19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 5 de junho de 2011

1001 Dias que Abalaram o Mundo: Davi e Salomão são os personagens do post de hoje.


Este é o segundo post que coloco no blog para oferecer aos leitores a oportunidade de conhecer as páginas do livro ''1001 Dias Que Abalaram o Mundo'' da Editora Sextante responsável pela produção da conhecida "Coleção 1001" que tanto sucesso faz na literatura atual. O primeiro post do blog você pode ler clicando no link a seguir: Vamos conversar sobre a História da Humanidade?

Na verdade "1001 Dias" é um livro que passeia - talvez fosse melhor escrever navega - pelos fatos relevantes da História Universal. No último post coloquei duas páginas. A coroação de Ramsés II como Faraó do Egito em 1270 a.C e depois, em 1250 a.C. a fuga dos judeus, do Egito, liderados por Moisés em busca da "Terra Prometida". 

Resolvi criar no blog uma "tag" com o titulo de 1001 Dias uma vez que serão muitos os posts que pretendo publicar reproduzindo as folhas do livro com comentários meus quando considerar necessário. Obviamente que não colocarei os 1001 eventos no post. Não tem sentido isso! O projeto é trazer para os leitores do blog o conhecimento dos eventos que efetivamente contribuíram para - de uma forma ou de outra - mudar a história da humanidade segundo a visão da equipe de historiadores que coordenou o trabalho. 

Defendo firmemente que a cultura geral deve fazer parte da bagagem dos bons executivos e técnicos (na verdade de todas as pessoas) que "habitam" o universo corporativo. O conhecimento da História Universal é um dos principais componentes dessa equipagem. Sendo essa a missão que me propus ao criar o blog Oficina de Gerencia - nada mais apropriado do que buscar capturar o interesse dos leitores para um livro que considero essencial nesse propósito. 

Assim sendo a primeira recomendação para quem esteja lendo essas linhas é para que adquiram o livro e o coloquem na cabeceira e o leiam obviamente. Eu mesmo tenho dois exemplares. Um que está na minha "biblioteca de cabeceira" e o outro que levo em minhas viagens. É sempre um prazer enorme folheá-lo e obter informações fidedignas sobre fatos da historia do mundo.

As paginas de hoje falam de Davi se tornando rei de seu povo (1003 a.C) e de como seu filho, Salomão, concluiu o Templo de Jerusalém (959 a.C.) que fora iniciado por Davi. Ambos são fatos bíblicos também, além de históricos. De quebra, porque está na mesma página, conheçam a lenda - lindíssima - da história da fundação de Cartago em 814 a.C. Aguardem os proximos posts...
.
 



http://img188.imageshack.us/img188/9271/vwu.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.