||| 18 de julho DE 2026 ||| sábado ||| dia internacional de nelson mandela ||| *Reflexão: "Não há nada como regressar a um lugar que está igual para descobrir o quanto a gente mudou." - Nelson Mandela |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Internacional de Nelson Mandela é celebrado anualmente em 18 de julho, data de nascimento de Nelson Rolihlahla Mandela. A efeméride homenageia um dos maiores defensores da liberdade, da igualdade, da democracia e da reconciliação do século XX. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data convida pessoas de todo o mundo a seguirem o exemplo de Mandela por meio de ações de solidariedade, voluntariado e compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Origem da data Em 2009, a Assembleia Geral da ONU proclamou oficialmente o 18 de julho como o Dia Internacional de Nelson Mandela, e a primeira celebração ocorreu em 2010. A criação da data reconhece a extraordinária contribuição de Mandela para a promoção da paz, dos direitos humanos, da democracia, da justiça social e da resolução pacífica de conflitos. Quem foi Nelson Mandela? Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho de 1918, na aldeia de Mvezo, na África do Sul, e faleceu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos. Formado em Direito, tornou-se advogado e dedicou grande parte da sua vida à luta contra o apartheid, o regime de segregação racial que, durante décadas, negou direitos fundamentais à população negra sul-africana. Por sua atuação política, Mandela foi preso em 1962 e permaneceu encarcerado durante 27 anos, passando a maior parte desse período na prisão de Robben Island. Após sua libertação, em 1990, liderou as negociações que contribuíram para o fim do apartheid e para a realização das primeiras eleições democráticas multirraciais da África do Sul. Em 1994, tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul, conduzindo um processo de reconciliação nacional baseado no diálogo, no respeito e na igualdade entre todos os cidadãos. Nelson Mandela Prêmio Nobel da Paz Em 1993, Nelson Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz, juntamente com Frederik Willem de Klerk, em reconhecimento aos esforços para promover uma transição pacífica para a democracia na África do Sul. A premiação destacou seu compromisso com a paz, a tolerância, a justiça e a solução pacífica dos conflitos, tornando-o uma referência mundial na defesa dos direitos humanos. (https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-de-nelson-mandela/)

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 – Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013) foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Subsaariana, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba (nome do seu clã) ou "Tata" ("Pai"). Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, recusou esse destino aos 23 anos ao seguir para a capital, Joanesburgo, e iniciar sua atuação política. Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em um jovem advogado na capital e líder da resistência não violenta da juventude, acabando como réu em um infame julgamento por traição. Foragido, tornou-se depois o prisioneiro mais famoso do mundo e, finalmente, o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação do seu país como uma sociedade multiétnica. Mandela passou 27 anos na prisão — inicialmente em Robben Island e, mais tarde, nas prisões de Pollsmoor e Victor Verster. Depois de uma campanha internacional, foi libertado em 1990, quando recrudescia a guerra civil em seu país. Em dezembro de 2013, foi revelado pelo The New York Times que a CIA americana foi a força decisiva para a prisão de Mandela em 1962, quando agentes americanos foram empregados para auxiliar as forças de segurança da África do Sul a localizá-lo. Até 2009, ele havia dedicado 67 anos de sua vida à causa que defendeu como advogado de direitos humanos e pela qual se tornou prisioneiro de um regime de segregação racial, até ser eleito o primeiro presidente da África do Sul livre. Em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, 18 de julho, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela]

 

sábado, 27 de novembro de 2010

João de Barro constroi condominio em Brasilia. O que isto representa?


niver pietro 083


O que vocês estão vendo na imagem é um condomínio construído (ou ainda em construção) no Lago Sul, em Brasilia. Na verdade ele está localizado atrás da minha casa. Foi fotografado por pessoa da minha familia recentemente.
É um conjunto de ninhos dos famosos "engenheiros", chamados de "João de Barro". Quem ainda não ouviu falar deles? Nos postes adjacentes a estes outros ninhos estão, também, em construção. É uma maravilha da natureza.

Todos os dias ao sair para o trabalho dou um olhadinha neles para saber se está tudo bem. Coloco a imagem no blog porque acho que ela é inédita. Pesquisei sobre o João de Barro em vários sites e não vi nenhuma imagem como esta.

Este post foi publicado em 01/10/2009 e confesso que já havia esquecido dele. Entretanto, recebi por e-mail um comentário do leitor e colaborador do blog, meu caro José Brain (JB) que deve ter "topado" com o post em uma de suas corriqueiras navegações na Web e enviou a seguinte mensagem: 
  • "A verticalização da moradia em meio urbano reflete a falta de espaço para viver, para o homem e agora, com este notável registro, para os animais também.E construído em cima de postes, demonstra cabalmente que nem os elementos naturais estão disponíveis para tanto.Cadê a velha e boa árvore? Sensacional registro!!"
Como não havia pensado na oportuna questão que o Brain colocou sobre a falta de espaço vital até para os animais - no caso especifico os "meus vizinhos"  Joões de Barro - resolvi republicar o post com o seu comentário inteligente e arguto.
Realmente o "condomínio" apresentado na foto pode sim, representar a falta de árvores por aqui, onde resido. Realmente elas são muitas poucas na minha vizinhança. Cumprimento o JB pela observação que nos leva uma obrigatória reflexão.
Não consigo evitar de pensar que as grandes aglomerações humanas, sejam de ricos nos condomínios de luxo ou dos desafortunados nas favelas de todo o mundo, sejam na verdade algo como a casa do João de Barro em um poste. Estarei exagerando? Fica a provocação...
Dai à existência de fatos como os que estamos assistindo no Rio de Janeiro, se pensarmos bem, não é uma longa distância.

http://www.myspaceantics.com//images/myspace-graphics/dividers/technology.gif

6 comentários:

  1. Só a título de curiosidade: passado mais de um ano do registro, ocorreu a expansão do "condomínio"?
    Caso positivo, publique uma foto aqui.
    Abraços

    JB

    ResponderExcluir
  2. Drummond, que bom rever sua competencia e sua intelgencia. Material de excelente qualidade, vindo de voce.Um grande abraço do Aldo de Sousa Filho

    ResponderExcluir
  3. Aldo,

    Será você o Aldo que conheci?
    Mineirão de Monte Carmelo?
    Se for mande-me um e-mail.
    No meu perfil do Blog está o e-mail de contato.
    De qualquer sorte, gratíssimo pelas visitas e pelos comentários.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Caro Brain,

    Cê sabe que eu não reparei!
    Vou lá novamente e te dou noticias.
    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Já temos notícias ???

    JB

    ResponderExcluir
  6. Caro Brain

    Noticias do Condominio: negativo, não houve expansão. Achei o máximo você lembrar do fato. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.