30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Conheça o DotSub e assista os vídeos legendados. Maravilha!

dotsub
Este é o logotipo do site DotSub. Não me pergunte o que significa. Sei que é considerado o "YouTube com legendas". Eu o encontrei outro dia meio sem querer. Navegando...
Depois foi só pesquisar e achei que era (e é mesmo!) a 8ª maravilha do universo blogueiro. Os vídeos são simplesmente traduzidos e legendados para os principais idiomas do planeta. Vou começar a postar uma série deles aqui no blog. 
O site também permite que você baixe seus próprios vídeos para uma conta que você abre ao inscrever-se no DotSub e pode legendá-los. Ainda não sei como se faz essa operação, mas vou descobrir.
Para uma explicação mais abalizada coloquei um post do Tiago Doria a respeito do assunto e mais dois vídeos que retirei direto do DotSub.
  • O primeiro tem o titulo de "Did You Know?2.0  que é "uma atualização oficial para o "Shift Happens", video original de Karl Fisch e Scott McLeod, em junho de 2007. 
  •  O segundo é uma dica do proprio Tiago Dória. Peguei um vídeo da produtora Common Craft cuja coleção está no DotSub com inumeros exemplares. É uma maravilha ter acesso a essas informações com vídeos legendados e traduções de ótimo nível.
Veja você mesmo, aproveite para conhecer o DotSub (é só clicar nos vários links que espalhei no post e navegar à vontade) e divulgar essa boa nova (para quem ainda não sabe) entre os amigos.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOLB_HiSjU7daduMOr_Hpl-GBkdYBtmiMEshZ5rQcNl0USCvPMVEYauTrKZkromlOJMqXBkCrqI8DU50_rrZvOE0Z9F1zHM47z6AIM0aHvPmOy7Ytbj6KtnL_Sxbs-qokq6sQoNxnn_9CQ/s640/Logotipo+Thiago+Doria.jpgDotSUB, o YouTube com legendas, lança nova versão

Além de mudanças na interface e no logo do site, entre as novidades estão – reconhecimento de onde você está acessando [No Brasil, como padrão, os vídeos já rodam com legendas em português], possibilidade de ler a transcrição em texto dos vídeos e ainda fazer buscas por país, idioma ou tipo de vídeo – institucional, trailer, videoclip.
Criado em 2004, o DotSUB funciona como um YouTube com legendas. Se quiser, você pode somente assistir aos vídeos que estão no ar ou fazer o upload e legendar o seu próprio material.

Além de tentar resolver a questão do idioma, que ainda é uma barreira que separa as pessoas e impede muitas coisas bacanas de acontecerem na rede, o DotSUB tem como um dos diferenciais trabalhar com o conceito de colaboração.

Você pode legendar os seus vídeos e deixar aberta a opção para que outras pessoas terminem ou aprimorem a sua tradução nas legendas. Ou ainda fazer o caminho inverso, legendar os vídeos dos outros, numa dinâmica parecida com a produção dos verbetes da Wikipedia.

Recomendo os vídeos legendados em português da produtora Common Craft, as palestras da Pop!Tech e, claro, os programas do videocast RocketBoom.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.