagem. Vale a pena explorar os vários links para conhecer os perfis dessas pessoas que estão, de certa forma, ditando hábitos, comportamentos e atitudes.

N
ão sei se algumas delas estão naquela marca de sucesso preconizada pelo Max Gehringer. Acho difícil pois todas ainda são (relativamente) jovens e dizer “NÃO” – permitam-me usar outro bordão – “Não é para quem quer é para quem pode!”


40 faces do novo Brasil
Uma seleção de personalidades com menos de 40 anos que começa a redesenhar o perfil do nosso país
Eles começaram a trabalhar cedo. E fizeram sucesso precoce também. Dizem que são apaixonados pelo que fazem. Alguns herdaram uma tradição familiar, como o deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto e o cantor Fiuk (filho de Fábio Jr.). Outros despontaram sozinhos, como o investidor Eduardo Saverin e a cantora Ivete Sangalo. Uns têm o rosto nacionalmente conhecido. Outros estão por trás de empreitadas celebradas, como Julio Vasconcellos, do site de vendas coletivas Peixe Urbano. Cada um está inovando a seu modo, encontrando novos caminhos para a política, as artes, os esportes e os negócios. Eles simbolizam um país que oferece cada vez mais oportunidades aos empreendedores de todos os campos. Selecionamos 40 dos nomes mais expressivos dessa geração que, com talento, empenho e bom humor, está ajudando a construir conosco um novo Brasil.

animated gif Para ler os perfis, clique nas imagens no gráfico abaixo:



A rede de influências das 40 faces do novo Brasil


reprodução/Revista Época


Confira depoimentos de alguns dos 40








Siga Época no Twitter e nas redes sociais
Acompanhe e compartilhe todas as publicações de ÉPOCA (notícias, posts em blogs, colunistas e vídeos) pelo Twitter seguindo @RevistaEpoca. Conheça também as nossas páginas em outras redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.