29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 27 de novembro de 2010

João de Barro constroi condominio em Brasilia. O que isto representa?


niver pietro 083


O que vocês estão vendo na imagem é um condomínio construído (ou ainda em construção) no Lago Sul, em Brasilia. Na verdade ele está localizado atrás da minha casa. Foi fotografado por pessoa da minha familia recentemente.
É um conjunto de ninhos dos famosos "engenheiros", chamados de "João de Barro". Quem ainda não ouviu falar deles? Nos postes adjacentes a estes outros ninhos estão, também, em construção. É uma maravilha da natureza.

Todos os dias ao sair para o trabalho dou um olhadinha neles para saber se está tudo bem. Coloco a imagem no blog porque acho que ela é inédita. Pesquisei sobre o João de Barro em vários sites e não vi nenhuma imagem como esta.

Este post foi publicado em 01/10/2009 e confesso que já havia esquecido dele. Entretanto, recebi por e-mail um comentário do leitor e colaborador do blog, meu caro José Brain (JB) que deve ter "topado" com o post em uma de suas corriqueiras navegações na Web e enviou a seguinte mensagem: 
  • "A verticalização da moradia em meio urbano reflete a falta de espaço para viver, para o homem e agora, com este notável registro, para os animais também.E construído em cima de postes, demonstra cabalmente que nem os elementos naturais estão disponíveis para tanto.Cadê a velha e boa árvore? Sensacional registro!!"
Como não havia pensado na oportuna questão que o Brain colocou sobre a falta de espaço vital até para os animais - no caso especifico os "meus vizinhos"  Joões de Barro - resolvi republicar o post com o seu comentário inteligente e arguto.
Realmente o "condomínio" apresentado na foto pode sim, representar a falta de árvores por aqui, onde resido. Realmente elas são muitas poucas na minha vizinhança. Cumprimento o JB pela observação que nos leva uma obrigatória reflexão.
Não consigo evitar de pensar que as grandes aglomerações humanas, sejam de ricos nos condomínios de luxo ou dos desafortunados nas favelas de todo o mundo, sejam na verdade algo como a casa do João de Barro em um poste. Estarei exagerando? Fica a provocação...
Dai à existência de fatos como os que estamos assistindo no Rio de Janeiro, se pensarmos bem, não é uma longa distância.

http://www.myspaceantics.com//images/myspace-graphics/dividers/technology.gif

6 comentários:

  1. Só a título de curiosidade: passado mais de um ano do registro, ocorreu a expansão do "condomínio"?
    Caso positivo, publique uma foto aqui.
    Abraços

    JB

    ResponderExcluir
  2. Drummond, que bom rever sua competencia e sua intelgencia. Material de excelente qualidade, vindo de voce.Um grande abraço do Aldo de Sousa Filho

    ResponderExcluir
  3. Aldo,

    Será você o Aldo que conheci?
    Mineirão de Monte Carmelo?
    Se for mande-me um e-mail.
    No meu perfil do Blog está o e-mail de contato.
    De qualquer sorte, gratíssimo pelas visitas e pelos comentários.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Caro Brain,

    Cê sabe que eu não reparei!
    Vou lá novamente e te dou noticias.
    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Já temos notícias ???

    JB

    ResponderExcluir
  6. Caro Brain

    Noticias do Condominio: negativo, não houve expansão. Achei o máximo você lembrar do fato. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.