05 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| Dia Nacional do Médico de família e comunidade ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

Neste sábado (5/12) é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, profissional essencial para a Atenção Primária à Saúde (APS). Aproximadamente 85% das queixas dos pacientes podem ser resolvidas por um médico de família - os demais são encaminhados para outras especialidades. No Brasil, é comum haver confusão entre médico de família e clínico geral, mas tratam-se de funções diferentes, embora complementares. Enquanto o clínico trata especificamente da doença, o médico de família foca na pessoa, acompanhando o paciente durante todas as fases da vida. “A clínica geral é pontual, e a medicina da família é longitudinal”, resume a médica de família do SUS, Fernanda Melchior, atuante em Florianópolis (SC). Além dos sintomas, o estilo de vida, os hábitos, as emoções, as condições de trabalho e a moradia são levados em conta para que o médico de família aponte um diagnóstico. Ou seja, o indivíduo é analisado de forma integral. “Como costumam dizer: quando a boca cala, o corpo fala, e é nisso que nós prestamos atenção”, observa a médica.


A WONCA é a Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors). Ela é uma entidade global que representa médicos de família e comunidade em todo o mundo, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de cuidados médicos integrais. A WONCA é considerada a voz global da medicina de família e comunidade, defendendo que sistemas de saúde fortes começam pela atenção primária. Seu trabalho inspira políticas públicas e práticas médicas em diversos países, incluindo o Brasil, onde a especialidade é cada vez mais valorizada.

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dilbert está de volta na Oficina de Gerencia


No inicio da minha vida blogueira (lá pelos idos de 2007) eu não sabia muito de blogs e nem os macetes de como postar uma imagem na base do copia/cola direto dos sites.  Era um sacrificio colocar uma imagem no post porque tinha que levar para área de transferência e depois colocar no blog. As imagens saiam ou muito pequenas ou grandes demais. Era sacal. 
No caso das tirinhas do Dilbert elas nunca saiam com as legendas legiveis e terminei por desistir. Mas sempre quis voltar a publica-las. Acho-as muito ilustrativas para comentar determinadas situações cotidianas do mundo corporativo. Vou procurar publica-las aqui fazendo comentários a respeito e passando um pouquinho das minhas vivencias nos ambientes das empresas que vi e/ou ouvi falar.



http://uninuni.com/tirinhas/wp-content/uploads/2007/12/dilbert20071202_br1.gif

     (clique sobre a imagem e visite o site oficial do Dilbert)


     Situação comum nos escritorios. Sempre que tem alguem trabalhando aparece outro para lhe "roubar o tempo". São chamados, apropriadamente, de "ladrões de tempo". Qualquer um que tenha ou esteja trabalhando em ambientes fechados terá conhecido um ou mais deles.
     Normalmente chegam de mansinho e com algum pedido de ajuda ou esclarecimento. Vão logo se sentando confortavelmente na cadeira à sua frente e em algum momento da sua fala ele vai "pegar um gancho" e começar o processo de lhe roubar o tempo.
     Na tirinha, o Dilbert já conhecendo sua colega de trabalho não lhe deu a chance de iniciar o processo do "roubo".
     E você, o que faz quando algum colega chega junto e começa a alugar seu ouvido com aquelas historinhas picantes ou então contando as últimas do escritório? E você cheio de serviço e com prazos para entregar...
     E então? Vai encarar um "passa fora" (mesmo que delicado) no seu colega. Pense bem. Ele pode ser uma daquelas "cobras de corredor" que conhece todo mundo e pode fazer "comentários" a seu respeito. O que você faria?


http://rainbowdivider.com/images/dividers/divider_73.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.