19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sócrates incomodava o governo e foi eliminado (399 a.C). Anibal entra para a historia (218 e 216) como o flagelo da Republica Romana. São os 1001 Dias que Abalaram o Mundo.


Terceiro post na Oficina de Gerencia para oferecer aos leitores a oportunidade de conhecer as páginas do livro ''1001 Dias Que Abalaram o Mundo'' da Editora Sextante responsável pela produção da conhecida "Coleção 1001" que tanto sucesso faz na literatura atual. Os dois primeiros posts do blog você pode ler clicando nos links a seguir: "Vamos conversar sobre a História da Humanidade?" e "1001 Dias que Abalaram o Mundo: Davi e Salomão são os personagens do post de hoje. “. 
Para os leitores que estão acessando "1001 Dias" pela primeira vez vou reproduzir abaixo o texto que está na apresentação do livro pela Editora Sextante:  

''Do Big Bang à recente eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos - passando por catástrofes naturais, descobertas científicas, escândalos políticos, conquistas sociais, revoluções, guerra e movimentos culturais -, 1001 dias que abalaram o mundo conta a história da humanidade através de 1001 momentos-chave causados pelas mãos do homem ou pela ação implacável da natureza.
Organizado pelo historiador Peter Furtado e escrito por um time internacional de historiadores, jornalistas e cientistas, este livro é indispensável para qualquer pessoa que queira conhecer e compreender melhor o mundo em que vivemos.
A conquista da Lua, a bomba atômica, o nascimento de Jesus Cristo, a prisão e a libertação de Nelson Mandela, os atentados do 11 de Setembro - esses triunfos e tragédias estão entre as centenas de acontecimentos que mudaram a trajetória da humanidade ao longo dos séculos.
1001 dias que abalaram o mundo é um guia de referência completo que abrange os mais significativos eventos que alteraram o rumo de nossa história, determinaram o fim de épocas e moldaram o mundo confirme o conhecemos hoje.
Obras de arte, fotografias e citações complementam o texto e formam um quadro detalhado de cada acontecimento, revelando seu contexto histórico e seu impacto social, político, econômico e cultural.
Escrito por profissionais respeitados das áreas de ciência, história e jornalismo, este livro informativo aguça a curiosidade sobre nossa própria história ao mesmo tempo que faz refletir sobre o que ainda está por vir.

Criei no blog uma "tag" com o titulo de 1001 Dias uma vez que serão muitos os posts que pretendo publicar reproduzindo as folhas do livro com comentários pessoais quando considerar necessário. 
Obviamente não colocarei os 1001 eventos no post. Não tem sentido isso! O projeto é trazer para os leitores do blog o conhecimento dos eventos que efetivamente contribuíram para - de uma forma ou de outra - mudar a história da humanidade segundo a visão da equipe de historiadores que coordenou o trabalho. ''
Gifs ANimados Flechas (164)Defendo firmemente que a cultura geral deve fazer parte da bagagem dos bons executivos e técnicos (na verdade de todas as pessoas) que "habitam" o universo corporativo. O conhecimento da História Universal é um dos principais componentes dessa equipagem. Sendo essa a missão que me propus ao criar o blog Oficina de Gerencia - nada mais apropriado do que buscar provocar e capturar o interesse dos leitores para um livro que considero essencial nesse propósito. 
Assim sendo a primeira recomendação para quem esteja lendo essas linhas é para que adquira o livro, coloque-o na cabeceira e o leia rotineiramente. Eu mesmo tenho dois exemplares. Um que está na minha "biblioteca de cabeceira" e o outro que levo em minhas viagens. É sempre um prazer enorme folheá-lo e obter informações fidedignas sobre fatos da historia do mundo.
As paginas de hoje nos trazem na primeira figura (399 a.C) um pouco da vida de Sócrates o mais fascinante do pensadores da História. 
Na segunda imagem temos dois eventos descritos que marcaram para sempre na Historia a estampa do grande general cartaginês Aníbal Barca. Ele fez uma travessia sobre os Alpes que ficou na Historia (218 a.C.) levando seu exercito para dentro das terras romanas. Com o feito Aníbal ameaçou fortemente o poder romano que começava a conquistar seu império. 
Na sequencia (216 a.C.) Aníbal impôs a Republica de Roma a sua mais contundente derrota em toda a sua existência. A Batalha de Canas (clique aqui também) até hoje é estudada pelos militares dada a genialidade e astúcia que cartaginês utilizou ao derrotar um exercito até então invencível e muitas vezes superior. Na ultima figura uma ilustração da travessia dos Alpes que está no livro mostrande o grau de dificuldade da empreitada. Aguardem os próximos posts...

Em função do download do livro o texto que está nas imagens das folhas pode apresentar alguma dificuldade para leitura. Para melhorar clique sobre a figura para isolá-la e utilize a ferramenta de zoom do proprio browser.
.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.