||| 20 de outubro DE 2026 ||| 2ª FEIRA ||| Dia INTERNACIONAL DE COMBATE AO BULLYING || # Reflexão: O melhor modo de encontrar a si mesmo é se perder servindo aos outros. --- Mahatma Gandhi . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se a 20 de outubro. A data é um alerta internacional para o problema do bullying com que muitos jovens vivem. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente. Consciencializar a população mundial para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, são os desafios colocados por esta data, visto que a luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas. Nesta data são promovidas campanhas de prevenção e combate ao bullying, sobretudo nas escolas, e são revelados relatórios de estudo sobre este problema social. Bullying Em Portugal as vítimas de bullying podem recorrer à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) para obterem apoio. No site da APAV encontra-se informação útil e ajuda para este problema. A família é uma das estruturas mais importantes na prevenção e no combate à violência praticada contra crianças e jovens, assim como a escola. Por isso, os pais devem perguntar diariamente aos filhos sobre o dia na escola e perceber pelas respostas se os filhos permanecem tristes ou distantes, o que pode ser indicativo de problemas de bullying. Encoraje os filhos a expressarem o que sentem, a dizerem “não” quando estão desconfortáveis e a não reagirem com violência, para não gerir ainda mais violência.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Steven Paul Jobs (São Francisco, 24 de fevereiro de 1955 – Palo Alto, 5 de outubro de 2011) foi um inventor, empresário e magnata norte-americano do setor da informática. Notabilizou-se como cofundador, presidente e diretor-executivo da Apple Inc. e por revolucionar seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicações digitais. Além de sua ligação com a Apple, foi diretor-executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar, e acionista individual máximo da The Walt Disney Company. Morreu no dia 5 de outubro de 2011, aos 56 anos de idade, devido a um câncer pancreático. Currículo de Steve Jobs "Estou procurando um lugar que necessite de muitas reformas e consertos, mas que tenha fundações sólidas. Estou disposto a demolir paredes, construir pontes e acender fogueiras. Tenho uma grande experiência, um monte de energia, um pouco dessa coisa de ‘visão’ e não tenho medo de começar do zero". No final da década de 1970, Jobs, em parceria com Steve Wozniak e Mike Markkula, entre outros, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple II. No começo da década de 1980, ele estava entre os primeiros a perceber o potencial comercial da interface gráfica do usuário guiada pelo mouse, o que levou à criação do Macintosh.[https://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs]

 

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Campanha contra assédio moral ganha enorme visibilidade na greve dos bancários.



         A imagem abaixo é a de uma reunião entre os lideres dos bancários do Banco do Brasil e os representantes do banco negociando a greve que ainda está acesa.
         Publico a foto, mas o importante é o que está escrito abaixo sob o titulo "O que o funcionalismo quer" e mais notável ainda é o primeiro item da  pauta de reivindicações onde se lê: "Cobrar o fim do assédio moral nas dependências do Banco".
         A informação me foi passada por um amigo do Banco do Brasil que viu no blog um dos muitos posts que publiquei sobre o assédio moral e me avisou que a primeira reivindicação na lista dos bancarios do BB era exatamente o fim deste flagelo corporativo que é praticado naquela instituição. E me contou casos indecorosos de assédio que estão a ocorrer por lá. E deve ser mesmo, pois para o sindicato deles colocar como primeiro item das demandas do movimento grevista é porque a coisa deve ser muito pesada.
         O que me deu certo conforto foi saber que as denuncias contra o assédio moral estão tomando corpo e sendo assumidas com coragem por suas vítimas. No ultimo domingo o Jornal de Brasília publicou uma materia de pagina inteira sobre o assédio moral nas empresas do Distrito Federal. Estes sinais indicam uma melhora no combate às agressões contra os trabalhadores indefesos diante dos abusos do autoritarismo de chefes despreparados.
         Conto um caso real que está acontecendo neste momento. Tenho um jovem amigo que está sofrendo da síndrome do pânico por causa do assédio moral que sofreu na empresa onde estava trabalhando por parte de um dos sócios-gerentes. Um absurdo total!.as ele preferiu sair da empresa a denunciar a agressão. Está desempregado, sob tratamento psicologico e sem condições de procurar emprego. Imaginem o sofrimento deste moço de apenas 21 ou 22 anos.
         São muitos, muitos mesmo, os casos conhecidos e relatados e cada qual mais doloroso que o outro. E os agressores estão por ai, soltos, fazendo novas vítimas a cada dia. Por conta disto, sem entrar no mérito da greve, fiquei dos mais satisfeitos quando vi a reivindicação dos bancarios do BB.
         É isso ai! Pau nos assediadores morais estejam eles onde estiverem! 
         Estas pessoas não merecem piedade. São tão criminosos quanto qualquer outro e certamente piores, pois roubam as almas (e à vezes matam, pois casos de suicídio ligados ao assédio moral não são incomuns) e vampirizam as energias vitais dos seus subordinados só para aplacar suas psicoses e seus desvios mentais. São desumanos!
         Espero que os bancarios do BB prossigam nesta luta contra o assédio e motivem outras categorias a também reivindicar a punição contra as empresas que acoitam ou fingem não ver o assédio moral minando seus recursos humanos cotidianamente.
         Ao final do post coloquei uma imagem que deve ser clicada. Você será redirecionado a uma cartilha muito bem elaborada sobre o assédio moral.

         NOTA: Detalhe sutil: não vi nenhum órgão da grande mídia (TV, rádio, jornal) noticiar este importante fato. Por que será?
.



GREVE BANCOS


Cartilha sobre assédio moral
(click na imagem para baixar)

http://rainbowdivider.com/images/dividers/multicol.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.