15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Principio do Vazio

http://www.neupoesias.hpg.ig.com.br/poesias/imagem/poesia1.gifRecebi esse escrito por e-mail e em forma de PowerPoint. 
Gostei e resolvi colocá-lo no blog como conteúdo da minha  tag de poesias. 
Parti para pesquisa e como sempre encontrei o texto em vários links no Google. Fui na origem que é o excelente site  "Recanto das Letras" (o link está acoplado ao logotipo logo abaixo). 
"O Principio do Vazio" é um poema de Zé Lacerda (leia seu perfil no link abaixo),famoso poeta de cordel da Paraíba e com muitos outros escritos espalhados pelo Brasil afora. Nesse poema o cordelista fala verdades que estamos vivenciando a todo momento. Veja só que ele escreve em algum ponto do seu poema:

"É preciso criar um espaço, um vazio,
Para que as coisas novas
Cheguem a tua vida.
É preciso eliminar o que é inútil
Em ti e em tua vida,
Para que a prosperidade venha."

Não seria essa uma verdade absoluta que está longe dos nossos costumes?  Essa é a fonte do sucesso desses versos de Lacerda. Eles tocam a realidade de uma forma direta e sem rodeios bem ao estilo dos poetas de cordel.
Vale a pena dar uma paradinha para ler o texto inteiro e guardá-lo na memória pois as reflexões que ele evoca são profundas e valiosas. Confiram.

http://static.recantodasletras.com.br/imagens/cabecalho/fundo.jpg
Clique no logotipo e visite o site.

O Principio do Vazio

Publicado no Recanto das Letras em 15/07/2008
Autor - Zé Lacerda 
(veja também o link ao afinal do texto)
Tens o hábito de juntar objetos inúteis
Neste momento, crendo que um dia
(Não sabes quanto) poderá precisar deles.

Tens o hábito de juntar dinheiro
Só para não gastá-lo,
Pois pensas que no futuro
Poderá fazer falta.
Tens o hábito de guardar roupa, joguetes,
Sapatos, móveis, utensílios domésticos
E outras coisas
Que já não usa há bastante tempo.

E dentro de ti?...
Tens o hábito de guardar o que sentes,
Broncas, ressentimentos, tristezas,
Medos, pessoas, etc....

Não faças isso.
É anti-prosperidade.

É preciso criar um espaço, um vazio,
Para que as coisas novas
Cheguem a tua vida.
É preciso eliminar o que é inútil
Em ti e em tua vida,
Para que a prosperidade venha.

É a força desse vazio
Que absorverá e atrairá
Tudo o que desejas.

Enquanto estiveres
Material ou emocionalmente
Carregado de velharias inúteis,
Não haverá espaço aberto
Para novas oportunidades,
Os bens precisam circular...
Limpa gavetas, armários,
Teu quarto, a garage...
Dê o que não usas mais.

A atitude de guardar
Montes de coisas inúteis
Amarra tua vida.
Não são os teus guardados
Que estancam tua vida,
E sim, o significado
Da atitude de guardar.

O guardar significa
Possibilidade de falta, carência.
É crer que amanhã pode faltar
E tu não terás meios
De prover tuas necessidades.

Com essa postura,
Tu envias duas mensagens
Ao teu cérebro e tua vida:
1º... não confias no amnhã.
2º... Crês que o novo e o melhor
Não são para ti,
Já que te alegras em guardar
Coisas velhas e inúteis.



Clique e conheça o site de Zé Lacerda. É ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.